Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

12ª Congresso do PCdoB



Haroldo Lima aponta como o Brasil vai fugir da “doença holandesa”

Em sua intervenção especial no 12º Congresso do PCdoB Haroldo Lima defendeu um novo marco regulatório para a exploração de petróleo no Brasil como elemento fundamental para fugir da desindustrialização - a "doença holandesa" - e afirmou que “poderemos ficar entre os dez países com maiores reservas de petróleo do mundo”.

Rafael Neddermeyer


A parte da manhã desta sexta-feira (6/11) no 12º Congresso do PCdoB foi marcada pelo início dos debates acerca da proposta de resolução política. Delegados e delegadas de diversas áreas de militância, idades, estados e impressões diversificadas acerca da conjuntura realizaram intervenções pautando a importância da valorização do trabalho, valorizando e agregando elementos ao Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e ressaltando a importância da implementação da nova política de quadros. As falas foram unânimes em apresentar os caminhos e desafios a serem encarados no sentido de tornar o PCdoB um partido forte, robusto, capaz de conduzir o debate acerca das transformações que o país precisa para construir um processo de transição ao socialismo.
Fonte:vermelho.org.br

PCdoB-Vermelho


Lideranças criticam fala preconceituosa de Caetano contra Lula


O PT reagiu às declarações do cantor Caetano Veloso contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicadas ontem pelo Estado. Em entrevista à jornalista Sonia Racy, Caetano anunciou sua opção pela candidatura da ex-petista Marina Silva e ofendeu o presidente Lula classificando-o como "analfabeto", "cafona" e "grosseiro". Em Londres, a assessoria de Lula disse ontem que o governo não vai se pronunciar sobre as declarações de Caetano.

Fonte:vermelho.org.br

WAGNER DIZ QUE CAETANO CHUTA A BOCA DO POVO AO XINGAR LULA


O cantor Caetano Veloso, que em entrevista ao Estadão nesta quarta (4) disse que o presidente Lula é analfabeto, não sabe falar e que é grosseiro e cafona, recebeu uma repreenda do governador Jaques Wagner na sexta. Questionado sobre a fala de Caetano em críticas ao companheiro, Wagner afirmou que o artista “chuta a boca do povo” com suas palavras. Segundo Wagner, que concedeu entrevista ao programa Balanço geral, da Rádio Sociedade, Lula é um presidente muito querido e não merecia a fala de Caetano. É provável que Caetano, ao saber da resposta do governador, dê de ombros para ela, uma vez que é conhecido por falar o que quer doa a quem doer.
Fontehttp://www.bahianoticias.com.br/

Caetité realiza o 1º Seminário de Desenvolvimento Rural – Agricultura, Pecuária e Reflorestamento.

A Prefeitura de Caetité, através do Governo Municipal José Barreira de Alencar Filho e a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, através do Secretário Nilo Joaquim de Azevedo, vem desenvolvendo a sustentabilidade do município, com suas ações dinâmicas e transparentes na constante busca de oportunidades de negócios e geração de renda e nesta quinta-feira (05.11), no Auditorio do CETEP, realizou o 1º Seminário de Desenvolvimento Rural de Caetité, que teve como objetivo a organização, incremento e ampliação agrícola do município.
Fonte:http://www.caetite.ba.gov.br

Povo brasileiro é o grande homenageado do 12º Congresso do PCdoB

Teve início na noite desta quinta-feira (5) o maior congresso da história do PCdoB. O povo brasileiro – representado em sua diversidade na mesa do plenário por negros, índios e brancos – foi o escolhido como homenageado dos comunistas. O ponto alto da noite foi a intervenção do presidente Renato Rabelo. Quarenta e nove delegações de 32 países estavam presentes.

  abertura congresso

Congresso começou hoje em São Paulo com homenagem ao povo

Até o momento, 80% dos delegados de todo país se encontram no Congresso. Com o plenário do Anhembi cheio, foram aprovadas a mesa diretora dos trabalhos, a proposta de regimento interno e as comissões de Organização e Eleitoral.

A homenagem aos brasileiros – estampada no palco nas figuras de Tiradentes e José Bonifácio – foi feita ao final da sessão pelo deputado federal Aldo Rebelo. “O povo brasileiro fez-se povo e constituiu esta nação tão admirada sem renunciar a nenhum sacrifício na sua trajetória, enfrentando desde os seus primeiros habitantes a violência do projeto colonial”.

Segundo Aldo, “se fomos vítimas do processo cruel e injusto pelo qual caminha, caminhou e por um tempo ainda caminhará, o povo não se submeteu a esse processo, não aceitou a posição de vítima e se assumiu como protagonista”. E continuou: “se hoje podemos ter um líder operário e nordestino mesmo com o preconceito das elites é porque se sustentou sobre os ombros de nosso povo que construiu uma história política e nos movimentos sociais”.

Por fim, afirmou: “a maior homenagem que podemos render ao nosso povo é jurar que continuaremos lutando por sua unidade e contra sua divisão. O povo é o maior patrimônio de nosso país e essa é a nossa forma de amar o povo brasileiro: tornar nosso país cada vez mais um projeto civilizatório”.

Informe político

Ao iniciar seu
informe político, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo constatou: “atravessamos um período histórico insólito – que vai chegando ao limite de um tempo e que pode irromper o limiar da transição para uma nova época civilizatória”. Segundo ele, “o desfecho que tomará essa transição para uma nova época, com o aprofundamento e aguçamento da crise do capitalismo, resultará do rumo e do desenlace que prevalecerá no curso da luta ideológica e política contemporânea, que na atualidade converge, explícita ou implicitamente, no embate por uma alternativa, por objetivos a serem perseguidos e caminhos a serem seguidos”.

Para que tal rumo seja alcançado, um novo Programa Socialista se faz necessário. A nova proposta “delineia a exigência profunda do tempo atual: um terceiro grande salto civilizatório afirmativo da Nação brasileira, que só é possível com a transição para o socialismo, inserindo dessa maneira a revolução brasileira na dinâmica concreta da história nacional”. Mas, colocou, “não estão presentes na atualidade no Brasil, as condições políticas para a conquista
imediata do socialismo. É preciso percorrer então um caminho que nos leve a esse objetivo maior.”
Fonte:www.vermelho.org.br

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Lula e o PCdoB




Lula muda agenda em Londres para ir ao Congresso do PCdoB



O Palácio do Planalto confirmou nesta terça-feira (3) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do ato político do 12º Congresso do PCdoB, na próxima sexta-feira (6). Lula remanejou sua agenda em Londres para garantir sua presença. O ato dos comunistas, aberto ao público, será às 19 horas, no auditório do Anhembi, zona norte de São Paulo, que sediará o Congresso.



Lula virá para São Paulo após uma visita oficial a Londres, e teve que fazer mudanças na programação de modo a conciliar as agendas. Um café da manhã com o primeiro ministro britânico, Gordon Brown, foi cancelado. O presidente brasileiro, apoiado pelo PCdoB em suas cinco campanhas eleitorais desde 1989, disse que fazia questão de estar presente.

Também estarão presentes no ato político a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o deputado Ciro Gomes (PSB), além de outros ministros, governadores, dirigentes partidários e outros expoentes do arco de alianças do PCdoB.


O fórum máximo do Partido Comunista reúne-se ordibnariamente a cada quatro anos. Este será o sexto Congresso do PCdoB desde a conquista da legalidade, com o fim da ditadura, em 1985. O tema principal do Congresso será a aprovação do novo Programa Socialista do partido.
Fonte:vermelho.org.br

Ponte diminui distância e favorece o turismo no sul da Bahia




Em seu programa semanal de rádio desta terça-feira (3), o governador Jaques Wagner destaca os investimentos do estado em infraestrutura, lembrando da inauguração oficial da ponte Camamu - Itacaré. Wagner também reverencia a memória do músico baiano Neguinho do Samba, que morreu no fim de semana em Salvador. “Um homem de 54 anos, que revolucionou o samba-reggae. Um homem que se dedicava profundamente ao social, se dedicava a valorizar a sua origem negra, a sua origem africana; que deu uma grande contribuição para a valorização da cultura africana na nossa terra”, disse.



Outro tema abordado no programa é a área da Saúde, com a recente inauguração da UTI Pediátrica do Hospital Roberto Santos e os faxinaços feitos pelo Governo do Estado como ações preventivas contra a Dengue.



Fonte:http://www.comunicacao.ba.gov.br/