Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

De volta ao cargo, prefeita de Ibicoara dispara: “Decisão da câmara foi uma tentativa de golpe”

20.02.2010

Leonardo Oliva

Foto - De volta ao cargo, prefeita de Ibicoara dispara: “Decisão da câmara foi uma tentativa de golpe”

Já no dia 10 de fevereiro, o juiz da comarca de Barra da Estiva, Dr. Paulo Henrique Lorena concedeu liminar

Após ser reconduzida ao cargo de prefeita menos de 48 horas depois de ter o seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores de Ibicoara, a prefeita do município Sandra Vidal concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Tribuna do Sertão. De forma bastante contundente, a gestora municipal classificou a decisão da Câmara como uma tentativa de golpe, orquestrada pelo seu presidente Jorge Oliveira Silva, pelo vice-prefeito Djalma Costa e pelos vereadores do seu partido Ronaldo Ferreira e Ricardo Luz.

A cassação do mandato de Sandra Vidal pela Câmara de Vereadores aconteceu no dia 08 de fevereiro, em sessão que contou com a participação de cinco dos nove vereadores que integram o legislativo municipal. Para garantir os 2/3 dos votos exigidos por lei para cassar o mandato - 6 votos - os vereadores votaram antes um pedido de afastamento do vereador Beninho, que não estava presente, sob a alegação de que havia uma gravação em que ele oferecia dinheiro à pessoa responsável por fazer a denúncia que deu causa à instalação da CEI - Comissão Especial de Inquérito. Aprovado o afastamento, na mesma sessão, os vereadores convocaram então o suplente e foi feita a votação que cassou o mandato da prefeita Sandra Vidal.

Já no dia 10 de fevereiro, o juiz da comarca de Barra da Estiva, Dr. Paulo Henrique Lorena concedeu liminar em Mandado de Segurança impetrado pelos advogados da prefeita, determinando a suspensão do processo administrativa N.º 14/2009 da Câmara de Vereadores de Ibicoara, bem como de todos os seus atos advindos e praticados pela autoridade, e determinando ainda a recondução de Sandra Vidal ao cargo de prefeita de Ibicoara.

Em sua decisão o juiz da comarca de Barra da Estiva concluiu que "compulsando-se os presentes autos, nota-se que o processo administrativo político instaurado para apurar a responsabilidade da impetrante ocorreu em aparente ilegalidade, uma vez que foi instaurado, desde o seu início, em suposta desconformidade com a Lei Orgânica do Município de Ibicoara/BA e em desacordo com as Constituições Federal e do Estado da Bahia".

Aduz ainda o magistrado, em sua decisão que "o dispositivo em questão regula o início do processo de apuração e cassação do prefeito, vice-prefeito e vereadores do município de Ibicoara, estabelecendo a necessidade de votação qualificada de dois terços dos vereadores que compõe a Casa Legislativa para que seja recebida a denúncia contra o investigado, somente se aplicando no Decreto Lei N.º 201/67 nas hipóteses de omissão da Lei Orgânica do Município, o que aparentemente não é o caso".

Conforme ata da sessão ordinária da Câmara de Ibicoara, realizada no dia 27 de novembro de 2009, a casa legislativa recebeu a denúncia contra a gestora por maioria dos votos, ou seja por cinco votos a favor, três contra e uma abstenção. Com isto, considerou o magistrado, não foi obedecido a Lei Orgânica do Município, que estabelece que para a aceitação da denúncia seriam necessários, no mínimo, 6 votos favoráveis. "Desse modo, verifica-se que não houve votação e aprovação qualificada por dois terços dos vereadores, de forma que a origem do processo administrativo está com mácula, já que o mesmo foi instaurado em desconformidade com a regra que rege a matéria", destacou o magistrado em sua decisão.

Além disso, destaca ainda o juiz em sua decisão que a sessão que cassou o mandato da prefeita foi iniciada com a presença de apenas cinco vereadores, quando o quórum exigido pela Lei Orgânica é de dois terços dos seus membros, ou seja seis vereadores. Ademais, o magistrado destaca ainda que a sessão "foi convocada para apuração e julgamento de denúncia realizada contra a impetrante e que após a leitura do respectivo relatório do processo N.º 14/2009, o impetrado colocou em votação o impedimento de um dos vereadores faltosos para participar do julgamento da impetrante, sendo o mesmo afastado sumariamente do caso, mesmo ante da inexistência da inclusão da matéria na convocação para a sessão extraordinária em questão".

Após a sua recondução ao cargo de prefeita, por força de decisão judicial, a prefeita Sandra Vidal concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Tribuna do Sertão. Leia a seguir, na íntegra, a entrevista concedida pela gestora municipal:

Tribuna do Sertão - Como você classifica essa decisão da Câmara?
Sandra Vidal - Essa decisão da câmara ficou caracterizada como uma tentativa de golpe, de perseguição política. Se você avaliar direito, aconteceu uma série de irregularidades ao longo do processo. No dia da sessão, a câmara não tinha dois terços dos vereadores presentes e a sessão não poderia nem ser instalada, com base no que determina a Lei Orgânica de Ibicoara, o Regimento Interno da Câmara e a própria Constituição Federal. Na realidade, o presidente da câmara infringiu todas as leis. Desta forma, só posso avaliar tudo isso como uma tentativa de golpe, uma perseguição política, uma tentativa de inviabilizar a minha administração, de tentar me caracterizar como uma pessoa incompetente, como se eu tivesse cometido malversação do dinheiro público. Além do mais, este é um ano político, um ano eleitoral e todos nós sabemos da minha ligação com o deputado Edson Pimenta, então, na realidade a tentativa desse pessoal é de certa forma tentar enfraquecer o grupo para que o deputado não tenha êxito em sua campanha.

Tribuna do Sertão - Além do presidente da Câmara, você incluiria mais alguém nesta tentativa de golpe?
Sandra Vidal - O vice-prefeito Djalma Costa e os dois vereadores do meu partido Ricardo Luz e Ronaldo Ferreira, por questões econômicas e financeiras. O município todo está vendo isso, que a questão deles é econômico financeiro, é ganância mesmo.

Tribuna do Sertão - Esta polêmica toda começou com uma denúncia sobre um suposto ônibus "fantasma". O que você tem a dizer sobre isso?
Sandra Vidal - Que esse ônibus existiu. Na realidade, eles alegam que tem um recibo avulso, o que não é verdade. Existe uma nota fiscal, toda uma legalidade na contratação desse microônibus, que foi contratado para prestar serviço no transporte de pacientes em Salvador. O ônibus existiu, prestou serviços na saúde, porque esta é uma das prioridades do meu governo, ao lado da educação. Se hoje você vier em Ibicoara e fizer uma pesquisa sobre a saúde, vai ver como as pessoas aprovam as melhorias feitas neste setor pela minha administração. Nós temos dado prioridade também à assistência social, porque sabemos que a população do município é carente.
Voltando ao microônibus, eles se aproveitaram do fato de que este veículo não ficava no município, ficava em Salvador, para dizer que ele não existia. E, com base nisso, fizeram toda essa baderna, essa baixaria, porque eu chamo isso de baixaria. Uma baixaria muito grande, uma falta de respeito muito grande com a população de Ibicoara que livremente me elegeu prefeita. Na verdade, eles queriam aparecer. Eles sabiam que eu não estava dando importância ao que eles estavam falando e estavam dando continuidade ao meu trabalho, então tentaram este golpe.
Na realidade, Leonardo, esta questão envolve também o preconceito contra a mulher que ocupa cargos de poder. Eu estou sendo vítima dessa discriminação aqui em Ibicoara por parte dessas pessoas, desses vereadores, do vice-prefeito e da oposição aqui do município, que não aceita perder uma eleição para uma mulher. Eles estão criando este fato para tentar denegrir a minha imagem.

Tribuna do Sertão - Você foi convidada a comparecer à Câmara durante a CEI. Por que não foi?
Sandra Vidal - No dia da sessão, eu não pude ir porque eu tinha recebido um convite do Governador para tratar da adesão de Ibicoara ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Como só eu poderia representar o município nesta ocasião, porque tinha que assinar o convênio, optei por colocar os interesses do município acima de tudo. No entanto, tive o cuidado de mandar a minha advogada para me representar na câmara, mas eles não aceitaram. Eu não poderia deixar de resolver os assuntos de interesse de Ibicoara, que seria prejudicado caso eu não fosse a Salvador, por causa de uma sessão irregular, que na realidade não poderia nem ter acontecido. Acredito que a gente tem que dar importância ao que é sério, ao que realmente é viável para o município. Não poderia dar mais importância a essas baixarias que estavam sendo feitas na Câmara, ou melhor, por alguns vereadores que estão fazendo isso na câmara. Na realidade, eles não estão pensando no município, eles estão pensando nos seus interesses pessoais, porque se eles estivessem pensando no município, não teriam feito isso. Então, volto a frisar, isso aí foi um golpe, todo mundo sabe que isso foi um golpe.

Tribuna do Sertão - Durante a polêmica, foi divulgado um vídeo em que um advogado ligado a senhora, supostamente estaria oferecendo suborno a um dos vereadores. O que a senhora tem a dizer sobre isso?
Sandra Vidal - Eu não posso declarar nada a respeito deste vídeo, porque eu não tenho nada a ver com ele. A única coisa que eu posso dizer a você, e sobre isso eu tenho certeza porque vi na televisão, é que este vídeo é de 2007. Então, é uma coisa meio duvidosa. Até onde eu sei, o vereador que aparece lá no vídeo foi quem procurou o advogado, dizendo que estava com problemas financeiros, que estava com muitas dívidas. O advogado, que tinha uma relação de amizade com ele, eu acredito que tenha sido por aí que aconteceu a coisa, resolveu emprestar o dinheiro pra ele, porque ele pediu emprestado. Eu me lembro que ele pediu emprestado porque estava passando por dificuldades financeiras, que estava com problemas de saúde, que ia até viajar. Agora, todas as outras questões, eu não tenho nada a ver com elas. Se você quiser mais informações, vai ter que procurar o próprio advogado para lhe responder mais. Volto a repetir, eu só sei que o vereador que aparece no vídeo veio várias vezes falar com pessoas do município, com pessoas da prefeitura, dizendo que estava com dificuldades financeiras e que estava pedindo dinheiro emprestado a todo mundo. Mais do que isso, eu não sei.

Tribuna do Sertão - A senhora acredita que decisão do juiz restabeleceu a ordem no município?
Sandra Vidal - Eu acredito que sim, porque o Juiz foi muito sensato. Ele analisou toda a petição do nosso advogado, que impetrou o mandado de segurança, e constatou a ilegalidade do ato praticado pela Câmara de Vereadores. Se você pegar a liminar, vai constatar nas palavras dele que houve perseguição política a mim. Eu acho que Dr. Paulo Henrique foi muito feliz quando deu sua decisão, porque ele avaliou corretamente a situação e se baseou estritamente no que diz a lei. Eu acredito que ele jamais tomaria uma decisão que não fosse baseada na lei, porque ele é uma pessoa muito correta.

Tribuna do Sertão - Como segue seu ânimo para continuar administrando o município de Ibicoara?
Sandra Vidal - Graças a Deus, quando eu fui reconduzida ao cargo de prefeita, fui muito bem recebida em Ibicoara. Fiquei menos de 48 horas afastada do município, mas mesmo assim fui muito bem recebida quando cheguei, com muitos fogos, muitas pessoas me abraçando, uma carreata muito grande. Hoje, depois desta demonstração de apoio por parte da população, me sinto muito mais fortalecida, porque a população viu tudo que foi feito aqui. Viu a tentativa de golpe. Para você ter uma idéia, eles entraram na prefeitura à noite, sem ordem judicial, sem nada, arrombaram a prefeitura, quebraram as portas, danificaram o prédio público, sumiram vários documentos, entraram no meu gabinete, sumiram vários documentos meus, documentos importantes, sumiram computadores da prefeitura. Além disso, no outro dia, eles nomearam um secretário de finanças e foram ao banco tentar mexer na conta da prefeitura, mas o banco não deixou. O banco agiu muito corretamente, dizendo para eles que só permitiria mexer nas contas com uma ordem judicial. Graças a Deus que nas contas da prefeitura eles não mexeram, porque se não hoje o nosso município estaria falido. Na realidade, esse pessoal só queria o dinheiro da prefeitura, nada mais do que isso.

Tribuna do Sertão - A senhora gostaria de acrescentar mais alguma coisa?
Sandra Vidal - Eu só quero dizer que graças a Deus a verdade venceu e que a justiça existe nesse país. Em primeiro lugar, a justiça de Deus e depois a justiça dos homens e das mulheres. Minha luta vai continuar sempre e eu sigo firme para continuar trabalhando por Ibicoara.

Fonte:www.jornaltribunadosertão.com.br

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Segurança Pública

Novas viaturas reforçam o policiamento ostensivo na Bahia




O governo estadual entregou nesta segunda-feira (22), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), 307 viaturas às polícias Militar e Civil e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Elas fazem parte da segunda etapa da renovação da frota, que até o final de março vai colocar nas ruas mais de 1.200 veículos, reforçando o policiamento ostensivo e as investigações criminais na capital e em outros 265 municípios baianos, como Gandu, Terra Nova, Amargosa e Teodoro Sampaio.

A entrega das viaturas integra a execução do Plano Estadual de Segurança Pública. “Estamos na segunda etapa de renovação da frota policial. Tivemos uma primeira, quando foram entregues 600 veículos. Motocicletas, carros-presídios, rabecões e até carros elétricos também vão reforçar nossas ações em toda a Bahia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, César Nunes.

Para garantir um melhor gerenciamento da frota, as viaturas foram adquiridas, via licitação, por meio de locação. Assim, a locadora passa a ser responsável pela manutenção dos veículos, desonerando a SSP. Entre os modelos, estão Blazer, Gol, EcoSport, Ranger e Voyage, que serão utilizados, cada um, em ações específicas para inovar a atividade policial.

“São veículos que vão fazer frente à criminalidade, viabilizando melhores condições de trabalho aos policiais. Os EcoSports serão destinados ao programa Ronda nos Bairros, as Rangers para as companhias especializadas e as Blazers para o policiamento comunitário”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas.

“A qualidade das viaturas dá ao policial uma motivação maior, já que são veículos dotados de ar-condicionado e direção hidráulica, que garantem conforto aos nossos servidores. Sem dúvida, teremos ações mais dinâmicas”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo.

Investimentos em segurança pública crescem 20%

Nunes declarou que a entrega das 307 viaturas reflete a preocupação do governo com a modernização e o fortalecimento da infraestrutura voltada à segurança pública. Para isso, destacou o secretário, os recursos aplicados na área aumentaram em 20%, entre 2007 e 2009, subindo de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão.
O governador Jaques Wagner observou que um estudo realizado no primeiro ano de sua gestão constatou a necessidade de uma operação de médio e longo prazo para resgatar a capacidade de trabalho de toda a equipe da SSP e, assim, oferecer um serviço à altura dos tempos modernos.

“A entrega das viaturas, hoje, é mais passo dentro de um conjunto de ações, como o Ronda nos Bairros, a reforma de delegacias, contratação de efetivo, aprimoramento dos sistemas de comunicação e inteligência da polícia, qualificação profissional, entre outras. Ninguém tem uma vara de condão ou um coelho na cartola para resolver da noite pro dia a questão da segurança”, ressaltou Wagner.

Além das ações citadas pelo governador, destaca-se a aplicação de recursos para a aquisição de 5.284 coletes balísticos, 1.205 armamentos (pistolas, metralhadoras e fuzis), 59.500 munições, instalação da Delegacia Digital e implantação do Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip) e do Sistema Tetra (telecomunicação digital via rádio, com localização GPS).


Fonte:blogdolatina

LULA INICIA ÚLTIMA VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA

Foto: Reprodução

Luiz Inácio Lula da Silva deu início, nesta segunda-feira (22), a sua última viagem pela América Latina como presidente do Brasil. Segundo o Palácio do Planalto, os países escolhidos são representativos da diplomacia brasileira para a região. Nesta terça-feira (23), Lula participa da 2ª Cúpula da América Latina e do Caribe, em Cancún, no México. Todos os países americanos, com exceção de Canadá e Estados Unidos, participam do evento, como sugere o nome. A cúpula busca a integração entre os países da região. Do México, o presidente segue para Cuba, onde anuncia mais uma parcela de investimentos na construção do porto de Mariel, no valor de US$ 300 milhões, totalizando US$ 1 bilhão em investimentos na ilha, durante seu governo. Na quinta-feira (25), Lula passa pelo Haiti, onde o anúncio de mais investimentos também é aguardado, antes dele chegar a El Salvador, onde tem encontro com o presidente Maurício Funes.

Fonte:bahianoticias.com.br

SITUAÇÃO DE KASSAB PREOCUPA SERRA

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), está apreensivo com os desdobramentos da cassação do mandato do prefeito Gilberto Kassab, com quem conversou ao telefone. De acordo com a Folha Online, entre tucanos e democratas, a orientação foi a de evitar contaminação política, restringindo o problema ao campo técnico. Além da prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), as seguidas enchentes enfrentadas pela população paulistana provocaram desgaste na administração Kassab justamente no momento em que Serra, que deve contar com o apoio do democrata, reúne coragem e garantias para trocar a hipótese de reeleição por uma disputa que promete ser difícil pela Presidência da República.

Fonte: bahianoticias.com.br

Renova Energia recebe licença para Parque Eólico na região de Caetité

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) concedeu Licença de Localização à Renova Energia S/A para o Parque Eólico Caetité, Guanambi e Pindaí com capacidade instalada de 594 MW (megawatts) distribuídos em 24 Parques Eólicos: Guirapá, Serra do Salto, Candiba, Licínio de Almeida, Pindaí, Guanambi, Rio Verde, Alvorada, Caetité, Ametista, Araçás, Espigão, Ventos do Nordeste, Tanque, Morrinhos, Ceraima, Itaparica, Bela Vista, Dourados, Maron, Borgo, Serra do Espinhaço, Palmares, Pilões e estruturas associadas, inseridos nos pontos definidores da poligonal perimétrica constante no referido Processo, nos municípios de Caetité, Guanambi e Pindaí, mediante o cumprimento da legislação vigente e dos condicionantes constantes da íntegra da Resolução que se encontra no referido Processo. Esta Resolução revoga a Resolução nº 3984 de 19/08/2009. Esta Licença refere-se a análise de viabilidade ambiental de competência do Instituto do Meio Ambiente (IMA).A Licença de Localização é válida pelo prazo de 180 dias.A Renova Energia é a empresa responsável pelo empreendimento de energia eólica na região sudoeste da Bahia.

Segundo o diretor de campo da empresa, Antonio Louzada, o escritório da empresa ficará na cidade de Caetité.

Texto: Silvano Silva

enova Energia recebe licença para Parque Eólico na região de Caetité

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) concedeu Licença de Localização à Renova Energia S/A para o Parque Eólico Caetité, Guanambi e Pindaí com capacidade instalada de 594 MW (megawatts) distribuídos em 24 Parques Eólicos: Guirapá, Serra do Salto, Candiba, Licínio de Almeida, Pindaí, Guanambi, Rio Verde, Alvorada, Caetité, Ametista, Araçás, Espigão, Ventos do Nordeste, Tanque, Morrinhos, Ceraima, Itaparica, Bela Vista, Dourados, Maron, Borgo, Serra do Espinhaço, Palmares, Pilões e estruturas associadas, inseridos nos pontos definidores da poligonal perimétrica constante no referido Processo, nos municípios de Caetité, Guanambi e Pindaí, mediante o cumprimento da legislação vigente e dos condicionantes constantes da íntegra da Resolução que se encontra no referido Processo. Esta Resolução revoga a Resolução nº 3984 de 19/08/2009. Esta Licença refere-se a análise de viabilidade ambiental de competência do Instituto do Meio Ambiente (IMA).A Licença de Localização é válida pelo prazo de 180 dias.A Renova Energia é a empresa responsável pelo empreendimento de energia eólica na região sudoeste da Bahia.

Segundo o diretor de campo da empresa, Antonio Louzada, o escritório da empresa ficará na cidade de Caetité.

Texto: Silvano Silva