Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sábado, 11 de setembro de 2010

Eleições 2010 para Governador

IBOPE: WAGNER MANTÉM 49%; SOUTO CAI PARA 15%


Pesquisa Ibope/TV Bahia de Intenções de votos para o Governo do Estado aponta o candidato petista à reeleição, Jaques Wagner, com 49% dos votos – mesmo índice registrado no último levantamento, do dia 27 de agosto. O postulante Paulo Souto (DEM), com 15%, seguiu a tendência de queda das últimas consultas. Na pesquisa do dia 6 de agosto, registrava 19%, e havia apresentado queda no dia 27, para 18%. Geddel Vieira Lima (PMDB) manteve-se estagnado com 12%, mesmo índice do início do mês. Marcos Mendes (PSOL) e Luiz Bassuma (PV) registraram 1% cada. Dos 1.512 entrevistados, 7% declararam votar nulo e 16 % dizem estar indecisos. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 36975/2010. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 9 de setembro.

(Rafael Rodrigues)

Fonte; Bahianoticias.com


Ferrovia Oeste-Leste



O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Francisco das Neves, anunciou nesta sexta-feira (10), em Salvador, que na próxima quinta-feira (16) a empresa vai abrir as propostas comerciais enviadas pelos consórcios que disputam a execução das obras e serviços de engenharia do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, com extensão de mil quilômetros ligando Ilhéus a Barreiras, na Bahia.

O anúncio aconteceu durante palestra no seminário “150 Anos de Ferrovia na Bahia”, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O presidente da Valec acredita que até o final deste mês de setembro seja assinada a ordem de serviço para o início das obras, bastando para isso que a licença de instalação da ferrovia seja concedida pelo Ibama, que tem até o dia 30 de setembro para se pronunciar. ”Acredito que a licença será concedida, pois a Valec tem atendido todas as exigências ambientais feitas pelo órgão. Com a licença em mãos e a ordem de serviço assinada pelo presidente, podemos colocar as máquinas para funcionar”, completou José Francisco.

Nesta primeira fase da construção da Ferrovia, que vai ligar Ilhéus a Barreiras, serão investidos R$ 4,5 bilhões, com previsão de entrega da obra para 2012. A Ferrovia se constituirá num eixo ferroviário que dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de elo para interligar aquela região aos outros pólos do país, através da conexão que terá com a Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis (TO).

A ferrovia formará um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha, instalado em Ilhéus, na Bahia, e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.

A Ferrovia de Integração Oeste Leste faz parte Complexo Logístico Intermodal Porto Sul, que é composto por vários empreendimentos interdependentes e com modais interligados, entre eles o Porto Público de Ilhéus e o Terminal de uso privativo da Bahia Mineração (Bamin).

Conheça o passo a passo do projeto:

- Em 2008, foram iniciados os estudos para a definição de traçado e os de impacto ambiental;
- Em 2009, a empresa realizou concorrência pública para a contratação de empresa de engenharia para a elaboração do projeto básico de infraestrutura e superestrutura ferroviária e de estudos operacionais;
- Em 23 de março de 2010, o Ibama concedeu a Licença Prévia;
- Em 23 de agosto de 2010, a Valec recebeu as propostas técnicas e comerciais de 12 consórcios, para a execução das obras e serviços de engenharia do trecho de mil quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste Leste, que vali ligar Ilhéus e Barreiras, na Bahia;
- Dia 16 de setembro de 2010, depois de analisar as propostas técnicas, a Valec vai abrir as propostas comerciais das concessionárias;
- Até 30 de setembro de 2010, prazo do Ibama para divulgar parecer sobre a Licença de Instalação.
Tão logo as autoridades ambientais concedam a Licença de Instalação, a Valec dará início às obras no trecho que vai de Ilhéus a Caetité. O objetivo da Valec é chegar em julho de 2012 com o trecho Ilhéus-Barreiras, de cerca de 1.000 km, totalmente concluído.

Maior ‘adversário’ de Serra já não é Dilma, é o eleitor

ABr

Depois da muda, ocorrida há coisa de duas semanas, José Serra voa sobre a campanha com aparência renovada.

De tucano, Serra converteu-se em carcará –aquele pássaro malvado que pega, mata e come.

Em sua nova fornada de números, divulgada na noite desta sexta (10), o Datafolha informa: não funcionou.

Serra vive o seu momento pânico. Já experimentou de tudo. Na fase tucana, o bico grande, bonito e doce revelou-se inútil.

Com o bico de carcará –pequeno, pontudo e perverso— serviu veneno a uma platéia que pede a continuidade do pudim.

O vaivém de Serra pode ser visto de dois ângulos. Num, positivo, o observador é tentado a concluir que o candidato não tinha alternativas.

Enquanto deu, posou de oposicionista light. Quando os amigos e a família foram ao caldeirão da Receita Federal, elevou o tom.

Noutro ângulo, negativo, enxerga-se um candidato errático e oportunista. Errático por tentar se apropriar do legado que o dono do testamento diz ser de outra.

Oportunista por ter alardeado só agora uma violação de sigilo que admite conhecer desde janeiro, quando diz ter “alertado” Lula.

Seja como for, independentemente da lupa que se utilize, o resultado é a visão de um Serra batido.

Considerando-se os grandes números do Datafolha, o quadro é estacionário. Na última semana, Dilma reteve seus 50% e Serra escorregou de 28% para 27%.

Mergulando-se no miolo do relatório do instituto, descobre-se a existência de movimento.

O problema é que, nos pontos em que se mexeram, os números sorriram ora para Dilma ora para Marina, jamais para Serra.

Sorriram para Dilma, por exemplo, em Pernambuco e na Bahia. Entre os pernambucanos, ela foi de 64% para 67%. Serra, de 21% para 18%.

Entre os baianos ela subiu de 60% para 64%. Ele desceu de 22% para 18%.

Dilma caiu cinco pontos percentuais na faixa de eleitores com escolaridade superior. Para onde foram os votos? Quatro pontos percentuais engordaram o cesto de Marina.

Dilma despencou sete pontos entre os eleitores de maior renda familiar. Nesse universo, Marina beliscou seis pontos percentuais.

Disseminou-se a percepção de que, em matéria de sucessão presidencial, Serra é mesmo um político azarado.

Em 2002, época em que sopravam os ventos da mudança, cavalgava a continuidade. Em 2010, tempo de continuidade, encarna a mudança.

Numa leitura condescendente do processo, pode-se dizer que, hoje, o adversário de Serra é Lula, não Dilma. Tomado pelo Datafolha, Lula é um eleitor notável.

Quase metade do eleitorado (45%) declara que, “com certeza”, vota em quem o presidente indicar. Outros 18% afirmam que “talvez” votem no indicado de Lula.

Somando-se os dois percentuais chega-se ao potencial de transferência de votos de Lula para Dilma: 63%.

Sobram para Serra os 29% que rejeitam o nome apontado pelo “dedaço” de Lula. Um contingente que ele tem que dividir com Marina.

Numa análise menos edulcorada da campanha, chega-se à conclusão de que o problema de Serra não é Lula nem Dilma, mas o eleitor.

O dono do voto informa, uma pesquisa atrás da outra, que não deseja Serra. É como se dissesse ao pesquisador: "Não me importune mais com suas perguntas. Já decidi".

A 23 dias do fatídico 3 de outubro, vive-se sob a égide da precipitação. Lula antecipara a campanha em mais de dois anos.

E o eleitor, contente com a atmosfera benfazeja em que se misturam as bolsas e o crescimento econômico, parece ávido por antecipar o resultado.

Há uma semana, 69% achavam que Dilma vence. Hoje, compartilham dessa idéia 72%.

Na conta do Datafolha, somados apenas os votos válidos, Dilma fica com 56%. Ou seja, o triunfo pode chegar no primeiro turno.


Fonte:http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br

Escrito por Josias de Souza às 23h48

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Saúde:Hospital do Subúrbio

Hospital do Subúrbio beneficiará um milhão de pessoas

A partir de terça-feira (14), a população baiana ganhará o Hospital do Subúrbio uma nova unidade de saúde para reforçar o atendimento na área para o subúrbio ferroviário e bairros próximos, além da Região Metropolitana de Salvador. A expectativa é de que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas. A inauguração oficial acontece um dia antes e já nesta sexta-feira, lideranças sociais e jornalistas serão acompanhados pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, que fará uma apresentação técnica sobre o funcionamento e instalações do novo equipamento de saúde.

A unidade é a primeira viabilizada pela Parceria Público-Privada (PPP) e vai disponibilizar atendimento aos casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédica, neste último caso para adultos e crianças. São 268 leitos de internação, incluindo uma unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica. O hospital também contará com o programa de Internação Domiciliar (ID), com capacidade inicial para atendimento a 30 pacientes.

A unidade contará ainda com unidade de bioimagem, raios X, tomógrafo, ultrassonografia, endoscopia e eletrocardiograma, laboratório, central de material esterilizado, lavanderia, farmácia centralizada, serviço de engenharia clínica, serviços de fisioterapia, nutrição, dietética, farmácia e apoio logístico. O investimento, em torno de R$ 45 milhões, ainda vai gerar 1,6 mil empregos. O novo hospital será administrado pelo consórcio Prodal Saúde S.A., vencedor da licitação para Parceria Público-Privada (PPP). O grupo deve equipar e manter o hospital por dez anos, contratar pessoal e adquirir equipamentos. Esta é a primeira PPP na área de saúde pública hospitalar do Brasil.

Eleições 2010

Apostando em Dilma, 'Economist' questiona força de futuro governo

Revista afirma que poder da candidata do PT pode ser maior no papel do que na prática.


A revista britânica The Economist traz na edição desta semana uma reportagem sobre as eleições brasileiras na qual dá como praticamente certa a vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, mas questiona o alcance do poder que ela terá num futuro governo.

Fazendo um panorama das principais disputas em jogo na votação de 3 de outubro, a The Economist afirma que, graças ao apoio do presidente Lula e sua incrível popularidade, Dilma deve vencer seu rival José Serra (PSDB), apesar do escândalo envolvendo a quebra do sigilo fiscal da filha do candidato tucano.

A revista aposta que o governo Dilma deve ser o mais forte desde o fim da ditadura, uma vez que o PT pode obter até 390 deputados na Câmara, se contar os aliados, e deve manter sua média de pouco menos de 60% dos senadores necessários para aprovar emendas na Constituição.

No entanto, esse cenário pode não se refletir em poder concreto para a nova presidente, segundo a The Economist. O maior obstáculo de Dilma deve vir de dentro do próprio partido, uma vez que ela só se filiou ao PT apenas em 2001 e não cresceu dentro do partido: sua candidatura foi imposta por Lula.

"Os principais parceiros da coalizão que apoiam o PT já estão falando de ministérios e vantagens que esperam obter", afirma a revista. "Com mais assentos e uma líder mais fraca que seu antecessor, o próximo governo pode parecer mais forte no papel do que na prática."


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CASA PRÓPRIA


Crédito para casa própria atinge recorde histórico


Ainda falta um trimestre para o fim de 2010 e, mais uma vez, o crédito para casa própria fornecido pela Caixa Econômica Federal já ultrapassou o recorde do ano passado. Em 2009, ao todo, R$ 47 bilhões foram concedidos para o setor. Já em 2010, somente até setembro, R$ 47,6 bilhões em crédito imobiliário haviam sido liberados.

A previsão é que, até dezembro, mais de R$ 70 bilhões em financiamentos tenham sido negociados. "O recorde é absolutamente histórico. Só para se ter uma idéia, começamos em 2003 com R$ 5 bilhões em crédito para casa própria”, comemorou a presidente do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho. “Nós tivemos, em 2008, que já foi um recorde, R$ 23 bilhões. No ano passado, chegamos novamente a outro recorde, de R$ 47 bilhões."

A projeção anterior do banco era de R$ 60 bilhões até o final de 2010. Contudo, de acordo com essa nova projeção de R$ 70 bilhões da Caixa, o ano fechará com crescimento de 48,8% no crédito imobiliário. Isso representará bem mais de um milhão de contratos de financiamento durante 2010, outra marca recorde.

Minha Casa, Minha Vida

A Caixa também apresentou balanço parcial do Minha Casa, Minha Vida. Desde o lançamento do programa, em abril de 2009, foram fechados 630,8 mil contratos de unidades habitacionais, no valor de R$ 35,8 bilhões.
Entretanto, ainda estão sendo analisadas outras 418,8 mil propostas contratuais. Só neste ano, até o momento, 355,3 mil contratos foram assinados, que correspondem a investimentos da ordem de R$ 21,8 bilhões. E a expectativa é crescer ainda mais.

Outras fontes

O vice-presidente de controle e risco da Caixa Econômica Federal, Marcos Vasconcelos, afirma que o banco pretende captar dinheiro no mercado ainda este ano para usar no crédito imobiliário, “porque os recursos do FGTS e da poupança que financiam os programas de habitação e concessão de crédito imobiliário no Brasil serão insuficientes no futuro”.

Vasconcelos prevê o volume concedido em crédito imobiliário chegue a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos anos. Atualmente, o volume está apenas em 4% do PIB. A presidente da Caixa ressalta que a idéia principal é que "não haja nenhuma dificuldade para o cidadão comprar sua casa".

Acompanhe aqui a cobertura diária da campanha de Dilma pelo Twitter.

Venda da indústria inicia 2º semestre em alta e bate recorde no ano.

Em julho, indicador avança 3,6% e, no ano, sobe 11,4%, novo recorde.
Emprego industrial cresce 0,5% no 13º mês seguido de elevação, informa.


O faturamento da indústria iniciou o segundo semestre em alta, com um crescimento de 3,6% de junho para julho, e avançou 11,4% nos sete primeiros meses deste ano contra igual período de 2009, informou nesta quinta-feira (9) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio dos indicadores industriais.

Segundo dados da entidade, o crescimento registrado no acumulado deste ano é o maior para este período desde o início da série histórica, em 2005. "Após acomodação no trimestre anterior, a atividade industrial volta a crescer no terceiro trimestre", informou a entidade.

Recorde também no ano
Segundo o economista Marcelo de Ávila, da CNI, o resultado até julho já assegura uma taxa de expansão de, pelo menos, 8,4% no faturamento da indústria para todo este ano, o que também representará novo recorde histórico. Até o momento, a maior expansão das vendas da indústria havia sido registrada em 2008 (+5,4%). A série da entidade tem início em 2005.

"O crescimento é forte, mas está acontecendo em cima de uma base deprimida [por conta da crise financeira internacional, que gerou uma queda de 4,3% no faturamento em 2009]. Está havendo uma recuperação em 'V' e não em 'W' como alguns economistas previam. É bem possível que fique acima de 10% neste ano", disse Ávila a jornalistas.

Mais cedo, representantes do comércio estimaram um crescimento também de dois dígitos para este ano, o maior para o setor desde 2004.

Fonte:http://g1.globo.com/

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Marcelo Barreto 65 100


Os Voluntários do Sertão já estão em Caetité


Os Voluntários do Sertão chegaram neste domingo (05.09) a Caetité e foram recebidos de forma calorosa pela comunidade caetiteense, que se caracteriza
como bastante acolhedora.
As aeronaves da Força Aérea Brasileira – FAB e da Passaredo Linhas Aéreas, provenientes
de Ribeirão Preto - SP pousaram no aeroporto de Guanambi ao meio dia, e, em seguida
os 200 profissionais que irão atender 20.000 pessoas durante esta semana sentiram o
calor humano dos caetiteenses que foram ao seu encontro no Alto do Brás, seguindo
em carreata que passou por várias ruas da cidade, anunciando a chegada do maior
Projeto Voluntariado do Brasil e que está em nossa cidade graças ao empenho d
o prefeito Zé Barreira, que em contato com o empresário Dorinho, idealizador
do referido projeto, ofereceu todas as condições de infraestrutura e logística para
que a população caetiteense possa usufruir do atendimento gratuito nas modalidades
médicas: Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia,
Psicologia, Oftalmologia, Cardiologia, Odontologia e Enfermagem, além da realização
de cirurgias de pequeno porte.
Os atendimentos serão realizados na UPA III e nas comunidades de Brejinho das Ametistas,
Pajeú do Vento e Cercado.
A Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Lopes, pede a colaboração das
pessoas da zona urbana no sentido de possibilitar o atendimento à população
da zona rural na segunda, terça e quarta-feira, ou seja, nos três primeiros
dias de trabalho dos Voluntários do Sertão em Caetité, e, na quinta e s
exta o atendimento será dirigido a população da cidade.
Além da parceria da Prefeitura de Caetité, o Projeto Voluntários do Sertão
tem também o apoio e colaboração da Caetité Turismo, Diocese de Caetité,
Roberto Transportes, Medley, Força Aérea Brasileira – FAB e Passaredo Linhas Aéreas.

Mais informações acesse o site dos voluntarios www.voluntariosdosertao.org

Manchete do G1 Portal de Notícias da Globo.



Número de residências próprias cresceu 13,4% em 5 anos, diz IBGE Participação dos domicílios próprios no total, no entanto, ficou estável. Das 42,8 milhões de casas próprias em 2009, 2,5 milhões eram financiadas.



O número de domicílios próprios cresceu 13,4% de 2004 a 2009, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Apesar da alta numérica, a participação dos domicílios próprios no total de residências permaneceu estável no período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com 2008, houve uma alta de quase 300 mil domicílios. Em termos percentuais, no entanto, houve queda, de 74,4% em 2008 para 73,6% em 2009.

Dos cerca de 42,8 milhões de domicílios próprios verificados em 2009, 2,5 milhões ainda estavam em aquisição (financiados), cerca de 4,3% do total.

A proporção de alugados chegou a 17,0% no ano passado, representando 10,0 milhões de domicílios, contra 15,4%, em 2004 (8,0 milhões). Já os domicílios cedidos somavam 5,2 milhões (8,8%), em 2009, ante 5,2 milhões em 2008 (8,4%.

Moradores nos domicílios
Segundo o levantamento do IBGE, desde 2004 houve queda na parcela de domicílios com cinco moradores ou mais. De 2008 para 2009, a queda foi de 10,8% para 10,6% do total.

Na outra ponta, as proporções de domicílios com dois ou três moradores cresceram, entre 2004 e 2009, de 42,8% para 47,7%. Em 2004, a proporção de domicílios com apenas 1 morador era de 10,4% e, em cinco anos, esta proporção cresceu para 12,0% dos domicílios.

Fonte:http://g1.globo.com/

O Brasileiro confia em LULA é a Força do povo Brasileiro

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Presença do Canditado a Deputado Estadual Marcelo Barreto 65100 PCdoB em Caetité.