Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Operação Pipa dobra o número de comunidades rurais atendidas em Caetité

Entre os dias 12 e 15 de abril, a Secretaria de Recursos Hídricos de Caetité estará recebendo representantes do Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca - Operação Pipa, sob o comandado do 1° Tenente Ronaldo Luiz Correa, chefe da equipe de credenciamento do 19° Batalhão de Caçadores - BC, Ministério da Defesa Exército Brasileiro, com o objetivo de vistoriar e credenciar caminhões pipas destinados à operação em Caetité e região. A estimativa é que mais de 100 caminhões sejam vistoriados e, se credenciados, estarão aptos para abastecerem de água às comunidades que sofrem os efeitos da estiagem, a maior dos últimos 50 anos.
            Durante o credenciamento, Caetité conseguiu dobrar o número de comunidades atingidas graças à atuação da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos em detectar mais localidades com necessidade de água, com o devido cadastramento destas no Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca. O município, que já contava com cinco caminhões pipas, abastecendo 50 comunidades, com 422 pipas mensais passou agora a contar com nove caminhões pipas, que abastecerão 100 comunidades com 692 pipas mensais. Além do abastecimento através da Operação Pipa, a Secretaria Municipal de Recursos Hídricos garante ainda, em média, 180 pipas mensais realizadas por 3 caminhões disponíveis para a ação.
Segundo o Gerente de Recursos Hídricos, Sr. Sidney Dias, que é também Presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC, o aumento de mais quatro caminhões pipas fará grande diferença no abastecimento de água em Caetité. “Com nove caminhões pipas será possível abastecer cerca de 12 mil  pessoas com água própria para consumo humano, o que ameniza o sofrimento pela escassez de água vivida por muitas famílias.” Sidney salientou que a Secretaria de Recursos Hídricos convidou a Câmara de Vereadores de Caetité para orientar a indicação das novas comunidades a serem cadastradas junto à Secretaria, “O legislativo é um importante parceiro nesta ação pelo convívio com a seca, já que conhecem a realidade do nosso município”. Concluiu.
O credenciamento realizado em Caetité, também atendeu a outros 17 municípios da região, que são: Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Tanque Novo, Botuporã, Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Urandi, Guanambi, Pindaí, Cândiba, Caturama, Mortugaba, Rio do Pires, Licínio de Almeida, Malhada, Iuiu, Sebastião Laranjeiras. A Operação Pipa é uma ação financiada pelo Governo Federal.

Plano de Cargos e Salários é aprovado pela Administração Municipal

O Prefeito do Município de Caetité sancionou no dia 02/04/2013, a Lei Nº 747, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Salários, Carreira e Vencimentos dos Servidores Públicos da Administração Direta do Município, uma importante conquista na valorização dos servidores públicos municipais concursados.

O Projeto de Lei que resultou de negociações com a representação sindical dos servidores, institui as seguintes carreiras dos Profissionais da Administração Geral, divididas nos seguintes grupos: GRUPO I, GRUPO II, GRUPO III, GRUPO IV e GRUPO V. A estruturação das carreiras dos Profissionais da Administração Geral teve como fundamentos a valorização dos profissionais e o incentivo à qualificação dos servidores.

Esse é mais um compromisso cumprido pelo governo do Trabalho e Desenvolvimento e trará inegáveis benefícios sociais aos servidores públicos e a toda a comunidade.

Caetité: Audiência pública discute crise da Fundação Hospitalar Sra. Santana. Existe uma luz no fim do túnel.

Nesta quinta-feira (11/04), aconteceu  na Câmara de Vereadores de Caetité a audiência para debate da grave crise financeira da Fundação Hospitalar Senhora Santana. Transmitida ao vivo pelas rádios locais e diante de um grande publico o diretor da instituição, Antônio Gomes, mostrou a preocupante situação daquela unidade de saúde.   O hospital amargura uma crise financeira, basicamente vivendo dos recursos dos SUS, a instituição não consegue fechar suas contas. Segundo o diretor, os recursos repassados pelo sistema único de saúde, através de tabela de preço de 12 anos atrás, não são suficientes para pagar água, luz, telefone, médicos, enfim o bom andamento do hospital. Os funcionários estão com três meses de salários atrasados, sendo a média de recursos financeiros repassados pelo SUS de R$: 130.000,00 mil reais mês.  Só pra se ter idéia, apenas a folha de pagamento dos funcionários, retirando os médicos e todo parte administrativa fica no patamar de R$: 96.000,00 reais mês. É uma conta que não fecha. Se gasta mais do que recebe. Hoje o hospital acumula uma dívida de 600.000,00 mil reais. O serviço de saúde a população estar seriamente comprometido. A capacidade do hospital em atrair novos profissionais é inexistentes e incapaz de concorrer com municípios vizinhos que pagam muito a mais pelos serviços médicos.
Questionamentos foram feitos, muitas coisas foram debatidas. O risco do fechamento do Hospital é uma realidade! Diante isso, soluções foram apresentadas pela casa. Mudanças no formato da administração, implantação de um novo modelo de assistência, venda de parte dos consultórios  seriam a solução para os problemas do hospital.
Cyinthia Lopes, secretária de saúde do município, explicou a relação da prefeitura com fundação,  propondo ao Hospital, um remanejamento de recursos para pagamento do sobre aviso dos médicos, sendo esse repasse feito com um aumento significativo. A condicionante dos recursos seria a total fiscalização na produtividade dos profissionais como a publicação desses gastos. A noticia animou os presentes. Após o estudo da legalidade do processo a fundação Hospitalar receberá em média da prefeitura a quantia estimada em 96 mil reais por mês. Resolvendo por tanto, a problemática dos sobre avisos dos médicos. Solucionando o problema de partos, operações de urgência  e anestesistas do hospital.
Mais os problemas da Fundação são maiores, atraso de salário, falta de estrutura.  Diante disso, foi formada uma comissão para estudar  propostas que serão levadas as grandes empresas instalada em Caetité a exemplo da INB, Renova Energia e Bamim. É preciso que a iniciativa privada viabilize mecanismos de ajuda ao hospital.
Realmente os trabalhos da noite foram satisfatórios. Todos os vereadores estão de parabéns pela iniciativa e pelo menos, após a audiência  uma luz no fim do túnel foi vista! Aguardamos esperançosos o desenrolar da situação e confiantes na boa vontade do município, empresas e população em geral.
Fonte: Caetite Notícias (redação)