Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 25 de maio de 2012


Prefeitura de Caetité oferece curso aos funcionários do SineBahia

Mais agilidade e modernidade no processo de retirada da Carteira de Trabalho

Por meio de uma Parceria da Prefeitura Municipal de Caetité com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia - SETRE, foi realizado no SineBahia do município um curso com os funcionários da instituição para a utilização de um kit moderno que trará mais agilidade e inovação ao processo de retirada da Carteira de Trabalho e do RG. O kit é composto por coletor biométrico de impressão digital, coletor de assinatura digitais e web cam, que irá tirar fotos instantâneas do trabalhador.
A partir do momento que esse equipamento for implantado em Caetité, o trabalhador não precisará levar a foto 3x4 quando for tirar a Carteira de Trabalho e RG. Também será desnecessário o uso do coletor de impressão digital com tinta (que é utilizado atualmente) e a assinatura do trabalhador será digitalizada. O novo processo irá agilizar a entrega dos documentos para o cidadão. Antes demorava cerca de 30 dias para o documento retornar ao município, com esse novo sistema o retorno será entre 5 e 10 dias.
Geferson Santos, Coordenador da Área de Emissão de Carteira de Trabalho no Ministério do Trabalho do Estado e responsável por ministrar o curso, destacou a importância desse processo para os trabalhadores de Caetité. “Nossa intenção é trazer o documento para o cidadão com o menor custo possível. Para que pessoas carentes, que não tem condições de pagar o valor de uma fotografia, possam utilizar esse dispositivo aqui na cidade”, declarou.

Atenciosamente,

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité
Jornalista Responsável: Giselle Ribeiro Quintão
Registro Profissional: MG 10106 JP

Mais de 40 Associações Comunitárias de Caetité receberam certificação da Capacitação de Lideranças Comunitárias


Projeto proporcionou mais desenvolvimento e fortalecimento para associações, e as comunidades estão melhores representadas.

O Projeto, realizado pela Bahia Mineração, através do Instituto Aliança, com apoio da Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, teve como principal objetivo o fortalecimento das Associações Comunitárias dos municípios de Caetité e Pindaí, por meio da capacitação das suas lideranças no desenvolvimento e fortalecimento de aspectos humanos, gerenciais e políticos. Através da ação, foi possibilitado às associações, importantes contribuições na participação social coletiva e na articulação de políticas e parcerias que proporcionem mais qualidade de vida para as comunidades. Participaram do projeto 46 lideranças integrantes do Projeto Associação Viva de Caetité e 50 lideranças de Pindaí, que no dia 09 de maio, em comemoração, receberam a certificação de participação do curso.
A capacitação abrangeu carga horária de 100 horas, com encontros quinzenais de 4 horas durante 7 meses, e trabalhou uma metodologia participativa, vivencial e essencialmente prática, com vivências e dinâmica de grupos; ciclos de palestras; participação dos envolvidos em discussões; utilização de ferramentas de gestão focalizando os reais problemas das Associações. A teoria também fez parte do curso, com aulas sobre Noções de Lideranças; Aspectos Legais e Fiscais das Associações; Elaboração de Projetos; Orientações para Construção do Planejamento Estratégico; Orientações para Captação e Mobilização de Recursos; Orientação Contábil; dentre outros assuntos.
Hoje, os participantes da Capacitação são unanimes em comemorar lideranças mais preparadas, com mais confiança e autonomia na gestão das suas associações, novas parcerias formadas, mais conhecimento nas questões de planejamento, associações adimplentes e aptas a apresentar projetos de captação de recursos. Inclusive muitos projetos já estão cadastrados junto à órgãos dos Governos Federal e Estadual, sendo que alguns já foram aprovados e outros aguardam aprovação.
O Projeto Capacitação de Lideranças Comunitárias contou com a parceria da Diretoria Regional de Educação - Direc, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Banco do Nordeste, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR de Caetité, Oikosistema e Bainema.

Atenciosamente,

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité
Jornalista Responsável: Giselle Ribeiro Quintão
Registro Profissional: MG 10106 JP

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Para uma Caetité mais limpa e mais bonita, é preciso que você faça a sua parte!


Confira os horários da coleta no seu bairro e só coloque o lixo antes do caminhão passar

Após separar os MATERIAIS RECICLÁVEIS (papeis, plásticos, vidros e metais) para a Coopercicli, coloque o LIXO na porta da sua casa, em sacolas bem fechadas. Fique atento aos dias e horários da coleta no seu bairro e só coloque o lixo antes do caminhão passar:

Manhã: (à partir das 7 horas)
- Segunda a Sábado: Barroquinha, Santa Rita, Feira Velha, Alto do Observatório, Alto do Cristo, Rancho Alegre, São José, Santa Terezinha, Santo Antônio, Bueno Aires, Nossa Senhora da Paz, Ovídio Teixeira, Pedro Cruz, Chácara, Praça Tancredo Neves, Av. Waldick Soriano, Av. Olimar Oliveira, Av. Dácio Oliveira e Rua Paramirim.

- às Terças e Quintas: Bosque do Jacaraci e Lamarão

- às Segundas, quartas e sextas: Escola Agrícola

- às Terças: Bairro do Braz e Horizonte da Paz

Tarde: (à partir das 14 horas)
- Segunda a Sexta: São Vicente, Parque das Árvores, Praça do Mercado, Av. Woquinton Fernandes, Rua São João, Rua Vereadora Zélia Teles e Rua Cristiano Batista. Nessas localidades, também acontece coleta aos sábados pela manhã

Noite: (à partir das 18 horas)
- Segunda a sábado: Centro

Colocar seu lixo antes da coleta é uma atitude simples, e que contribui muito para que a nossa cidade fique limpa! Outra contribuição importante é não jogar entulhos de construção em vias públicas, pois a coleta desses materiais não são de responsabilidade da limpeza pública.

Com atitudes simples, você contribui para nossa cidade ficar mais limpa. Faça sua parte! Secretaria Municipal de Meio Ambiente / Prefeitura de Caetité – Trabalho e Desenvolvimento


--
Atenciosamente,

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité
Jornalista Responsável: Giselle Ribeiro Quintão
Registro Profissional: MG 10106 JP

terça-feira, 22 de maio de 2012

CONVITE
                                           Foto ilustrativa

É com muita alegria, que convidamos você e a sua família para mais uma inauguração: agora é a vez da quadra poliesportiva do distrito de Caldeiras.

A cerimônia de inauguração será no dia 26 de maio, às 19 horas.


Prefeitura de Caetité
Trabalho, desenvolvimento e incentivo ao esporte, à integração social, ao lazer e à saúde 

Contamos com a sua presença!


--
Atenciosamente,

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité
Jornalista Responsável: Giselle Ribeiro Quintão
Registro Profissional: MG 10106 JP

(77) 3454-8050 

Aterro Sanitário será construído em Caetité através de Consórcio Público Intermunicipal


Municípios assinaram protocolo de intenção da constituição do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão – CDSAS

Em 24 de abril, estiveram reunidos no município de Caetité, representantes dos municípios vizinhos de Caculé, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Lagoa Real, Matina, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Pires e Sebastião Laranjeiras para assinatura do protocolo de intenções da criação do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão – CDSAS. O documento prevê a criação de Aterro Sanitário com sede em Caetité, que atenderá os demais municípios visando o desenvolvimento sustentável que promova bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada entre os consorciados.
A iniciativa desta constituição pública é da Associação dos Municípios da Serra Geral e da Bacia do São Francisco - AMAVALEem parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado – SEPLAN, diante da compreensão mútua dos municípios da urgente necessidade de criação do consórcio para a construção desta importante obra, que trará melhorias no tratamento e destinação final dos resíduos sólidos da região, além de melhorar também a área da saúde.
A criação de Consórcios Públicos tem se mostrado como um grande instrumento que os municípios encontraram para a solução de problemas comuns. Através desta ferramenta, várias cidades tem melhorado serviços como saúde, transporte, recuperação de estradas dentre outros. Para a efetivação do Consórcio Sustentável do Alto Sertão será necessária aprovação da Câmara de Vereadores de cada município, processo que se encontra em aprovação. A construção do Aterro Sanitário seguirá os arranjos propostos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – SEDUR, atendendo assim às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Vale salientar que num futuro próximo só receberão recursos de origem Federal e Estadual para diversos fins, os municípios que estiverem consorciados.

Sugestão para Foto Legenda
Foto: Consórcio representa grande avanço na melhoria dos serviços à população de Caetité e região



Atenciosamente,

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité
Jornalista Responsável: Giselle Ribeiro Quintão
Registro Profissional: MG 10106 JP