
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta sexta-feira (29) o prêmio especial de "estadista global", criado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos (WEF, sigla em inglês) para sua 40ª edição, indicou a fundação com sede na Suíça.
"Para marcar este 40º aniversário, o Fórum Econômico Mundial concederá um prêmio especial de estadista global em Davos. O prêmio homenageará o líder político que utilizou seu mandato para melhorar a situação do mundo", ressaltou o Fórum Econômico Mundial ao ser consultado a respeito pela AFP.
O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai entregar o prêmio.
Ao justificar a premiação, o professor Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, considerou que Lula "mostrou um verdadeiro compromisso com todos os setores da sociedade".
- Esse compromisso foi mantido com um crescimento econômico integrador e justiça social. Lula é um modelo de estadista global.
A elite mundial se reúne a partir de quarta-feira em Davos com a reconstrução do devastado Haiti, a reforma do setor financeiro e a ameaçadora crise social que surge após a recessão como grandes eixos.
Para Lula, no último ano de seu segundo mandato, será a última visita como chefe de Estado a Davos, onde chegou pela primeira vez em 2003, quando a elite que hoje o celebra pelo êxito econômico de seu país o encarava com desconfiança e suspeita por seu passado sindical.
Esse não é o primeiro prêmio internacional que Lula recebe recentemente. No fim do ano passado, o jornal francês Le Monde e o espanhol El País o escolheram como "homem do ano". Os ingleses também elegeram Lula o "estadista do ano".
Fonte:r7.com.br