Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sábado, 3 de outubro de 2009


Mudança de plano na Ferrovia Oeste-Leste. Durante a sua passagem por Ilhéus, o secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, contrariou o que já havia dito o governador Jaques Wagner e afirmou que as obras da ferrovia começam por Caetité, e não mais a partir da Terra de Gabriela.

Provocado por um repórter, Walter Pinheiro foi enfático:

- Meu filho, você já viu uma ferrovia começar pelo mar?

Faz sentido, secretário. Mas tem que avisar ao governador. E logo.

A construção tem previsão de início entre o final de novembro, começo de dezembro.

Fonte: Pimenta na Muqueca

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O que significa o Rio-2016: Lula re-escreveu a geopolítica do Brasil



Lula empenhou seu cacife político na campanha do Rio 2016.


Se o Rio perdesse, o PiG (*) e a elite branca, especialmente a de São Paulo, que é separatista, cairiam em cima de Lula, como se fosse um coitadinho, um operário metalúrgico que tentou ir além dos sapatos.Lula, logo após a vitória de 66 a 32, ressaltou que o Brasil devia isso ao Rio.Ao Rio, que já foi capital da República, que foi politicamente esvaziado, e passou a freqüentar as paginas podres do PiG (*), o Brasil devia ao Rio – disse Lula.


(Nessa hora, Lula olho no olho do repórter da Globo …)


Ninguém mais do que o Presidente Lula trabalhou para re-fazer esse mapa geopolítico.A distorção começou com Juscelino, que tirou a capital do Rio e abriu o ciclo da inflação.Tirou a capital do Rio para isolar a capital do povo.Levou a indústria só para São Paulo – e botou o resto do Brasil para trabalhar para São Paulo.Depois, o regime militar esvaziou o Rio, porque o Rio era brizolista.E a Globo, por causa do Brizola, estigmatizou o Rio e transformou o Rio numa Medelín.Acabou hoje a minoridade política do Rio.Como disse o Presidente Lula, em lágrimas, esse é o atestado de cidadania do Brasil.É a prova de que o mundo reconhece que o Brasil chegou lá.E que o Rio é o Rio.


Capital do Brasil !


Paulo Henrique Amorim

Rio será a sede da Olimpíada de 2016




Vencemos! Os Jogos Olímpicos de 2016 serão sediados pelo Rio de Janeiro. O Brasil já mostrou ao mundo sua capacidade de superação. Superamos crises políticas e crises econômicas. Com nossa economia organizada, fomos o último País e sofrer o impacto da maior crise financeira mundial desde 1929. E conseguimos sair dela na frente de todos.


Hoje somos ouvidos e respeitados nos principais fóruns mundiais. Lutamos para que os países mais pobres tenham mais oportunidades de se integrar à economia global e melhorar a vida de seus povos. Persistimos na exploração de petróleo, em águas cada vez mais profundas, para assegurarmos a energia ao nosso crescimento mais vigoroso. E descobrimos o Pré-sal, essa reserva maravilhosa que Deus escondeu abaixo da camada de sal do Oceano Atlântico.


Estamos superando nossa crise social, enraizada nas desigualdades históricas das classes sociais. Integramos mais de 20 milhões de pessoas que estavam abaixo da linha da pobreza e hoje pertencem à classe média. Tem mais gente consumindo mais, fazendo girar mais rápida a roda da economia, que gera empregos e distribui renda.


Estamos ganhando auto-estima, tendo mais confiança em nós mesmos, na nossa capacidade e criatividade. A noção de que podemos superar as dificuldades e ter mais sucesso na vida. Sim, nós podemos. Basta que a gente tenha oportunidades.


O Comitê Olímpico Internacional (COI) nos deu uma oportunidade, hoje. A chance para mostrar ao mundo que somos capazes de organizar o maior espetáculo esportivo do mundo. Não temos uma economia tão rica quanto a do Japão ou dos Estados Unidos. Não estamos no continente considerado o berço da civilização, como a Espanha. Mas somos um povo especial a espera dessa chance para mostrar nossa força cultural, nossa garra e nossa simpatia.


Vamos aproveitar essa Olimpíada para acelerar ainda mais o crescimento do País e a redução das desigualdades. Vamos levar mais longe nossas empresas, nossos trabalhadores, nossos jovens e crianças, nossos cidadãos idosos, nosso conhecimento científico e tecnológico, nosso empreendedorismo e nossa solidariedade.


Vamos construir um País mais forte, mais determinado e mais vibrante. Para levar mais Brasil para mais brasileiros. E mais brasileiros para um mundo novo. Viva o Brasil! E viva os Jogos Olímpicos do Rio!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Nota oficial do MEC sobre o adiamento das provas



Quinta-feira, 01 de outubro de 2009 - 10:02

O Ministério da Educação informa que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para este fim de semana, foram adiadas por motivos de segurança.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já tem uma segunda prova e deve anunciar a nova data do exame nos próximos dias, depois de reorganizar a logística de aplicação.

O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.

Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente, pelos meios habituais, sobre a confirmação da nova data e do local das provas.

Em razão do adiamento, a divulgação do resultado final das provas, inicialmente prevista para 8 de janeiro, deve sofrer atraso de um mês, aproximadamente.

O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.

Assessoria de Comunicação Social
fonte:portal.mec.gov.br

MINISTÉRIO SUSPENDE PROVAS DO ENEM


O vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o Ministério da Educação a cancelar, na madrugada desta quinta-feira, a prova que seria aplicada no fim de semana para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do país. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre a quebra do sigilo do exame. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, ao jornal por volta da 1h. Na tarde de quarta-feira, 30, o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Propôs entregá-las à reportagem em troca de R$ 500 mil. "Isto aqui é muito sério, derruba o ministério", afirmou o homem. O ministro da Educação, Fernando Haddad, que diz nunca ter tido acesso ao conteúdo da prova, confirmou o vazamento ao consultar técnicos do Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Para 'Time', Brasil é 'primeiro contrapeso real aos EUA no Ocidente'


Uma reportagem publicada nesta quarta-feira na edição online da revista americana "Time" diz que, ao mediar a crise hondurenha, o Brasil se tornou "o primeiro contrapeso real" à influência americana "no hemisfério ocidental".


Considerando que o Brasil foi "trazido" para o coração do imbróglio pelos vizinhos, mais especificamente pela Venezuela do presidente Hugo Chávez, a revista diz que "Brasília se vê no tipo de centro das atenções diplomático do qual no passado procurou se afastar".


Entretanto, diz a "Time", o país "não deveria se surpreender" com o fato de ser chamado a assumir tal responsabilidade.


Para a publicação americana, "nos últimos anos, a potência sul-americana tem sido reconhecida como o primeiro contrapeso real aos EUA no hemisfério ocidental - e isto significa, pelo menos para outros países nas Américas, assumir um papel maior e mais pró-ativo em ajudar a resolver distúrbios políticos do Novo Mundo, como Honduras".


"Lula e Obama são colegas e almas gêmeas de centro-esquerda, mas quando Obama disse, no mês passado, que aqueles que questionam sua resolução em Honduras são hipócritas, porque são 'os mesmos que dizem que nós estamos sempre intervindo na América Latina'", recorda a reportagem, "ele estava incluindo o Brasil, que expressou sua preocupação em relação aos esforços dos Estados Unidos".

Fonte:bbc.com

Noam Chomsky critica os EUA e elogia o papel do Brasil na crise de Honduras.

Noam Chomsky fala em palestra na Cidade do México no dia 21 de setembro (Foto: Bernardo Moncada/AFP)

Ter apoiado o presidente deposto de Honduras e ter dado abrigo a ele em sua Embaixada, fez com que o Brasil assumisse uma posição de destaque no confronto de Manuel Zelaya com o governo interino hondurenho. "Um papel admirável", avaliou o linguista e teórico Noam Chomsky, em entrevista exclusiva ao G1, por telefone.O professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criticou a "fraca" ação norte-americana na crise da América Central. Honduras passa por um conflito diplomático e político após um golpe de Estado que retirou do poder o presidente eleito, Manuel Zelaya, em 28 de junho. No dia 21 de setembro, ele voltou ao país de surpresa e se abrigou na Embaixada Brasileira, criando um impasse que dura até esta quarta-feira (30).

Fonte:www.g1.com.br


Honduras: PCdoB reafirma condenação a golpe e apoia governo Lula


Em sua 31ª. Reunião ontem (28), em São Paulo, a Comissão Política Nacional do PCdoB fez uma firme condenação ao cerco e ao ultimato lançado pelos golpistas em Honduras contra o governo brasileiro e o presidente democraticamente eleito Manuel Zelaya, exilado na embaixada brasileira. Zelaya tem recebido todo o apoio do governo do Brasil com o respaldo formal do próprio Conselho de Segurança da ONU, por ocasião de Assembleia Geral da Organização.

Por Pedro de Oliveira

Projeto "Dentista na Escola" foi lançado, oficialmente.







Na ocasião estiveram presentes, o Prefeito Zé Barreira, a Vice-Prefeita Dra. Fátima, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Ação Social - Sra. Cléia Montenegro, a Secretária Municipal de Saúde - Cynthia Lopes, a Coordenadora e Executora do referido projeto em nosso município - Dra. Simone Celeste de Souza Azevedo Aguiar, o ex-prefeito Dácio Oliveira, os vereadores Álvaro Montenegro, João do Povo e Zacarias Nogueira, os Secretários Municipais: Nilo Azevedo – Agricultura e Recursos Hídricos, Paulo Assis – Infraestrutura, João Portela – Meio Ambiente, o Coordenador da Unidade do PSF, Dr. Marcílio Teixeira, o Coordenador do Trânsito, Sargento Herbert Castro, a Gerente da GAAE, Auta Rosa, representando a Secretária Municipal de Educação, a diretora do Grupo Escolar Monsenhor Bastos, Profa. Leny Lucy Souza, professores e funcionários da referida Unidade Escolar, Diretoras de Creches, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes Sociais, Psicólogos e a população.
Fonte:www.caetite.gov.ba.br
Pedro Silva - DRT-BA 6292 - ASCOM

terça-feira, 29 de setembro de 2009




A realização de eventos desse porte, além de muita organização e logística, sempre esbarra em um problema: gastos não previstos. Enquanto o país se prepara para organizar a Copa do Mundo de Futebol de 2014, o Rio de Janeiro vive a expectativa de ser a cidade escolhida como sede das olimpíadas de 2016. O resultado sai na próxima sexta-feira, dia 2 de outubro.


Há dois anos, a cidade sediou os Jogos Pan-americanos e a organização foi marcada por críticas e questionamentos, principalmente sobre os gastos, com custos quatro vezes superiores aos previstos. Por outro lado, a realização de grandes eventos possibilita o crescimento da economia com investimentos que deixam um legado em infra-estrutura com construções e reformas em aeroportos, aumento no número de linhas de metrôs e trens, novos terminais de ônibus, ampliação da rede hoteleira e investimentos em segurança.
O planejamento e a organização desses dois grandes eventos é o tema do Roda Viva de hoje, que recebe Orlando Silva, Ministro do Esporte.
Participam como convidados entrevistadores: Aydano André Motta, editor da coluna online do Ancelmo Góis do jornal O Globo; Vladir Lemos, apresentador e editor-chefe do prorama Cartão Verde, da TV Cultura; André Fontenelle, editor-executivo da revista Época e Silvio Luiz jornalista da RedeTV! e Bandsports.Twitters no estúdio: Sylvio Micelli, jornalista.

Wagner destaca sucesso da Operação Big-Bang 2 e ações na Saúde


Saúde e segurança são os temas do programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom). O governador Jaques Wagner abriu o programa falando da Operação Big-Bang II, realizada na semana passada e que levou para a prisão mais 14 marginais, nos estados da Bahia e em Goiás, no Mato Grosso.

“Foi uma ação comandada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), mas combinada com outros estados, dando uma demonstração clara para a sociedade de que a luta contra o crime organizado é demorada, é uma luta de paciência e de inteligência”, disse Wagner.
Leia mais.....

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

HOSPITAL DIZ QUE DILMA ESTÁ CURADA

Foto: Max Haack/ Bahia Notícias

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está curada do câncer linfático que enfrenta desde meados do ano, segundo a equipe de médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O hospital emitiu um comunicado oficial às 9h desta segunda informando o encerramento do tratamento e ressaltando que a petista está livre para desenvolver todas as suas atividades normais. As informações tiveram base nos exames realizados na última quinta (24), quando Dilma esteve na unidade médica para averiguar a continuidade do tratamento que fez usando radio e quimioterapia. Após o diagnóstico, a ministra deve intensificar sua agenda de pré-campanha que faz pelo Brasil. Ela continuará a ser monitorada de três em três meses durante o próximo ano.

Fonte:www.bahianoticias.com.br

LULA É O 2º PRESIDENTE MELHOR AVALIADO DA AMÉRICA

Foto: Max Haack/ Bahia Notícias

Segundo a pesquisa da CM, Lula fica atrás apenas de Maurício Funes (El Salvador)

A empresa mexicana Consulta Mitofsky (CM) revelou uma pesquisa nesta segunda-feira (28) que coloca o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, como o segundo melhor avaliado da América. Ele aparece com 81% de avaliação, atrás apenas do líder de El Salvador, Maurício Funes, que obteve 84%. Entre os melhores colocados estão ainda Michelle Bachelet, do Chile, com 78%, Ricardo Martinelli, do Panamá, com 77%, e Álvaro Uribe, da Colômbia, com 70%. De acordo com o estudo, o presidente norte-americano, Barack Obama, está apenas na 9ª colocação, com 52% de apoio. Os piores avaliados são Cristina Kirchner, da Argentina, com 23%, e Alana Garcia, do Peru, com 27%.
Fonte:www.bahianoticias.com.br

Lula não tolera "ultimato de governo golpista" de Honduras

"O Brasil não irá tolerar um ultimato de um governo golpista", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (27), rechaçando o prazo de dez dias dado pelo regime militar de Honduras para o Brasil definir o status do presidente constitucional hondurenho, Manuel Zelaya. Lula fez a afirmação numa entrevista coletiva em Porlamar, na Venezuela, onde participa da Cúpula América do Sul-África.

domingo, 27 de setembro de 2009

Haroldo Lima desmente Folha; genro de FHC contratou o araponga

Haroldo Lima, presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo), escreveu ao diretor de redação da Folha de S.Paulo, Otávio Frias Filho, esclarecendo que "não estão distorcidas, são inteiramente falsas" as "informações" do jornal sobre o araponga que forjou o 'dossiê da corrupção' na agência. A Folha se deu mal: o araponga Wilson Ferreira Pinna foi contratado quando a ANP era presidida por David Zylbersztajn, genro do então presidente Fernando Henrique Cardoso...

David Zylbersztajn com o então presidente e sogro FHC

Haroldo Lima comentou com o Vermelho que a matéria é "inteiramente inverossímel" e "provocativa". Ofende a lógica que um personagem acusado pelo MInistério Público e a Polícia Federal como responsável pelo falso dossiê da corrupção nos royaltes da ANP seja ao mesmo tempo "homem de confiança"... do presidente da agência fraudulentamente acusada.

Segundo lembrou Haroldo, o mesmo dossiê, hoje reconhecido como falsificado, "por meses ocupou as colunas da grande mídia, sendo a base de campanha de desmoralização da ANP e de um de seus diretores, Vitor Martins". Por conta dele a oposição introduziu a agência como alvo da CPI da Petrobras, hoje agonizando no Senado.
Leia mais.....
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=116382&id_secao=1