Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

segunda-feira, 16 de maio de 2011

COMUNICADO INSTITUCIONAL SOBRE O TRANSPORTE DE MATERIAL RADIOATIVO PARA CAETITÉ.

COMUNICADO INSTITUCIONAL SOBRE O TRANSPORTE DE MATERIAL RADIOATIVO PARA CAETITÉ.

O Prefeito do Município de Caetité, após reunião emergencial realizada na manhã de hoje (16.05.11), com a presença de Representantes da INB, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público Estadual, das Igrejas Católica e Evangélicas, do Sindicato dos Mineradores e da comunidade em geral, vem informar à comunidade caetiteense o seguinte:

A manifestação pacífica da comunidade contra a forma como esse material foi transportado para nosso município é legítima e conta com todo o apoio do Prefeito e da Administração Trabalho e Desenvolvimento.

Na reunião, a INB prestou esclarecimentos sobre a carga que está sendo transportada, garantindo que se trata de Yelow cake (o mesmo material que é produzido em Caetité) e que este será re-embalado para posterior exportação, assegurando que o referido material não traz nenhum risco adicional, nem para a comunidade, nem para os trabalhadores que efetuarão o procedimento necessário à exportação do mesmo.

A reunião constatou a necessidade de mais esclarecimentos sobre o processamento e a destinação final do aludido material, o que está sendo providenciado pelos órgãos responsáveis envolvidos.

Além disso, ficou deliberado, por consenso, que uma comissão se reunirá amanhã, (17.05.11), às 10h e 30min, a fim de se esclarecer totalmente a situação a ser encontrada, uma solução definitiva para o problema. A INB assumiu, através de contato do seu Presidente, Dr. Alfredo Tranjan com Prefeito Municipal, José Barreira de Alencar Filho, o compromisso de que não transportará o material, até o termo final da reunião de amanhã.

Estiveram presentes na reunião: Prefeito José Barreira, Dr. Maria de Fátima Silveira, Vice-Prefeita, Dr. Élcio Nunes Dourado, Procurador Jurídico do Município, João Portella, Secretario Municipal do Meio Ambiente, Vereador Júlio César de Carvalho (Cecê), Presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara de Vereadores, Roseval, representando o Movimento Paulo Jackson, Dr. Jailson Trindade, Promotor de Justiçada Comarca de Caetité, Pe. Osvaldino Barbosa, Pastor Jailton Simões, Prof. Fabiano Cotrim, os representantes da INB (Hilton Mantovani e Edenil Melo) e Lucas Mendonça, representando o Sindicato dos Mineradores de Brumado e Micro Região.


Assessoria de Comunicação - ASCOM - Prefeitura de Caetité

Nenhum comentário: