Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Brasil!Brasil!

Monitor Mercantil

"Foi instalado hoje o Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reciclaveis, sob coordenação dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com a participação de representantes de 16 ministérios e nove instituições federais. A coleta de lixo reciclável resulta na movimentação anual de R$ 8,5 bilhões, segundo informou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O comitê visa a fortalecer o trabalho dos catadores que, além de desempenhar uma atividade econômica com forte impacto social e ambiental, também ajudam a reduzir custos dos serviços de limpeza urbana das prefeituras.

Para a ministra, os catadores “já podem se orgulhar da sua atividade, que começa a ser mais respeitada no país, porque eles são os verdadeiros ambientalistas”.

A sanção pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro do ano passado, da Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, "delineou a responsabilidade de empresários e do povo sobre a importância da reciclagem de materiais já utilizados", lembrou Izabella Teixeira.

- É um trabalho que envolve uma prioridade que diz respeito ao povo brasileiro e não à elite.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou que todos os municípios do país “"precisam se engajar na preocupação social e econômica de reciclar materiais”. Segundo ela, o fortalecimento do trabalho dos catadores “pode ajudar muito na erradicação da pobreza até 2014, meta da presidente Dilma Rousseff.

O coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Alexandre Cardoso, que representará os trabalhadores no comitê, disse que a categoria “integra a luta dos pobres por um lugar ao sol. Os catadores trabalham até 16h por dia e os mais organizados somam 800 mil em todo o país”, informou.”

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nova Escola do Bairro Ovídio Teixeira iniciou suas atividades letivas.

Tiveram início nesta segunda-feira (14.02) as atividades letivas do Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira, localizado no Bairro Ovídio Teixeira, cujo nome homenageia um importante cidadão caetiteense “in memoriam”, que muito contribui com o desenvolvimento de Caetité, conhecido como “Dagô” e responsável por fornecer quase todos os paralelepípedos utilizados na pavimentação das ruas de nossa cidade.

O Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira começa a funcionar oferecendo ensino de 5ª a 8ª séries no diurno e EJA – Educação de Jovens e Adultos no noturno.

As atividades iniciaram-se com benção feita pelo Seminarista Paulo Henrique, cujas palavras foram de reflexão e agradecimento a Deus por aquela importante escola passar a oferecer ensino de qualidade às crianças, aos jovens e aos adultos daquela comunidade.

Estiveram presentes na aula inaugural o Prefeito Zé Barreia, a Vice-Prefeita Dra Fátima, a Secretária Municipal de Educação, Profa. Rosemária Joazeiro, a Diretora da referida unidade escolar, Profa. Elaine Dias, a Vice-Diretora Profa. Valdiene Almeida e a Coordenadora Fernanda Matos, além dos Vereadores Álvaro Montenegro e Zacarias Nogueira, os Secretários Municipais Aldo Gondim, Paulo Assis, Nilo Azevedo e João Portella, a Diretora da DIREC 24, Profa. Anaíde Fernandes, as Gerentes: de Coordenação Pedagógica, Profa. Iamara Junqueira, de Apoio e Assistência ao Educando, Profa. Auta Rosa e de Cultura, Profa. Sônia Silveira, a Diretora do CEEEC, Profa. Telma Jaíne, a Diretora da Escola Estadual Tereza Borges de Cerqueira, Profa. Marizete Teixeira, Coordenadores, Diretores e Professores da rede municipal de ensino, membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Dra. Kelly e a comunidade dos bairros Ovídio Teixeira, Pedro Cruz, Santo Antônio, Santa Terezinha, Buenos Aires e Nossa Senhora da Paz.

A família do saudoso Manoel Lopes Teixeira também esteve presente e ficou muito feliz com a homenagem. A viúva D. Nilda, os filhos Norma, Robério, Rubenilton e Rafael acompanharam atentamente as merecidas referências feitas pelos oradores e a homenagem feita por Karina, neta do Sr. “Dagô” ao narrar a sua trajetória de vida, pautada pelo trabalho e pelo bom relacionamento com as autoridades políticas da cidade, independentemente da bandeira política.

Para a Secretária Municipal de Educação, Profa. Rosemária, o funcionamento daquela unidade escolar foi possível graças ao empenho de toda a equipe do Governo Trabalho e Desenvolvimento que não mediu esforços para que dentro do prazo proposto a obra pudesse ser concluída e para a comunidade usufruir daquele novo espaço de ensino-aprendizagem.

Em sua fala, o Prefeito destacou os avanços obtidos pela educação no município, citando a melhoria das unidades escolares, do transporte escolar, inclusive com a aquisição de novos ônibus, da merenda escolar, servida no primeiro dia de aula e adquirida em sua totalidade dentro do próprio município, sendo 42% de produtores rurais e do grau de satisfação dos professores diante dos reajustes que já somam 48% desde que ele assumiu a Prefeitura, no que foi bastante aplaudido pelos presentes.

O evento terminou com a visitação das instalações, pela comunidade e autoridades e com a apresentação do cantor Ricardinho.


Postado em: 14.02.2011

Assessoria de Comunicação – ASCOM – Prefeitura de Caetité

Empossada a Nova Diretoria da AMAVALE.




Foi empossada, na noite desta sexta-feira (11.02), no Spaços Eventos, em Guanambi, a nova Diretoria da AMAVALE - Associação dos municípios do Vale do São Francisco e da Serra Geral,
eleita para o biênio 2011-2012.

O ato solene teve na formação da mesa: o Presidente da UPB, Luiz Caetano (Prefeito de Camaçari), Charles Fernandes (Prefeito de Guanambi, empossado novo Vice-Presidente da AMAVALE), José Luciano (Prefeito de Caculé e Presidente da AMAVALE que transmitiu o cargo), José Barreira de Alencar Filho (Prefeito de Caetité, empossado novo Presidente da AMAVALE), Presidente da AMORVALE, Marcão Cardoso (Prefeito de Santana), Deputado Estadual João Bonfim, Deputada Estadual Ivana Bastos, Deputado Federal Rui Costa, Deputado Estadual licenciado e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Paulo Câmera, Dr. Alfredo Boa Sorte, representando o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla e o Presidente da Uvermig – Vereador José Carlos Lélis (Latinha).

Todos usaram da palavra, destacando a importância da Associação e a necessidade de fortalecimento da união municipalista e dos diversos segmentos políticos para defesa dos interesses comuns.

O Prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro, afirmou que deixa a Presidência da AMAVALE com o sentimento do dever cumprido: “Acredito muito que a nova Diretoria irá desempenhar um bom trabalho”.

O Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, empossado Vice-Presidente, deu as boas vindas a todos, enfatizando que a AMAVALE representa a união de todos os municípios em prol do desenvolvimento comum: “Conclamo todos os deputados e as lideranças aqui presentes a se juntarem a nós, para que possamos buscar o crescimento da nossa região”.

O Presidente empossado da AMAVALE, Prefeito de Caetité, José Barreira, agradeceu o apoio dos colegas que o elegeram, enfatizando: “A presença desta expressiva representação política nesta noite, mostra a importância da AMAVALE e demonstra que a nossa união é o caminho para buscarmos o desenvolvimento sustentável dos nossos municípios e a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.

José Barreira destacou a presença feminina nesta nova Diretoria, se referindo a Prefeita de Matina, Olga Castro e a Prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz. Ele reivindicou dos deputados e lideranças apoio para a solução da falta d’água na região: “Precisamos encontrar soluções definitivas para este grave problema e aqui peço a todos que se empenhem para que a nossa população pare de sofrer por falta d’água”. O Prefeito José Barreira solicitou também, o forte apoio da UPB na defesa dos municípios no que se refere à reforma tributária e na busca pela melhoria dos recursos para a saúde por meio da aprovação da Emenda 29. Ele assegurou que não faltará empenho de todos os membros da diretoria, pluripartidária, para que os benefícios cheguem a nossa região.

O Presidente da UPB, Prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, encerrou o ato falando do seu papel na condição de Presidente da entidade, que é fortalecer as entidades regionais, aproximar a UPB das bases municipalistas, buscar a capacitação dos gestores, das equipes, agregar esforços junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, bem como implantar os projetos que fortaleceram a geração do emprego e renda.

Muitos foram os caetiteenses que prestigiaram o ato, dentre eles, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Cléia Montenegro; os Secretários Municipais, Aldo Gondm (Administração e Finanças), Rosemária Joazeiro (Educação), Cynthia Marques (Saúde) Nilo Azevedo (Agricultura e Recursos Hídricos), João Portella (Meio Ambiente) e Paulo Assis (Infraestrutura); os ex-prefeitos, Dácio Oliveira e Olimar Oliveira; os Vereadores João do Povo e Zacarias Nogueira. Prefeitos, Vereadores e Secretários de vários municípios, representantes de órgãos governamentais e lideranças políticas também estiveram presentes.



Postada em 12.02.2011

Por: Assessoria de Comunicação - ASCOM - Prefeitura de Caetité.