Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sábado, 23 de outubro de 2010

Partido Verde francês declara apoio a Dilma e diz que sua vitória é única forma de avançar debate ecológico no país

Membros do Partido Verde da França declararam nesta semana, através de uma carta, apoio à candidata a presidência da República do Brasil Dilma Rousseff. Deputados, senadores e dirigentes do partido afirmam que “a manutenção da esquerda no poder é a única possibilidade real de fazer avançar a causa ecológica no país".

O documento que enaltece a figura de Marina Silva, considerando-a peça fundamental para colocar questões ecológicas na pauta das eleições presidenciais, explicita a adesão à candidatura de Dilma:

“Desejamos, através deste manifesto, expressar nossa inquietação. Algumas personalidades como Gilberto Gil, mesmo afiliado ao Partido Verde, pedem votos à Dilma sem ambiguidade. E nós compartilhamos desta posição”.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dona Canô é Dilma!

Petrobras


Poço confirma potencial de Tupi, afirma Petrobras

Estatal estima até 8 bilhões de barris de óleo equivalente. Perfuração reduz incertezas das estimativas de volumes de óleo na área.


A Petrobras informou nesta sexta-feira (22) que concluiu a perfuração do nono poço na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A perfuração confirma o potencial de petróleo leve e gás natural recuperável daquela jazida, estimado entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente.

"Esse poço, além de comprovar que a acumulação de petróleo se estende até o extremo sul da área do Plano de Avaliação de Tupi, confirmou que a espessura do reservatório com petróleo e gás chega a cerca de 128 metros, o que reduz as incertezas das estimativas de volume de hidrocarbonetos da área", diz a estatal em nota.

Segundo a Petrobras, o petróleo de Tupi tem "excelente valor comercial". A declaração de comercialidade da jazida está prevista para 31 de dezembro deste ano. Até lá, serão perfurados, ainda, outros dois poços de delimitação.

O poço de Tupi está localizado a cerca de 290 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 2.152 metros. A Petrobras é operadora do poço, com 65% de participação. O BG Group tem outros 25% e a Galp Energia, 10%.

Fonte:g1.com.br

Blog Josias de Souza


Saiu do forno mais um Datafolha. Revela que a vantagem de Dilma Rousseff sobre Serra ampliou-se para 12 pontos percentuais: em votos válidos, 56% a 44%.

Para entender melhor o que se passa, vale a pena traduzir percentual em votos: 12 pontos correspondem a cerca de 13 milhões de votos.

Como só há dois candidatos no páreo, cada ponto perdido por um engorda o cesto do outro. E vice-versa.

Pimenta na Muqueca

A pesquisa Datafolha feita ontem com 4.037 eleitores de 243 municípios brasileiros apontou um novo recorde de aprovação do Governo Lula. Dos pesquisados, 82% disseram que a gestão petista é ótima ou boa. Esta é a maior aprovação popular já obtida por um presidente civil na história brasileira, de acordo com o a pesquisa encomendada pela Folha e Rede Globo.

O Datafolha foi divulgado hoje e traz a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) com uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre José Serra (PSDB): 56% a 44% dos votos válidos. Nos votos totais, quando são considerados brancos e nulos e percentual de indecisos, o resultado é 50% a 40% para a petista.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Economia

Rendimento médio do trabalhador atinge patamar recorde em setembro, diz IBGE


O rendimento real médio dos trabalhadores atingiu R$ 1.499,00 em setembro, registrando o patamar mais alto desde o início da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), iniciada em março de 2002, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira.

A média contabilizada nos nove primeiros meses de 2010 (R$ 1.443,94) também é recorde para o período.



Desemprego em setembro fica em 6,2%, o menor desde 2002, diz IBGE

Antes dessa, a menor taxa havia sido registrada no mês anterior.Salário dos trabalhadores cresceu 6,2% sobre setembro de 2009.


Do G1, em São Paulo

A taxa de desemprego ficou em 6,2% em setembro, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a menor, considerando todos os meses, desde março de 2002, quando teve início a série histórica do órgão. O menor resultado antes desse havia sido registrado em agosto deste ano, com taxa de 6,7%. Em setembro do ano passado, a taxa de desocupação havia ficado em 7,7%.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010


Sensus mostra Dilma com 52,8% e Serra com 47,2% dos votos válidos.


Ibope mostra Dilma com 56% dos votos válidos e Serra com 44%


Dilma tem 54% dos votos válidos, e Serra, 46%, aponta o Datafolha

Mais detalhes em www.g1.com.br

Em nota, PF desmente manchete da Folha sobre quebra de sigilo de tucanos

Em nota divulgada agora à tarde, a Polícia Federal desmentiu a manchete do jornal Folha de S.Paulo nesta quara-feira (20), que estampou, em manchete, o seguinte título: “PF liga quebra de sigilo fiscal de tucano à pré-campanha de Dilma”.

Segundo a nota, a PF concluiu que a quebra de sigilo “ocorreu entre setembro e outubro de 2009” (quando não havia pré-campanha) e que o levantamento das informações foi utilizado pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. “no interesse de investigações próprias”.

A nota diz ainda que não foi comprovada a utilização dos dados em campanha política.

“A Polícia Federal refuta qualquer tentativa de utilização de seu trabalho para fins eleitoreiros com distorção de fatos ou atribuindo a esta instituição conclusões que não correspondam aos dados da investigação”, afirma o texto.

Leia a íntegra:

NOTA À IMPRENSA


Sobre as investigações para apurar suposta quebra de sigilo de dados da Receita Federal, a Polícia Federal esclarece que:

1- O fato motivador da instauração de inquérito nesta instituição, quebra de sigilo fiscal, já está esclarecido e os responsáveis identificados. O inquérito policial encontra-se em sua fase final e, depois de concluídas as diligências, será encaminhado à 12ª Vara Federal do Distrito Federal;

2- Em 120 dias de investigação, foram realizadas diversas diligências e ouvidas 37 pessoas em mais de 50 depoimentos, que resultaram, até o momento, em 7 indiciamentos;

3- A investigação identificou que a quebra de sigilo ocorreu entre setembro e outubro de 2009 e envolveu servidores da Receita Federal, despachantes e clientes que encomendavam os dados, entre eles um jornalista;

4- As provas colhidas apontam que o jornalista utilizou os serviços de levantamento de informações de empresas e pessoas físicas desde o final de 2008 no interesse de investigações próprias;

5- Os dados violados foram utilizados para a confecção de relatórios, mas não foi comprovada sua utilização em campanha política;

6- A Polícia Federal refuta qualquer tentativa de utilização de seu trabalho para fins eleitoreiros com distorção de fatos ou atribuindo a esta instituição conclusões que não correspondam aos dados da investigação.

Educação


As matrículas para a quarta etapa (2010/2011) do programa Todos pela Alfabetização (Topa) já podem ser feitas nas secretarias municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Educação (Direc). As aulas estão previstas para começar no dia 31 de janeiro de 2011. A meta da Secretaria da Educação é de matricular 300 mil pessoas. Até o momento, o programa já alfabetizou 612 mil jovens, adultos ou idosos e tem outros 380 mil em sala de aula.

Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país, segundo a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves. Presente em 407 municípios, por meio de 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos social e sindical, o programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão, que não prescreve com a idade.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar na qualidade do programa que já está consolidado”, destaca Francisca.

Adesão
Só poderão realizar as matrículas do Topa os municípios e entidades dos movimentos sociais e sindicais que aderirem ao programa. Para isso, é necessário preencher e enviar o Termo de Adesão até o dia 18 de novembro, publicado no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Eleições 2010

Dilma recebe apoio de militantes do PV e apresenta propostas ambientais

Filha de Chico Mendes e apoiadores de Marina Silva participaram do ato.Greenpeace fez manifestação pedindo desmatamento zero.


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, recebeu nesta quarta-feira (20), em Brasília, o apoio de militantes do PV e lideranças ambientalistas em um evento intitulado “Ato em defesa do meio ambiente”. A petista divulgou também 13 compromissos de sua política ambiental. Militantes do Greenpeace, porém, aproveitaram o evento para fazer um protesto cobrando “desmatamento zero”.

Entre os ambientalistas presentes estavam algumas lideranças do PV, como Pedro Ivo, um dos assessores da campanha de Marina Silva (PV), terceira colocada no primeiro turno da eleição, que declarou "independência" no segundo turno.

Ivo justificou o apoio a Dilma lembrando que deixou o PT junto com Marina no ano passado e afirmando que um apoio a José Serra (PSDB) seria uma volta ao passado. “Marina queria que o Brasil fosse para frente, ela não chegou ao segundo turno, mas nós não queremos o Brasil indo para trás. Por isso estamos aqui”.

Angela Mendes, filha de Chico Mendes, líder sergingueiro no Acre morto em 1988 e amigo de Marina, participou do ato de Dilma. Ela afirmou que está ao lado da petista no segundo turno por “coerência”.


Fonte:g1.com.br



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eleições 2010- PCdoB-Bahia

PCdoB aposta na mobilização para ampliar vantagem de Dilma na BA

Em reunião iniciada pela manhã e encerrada na noite de ontem (18/10), a Comissão Política do PCdoB deliberou sobre a intensificação da atuação do partido no 2º turno das eleições presidenciais, com a meta de alcançar mais de 70% dos votos para Dilma Rousseff (PT) na Bahia. A recomendação é que prefeitos e prefeitas, vereadores e lideranças locais se engajem na campanha, promovam atos e manifestações, invistam na mobilização.

“As condições são amplamente favoráveis para ganharmos a eleição no estado. Sentimos o eleitor absolutamente receptivo ao nosso projeto e ao nosso discurso. Mas é necessário, até o último dia, mobilizar a militância, buscar o contato direto e fazer os esclarecimentos com relação às baixarias que o adversário está tentando emplacar”, pontuou o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida.

Durante a reunião, também foi feita uma avaliação acerca do desempenho eleitoral do partido na Bahia. “Foi um resultado amplamente positivo, porque o PCdoB alcançou as metas traçadas e os objetivos definidos com a eleição dos três federais e de três deputados estaduais. Isso se deveu a uma tática correta e a um bom acompanhamento e gerenciamento por parte da direção do partido”, definiu Almeida.

Leia mais...
http://www.vermelho.org.br

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dilma Rousseff no Jornal Nacional


Lula




Lula inaugurou hoje as novas instalações de Refinaria Refinaria Henrique Lage (Revap) em São José dos Campos (SP) para reafirmar o compromisso do brasileiro não apenas com a autossufiência na produção de petróleo mas também na produção de combustíveis limpos e não-poluentes.

O pessoal que é verde de verdade, e não entrou nesta onda hipócrita de fundamentalismo religioso – nada a ver com a religião, que é tolerância e fraternidade – deveria olhar bem os dois vidrinhos que Lula mostra e pensar bem no que é entregar isso tudo para os estrangeiros.

Depoimento de Alceu Valença (18 de outubro)

Depoimento de Chico Buarque (18 de outubro)



No Rio, artistas e intelectuais lançam manifesto de apoio a Dilma


Ato teve Niemeyer, Chico Buarque, Beth Carvalho, políticos e entidades.
Evento ocorreu no Teatro Casa Grande, na Zona Sul da cidade.


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, recebeu na noite desta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, apoio de um grupo de artistas e intelectuais. Segundo a organização do evento, mais de 900 pessoas lotaram o Teatro Casa Grande, na Zona Sul da cidade.

Dilma agradeceu o apoio dos artistas e intelectuais. “As músicas que ouvi e os livros que eu li estão aqui, com todos esses cantores e artistas”, afirmou.

Em seu discurso, a candidata petista defendeu investimentos em cultura. “Não existem formas de dar qualidade ao processo sem valorizar as pessoas que fazem parte do processo.”

Também defendeu melhorias na educação. Ela disse que, se for eleita, pretende criar nova universidades e escolas técnicas no país. “Para diminuir a desigualdade pela raiz é preciso gastar dinheiro com educação de criança de até cinco anos, com educação de qualidade, pagando professores de forma digna e não recebê-los com cassetetes”, destacou.

A petista também falou sobre a campanha. Disse que “em 2002, a esperança venceu o medo”. E que agora acredita que “essa campanha de ódio, que se desencadeou, também vai ser vencida”.

Entre os convidados que declararam apoio Dilma estavam o arquiteto Oscar Niemeyer, o cantor e compositor Chico Buarque e a cantora Beth Carvalho, que não aparece em público desde uma operação de coluna, no fim do ano passado.

“Eu estou me recuperando de uma cirurgia, mas fiz questão de vir”, disse Beth Carvalho, que cantou uma versão política de “Deixa a vida me levar”. “É um governo que não fala fino com Washington e não fala grosso com Bolívia e Paraguai. Por isso somos ouvidos e respeitados como nunca antes na história deste país”, disse Chico Buarque em seu discurso.

Quem foi
Entre os representantes da classe artística, estiveram presentes os atores Paulo Betty, Dira Paes, Silvia Buarque, os músicos Alceu Valença, Wagner Tiso, Otto, Yamandu Costa, Rosemary, Lia de Itamaracá, Margareth Menezes e Alcione, além do cartunista Ziraldo e do diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa.

Da classe política compareceram a ministra Nilcea Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), os ex-ministros Márcio Thomas Bastos (Justiça) –que entregou um manifesto de apoio em nome dos advogados do Brasil–, Carlos Minc (Meio Ambiente), e os governadores eleitos do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e Jacques Wagner (PT), além do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

O teólogo Leonardo Boff, a filósofa Marilena Chaui e o sociólogo Emir Sader também marcaram presença e discursaram. Militantes do PT ajudaram a lotar o teatro com bandeiras e camisetas e cantaram músicas da campanha petista. Do lado de fora, telões na calçada transmitiam o evento.

Também estiveram presentes ao evento representantes dos movimentos gay, negro e religioso.

Fonte: www.g1.com.br

Eleições 2010



ALICE PORTUGAL



Fotos: David Mendes

"Fomos adestradas a falar mansinho e chorar baixinho, e estar atrás do grande homem"

Por Evilásio Júnior, João Gabriel Galdea, Maiana Marques e Rafael Rodrigues.

Bahia Notícias: Qual a importância de ser a única mulher que conseguiu se eleger deputada federal na Bahia?

Alice Portugal: Em primeiro lugar é a garantia de que a voz da mulher esteja presente nos espaços de poder. Obviamente, no Brasil nós temos uma sub-representação das mulheres. O Brasil passa vexames internacionais quando comparado a países como Paraguai, Namíbia, Moçambique e a Espanha, onde 50% do parlamento é para cada gênero. A Argentina tem 46% do parlamento composto por mulheres. Então, não é possível que um país onde você tem 52% do eleitorado feminino, onde as mulheres são a maior parte dos aprovados em concursos públicos, onde a maioria dos professores universitários brasileiros é de mulheres, você ter uma sub-representação de 8% no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados. E aqui na Bahia, nessa nossa chapa, nós tínhamos três mulheres candidatas, e somente eu em condição de eleição. E uma eleição muito disputada com, literalmente, homens fortes.