Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Mina de urânio na Bahia é segura, segundo auditoria

Luana Lourenço

Após denúncia de contaminação radioativa em poços d'água no entorno de uma mina de urânio em Caetité, no centro sul da Bahia, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU), realizou vistorias no local e concluiu que as atividades das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) atendem os requisitos de segurança e não provocam impactos ao meio ambiente da região.

O pedido de auditoria foi feito pela própria estatal, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Estudos independentes já demostraram resultados menos animadores. O consumo de água em três pontos da cidade chegou a ser proibido após notificação do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), da Secretaria de Meio Ambiente do estado, apontando índices de radioatividade superiores aos permitidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o MCT, a missão da ONU concluiu que a unidade de produção da INB “é bem projetada, bem mantida, segura e eficiente”. O relatório preliminar também elogia a operação da estatal, que segundo os especialistas, tem conseguido restringir os efeitos da mineração à área da unidade de produção.

Na última semana, ativistas da organização não governamental Greenpeace estiveram na cidade e realizaram um protesto contra a operação da INB na mina de urânio. De acordo com a organização, o secretário de Recursos Hídricos do município, Nilo Joaquim de Azevedo, foi convidado a beber da água coletada em um dos pontos considerados contaminados, mas se recusou a tomá-la.

Tradução: Da Agência Brasil
Em Brasília

Programa Luz Para Todos


O mandato do vereador Zacarias se sente realizado em poder contribuir com a conquista das obras que levará mais qualidade de vida a população e se coloca à disposição para lutar por mais melhorias para o Município”. Este, por sua vez, destacou a importância do Programa Luz para Todos do Governo Federal, para a produção de alimentos e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Zona Rural de Caetité .O vereador Zacarias ainda a cresentou que as proxímas comunidades as serem beneficiadas entre os mês de fevereiro e março serão as comunidades de Canabrava,Boa Sortes,Viado Tolo e Curicaca, beneficiando 69 familias.

Fonte:www.coelba.com.br

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Audiência Pública discute o Código Municipal de Meio Ambiente.


A Câmara de Vereadores de Caetité se reuniu em sessão extraordinária, nesta segunda-feira (01.02), para realizar audiência pública, objetivando discutir com a comunidade o Código Municipal de Meio Ambiente, encaminhado àquela Casa Legislativa pelo Chefe do Executivo Municipal, o Prefeito José Barreira de Alencar Filho.A Comissão de Meio Ambiente formada pelos Vereadores Júlio César Teixeira Ladeia (Presidente), Zacarias Nogueira e Eudes José dos Santos (Membros), juntamente com o Presidente da Câmara, Júlio César de Carvalho Ladeia (Cecê), os Vereadores Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (Nen de Dácio), João da Silva Chaves (João do Povo) e José Lopes Cardoso (Zé dos Tanques), a Vice-Prefeita Dra. Fátima, o Consultor Júlio Brasão, Doutor em Meio Ambiente que está dando o suporte técnico-ambiental à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Secretário da pasta em destaque, João Portella falaram para uma grande platéia que lotou as dependências do Salão Nobre da Câmara.


“Para o Vereador Zacarias F.Nogueira(PCdoB-Ba),um dos membros desta comissão e um dos maiores responsáveis pela realização desta audiência pública onde foi convidada toda a sociedade organizada de Caetité-BA destacou como positiva a participação da comunidade sobre um tema de grande relevância para a comunidade onde ele como vereador atuante junto com o PCdoB tem papel fundamental pela forte atuação do secretario municipal do Meio Ambiente João Portela que faz parte do diretório Municipal do PC do B em Caetité -BA, o vereador Zacarias ainda destacou a parceria que vem fazendo com a secretaria de Municipal de Meio Ambiente no intuito de promover cada vez mais a participação da sociedade na construção de leis que vem a beneficiar a comunidade e preserva o meio ambiente”.

Vereador Zacarias F.Nogueira PCdoB-BA

Fonte:http://www.caetite.ba.gov.br

Centenas de profissionais da educação participaram da abertura da Jornada Pedagógica.


Aconteceu nesta segunda-feira (01.02), no Auditório da Rádio Educadora, a abertura da Jornada Pedagógica 2010 “Caetité 200 anos de Educação”, contando com a participação de centenas de profissionais da educação do município.

Estiveram presentes, a Vice-Prefeita Dra. Fátima, o Presidente da Câmara Municipal de Caetité, Vereador Júlio César de Carvalho Ladeia, a Secretária Municipal de Educação, Profa. Rosemária Joazeiro, o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Aldo Gondim, o Diretor da DIREC 24, Prof. Jorge Adilson Gondim Pereira, a Coordenadora Pedagógica, Profa. Iamara Junqueira Sousa Carvalho, os Vereadores Álvaro Montenegro, João Chaves e Zacarias Nogueira, Coordenadores Pedagógicos, Gestores Escolares, Gerentes Municipais, Professores da Rede Municipal e da Rede Estadual de Ensino e vários órgãos da Imprensa regional.


Fonte:http://www.caetite.ba.gov.br