Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Segundo dados no Ministério de Minas e Energia do Brasil e da Associação Brasileira de Energia Eólica, o Brasil é o país que produz a energia eólica mais barata do mundo. Custando R$ 99,64 por kWh, o número pode baixar ainda mais em dezembro. Essa é a segunda fonte mais barata de energia, sendo que a primeira é a energia elétrica.

Isso acontece principalmente pelo crescimento da produtividade e a diminuição dos custos de geração. A competição entre as empresas do setor também colabora ao crescimento desse setor.

Maior produtividade, diminuição dos custos de geração e competição entre empresas do setor são os principais fatores
Por Gisele Eberspacher às 10h01 de 28/11/2011.

Brasil é ‘modelo’ para Europa, diz economista alemão

 Brasil é ‘modelo’ para Europa, diz economista alemão
No auge da crise da União Europeia, o exemplo que os países do bloco devem mirar para sair da má fase econômica é o do Brasil, segundo o economista alemão Mark Hallerberg, professor da Hertie School of Governance, em Berlim. Ele já atuou como consultor do Banco Central Europeu, e sugere que os países da zona do euro usem um sistema assemelhado à Lei de Responsabilidade Fiscal, criado no governo de Fernando Henrique Cardoso e preservado por Lula e Dilma Rousseff. “O Brasil enfrentou problemas similares no final dos anos 90: uma crise bancária, Estados que gastaram e eram cobertos por Brasília. A solução foi a Lei da Responsabilidade Fiscal. Para o governo não ter que cobrir os déficits dos Estados, teve-se que criar regras restritivas e rigorosas no nível estadual. Vejo isso como um modelo”, observou. “Meu argumento é que temos duas escolhas: um modelo americano (onde tudo é o mercado) ou o brasileiro. Hoje, estamos presos no meio termo. Isso é ruim”, sugeriu, em entrevista ao jornal Extra.