Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 30 de março de 2012

Caetité: Piso salarial dos professores é o melhor da Bahia


Secretária de Educação: "Professor reconhecido tem mais ânimo para exercer a sua profissão". Enquanto a Bahia e outros 10 Estados brasileiros não garantem o piso salarial para professores, o município de Caetité comemora esta grande conquista pela educação.

Mesmo com a medida estabelecida em lei desde 2008, mais de 10 Estados brasileiros não garantem o cumprimento do novo piso salarial para os professores, anunciado pelo MEC em 27 de fevereiro de 2012, no valor de R$ 1.451 referente a 40 horas semanais.

Essa é uma realidade vivida pela maioria das prefeituras municipais do Brasil, em contrapartida, o município de Caetité comemora o pagamento de um dos melhores salários da Bahia, que hoje chega ao valor de R$ 2.064,54 (salário base para professores com título de pós-graduação, fora outras vantagens).

Para a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Caetité, Rosemária Joazeiro Pinto de Souza, o salário pago aos professores representa um grande avanço na Educação, “Professor reconhecido tem mais ânimo para exercer a sua profissão. Ganham os nossos alunos, a nossa educação e o nosso município”, avaliou a Secretária Municipal. Ainda segundo a UPB, o valor do piso salarial, para professores com jornada semanal de 40 horas, representou reajuste de 22,22% em relação ao ano passado. Segundo o levantamento da Folha de São Paulo ao menos 11 Estados não têm prazo para se adaptar.

Fonte: Folha Online

quinta-feira, 29 de março de 2012

Site da Folha de São Paulo publica o problema da falta d'água na Bahia, e destaca a situação do município de Caetité.

Cidade baiana cancela Carnaval fora de época por causa da seca
A estiagem que fez a Bahia decretar situação de emergência em 158 cidades obrigou o município de Caetité (651 km de Salvador) a cancelar a micareta que aconteceria no próximo mês. O prefeito José Barreira (PSB) considerou que não há condições de realizar a Micaetité, que aconteceria de 27 a 29 de abril. Não chove no município desde dezembro, e a seca atinge seus 48 mil habitantes. Em alguns bairros, só chega água uma vez por semana. Até as creches têm ficado sem abastecimento. Cerca de 90% da safra de feijão e milho está perdida, calcula a administração municipal. A vazão dos poços artesianos caiu de 10 mil para 4.000 litros por hora. "A realização [da festa] seria uma incoerência diante do atual quadro do município", disse Barreira. O prejuízo ainda não foi calculado, mas, segundo o prefeito, em outras edições da micareta a cidade chegou a receber 10 mil visitantes. A prefeitura informou que a decisão de cancelar o Carnaval fora de época foi tomada em acordo com diretores de blocos e associações carnavalescas. Os contratos firmados pelo município foram suspensos sem custos para os cofres públicos.

terça-feira, 27 de março de 2012

Visita dos Vereadores à Mirabela Mineração.






Visita dos Vereadores à Mirabela Mineração, ela fica localizada no Município de Itagibá-Ba, a 8km de Ipiaú, 140km de Ilhéus, 60 km de Jequié e a 370km de Salvador. A visita dos vereadores de Caetité a convite da Bamin , foi uma oportunidade para que os Vereadores conhecessem , com funciona todo o processo de exploração de minas. O vereador Zacarias ficou adimirado com tanta tecnologia empregada na exploração do níquel , realizado pela empressa , e com a segurança empregada no trabalho.

Caetité: Após audiência pública população fica mais preocupada com a situação da água.




Vereadores e Prefeito cobraram explicações da Embasa e não obtiveram.Na noite desta segunda-feira (26/03), no Cine Teatro Pax, aconteceu à audiência Pública sobre o grave problema do abastecimento de água da cidade. A mesma foi solicitada pela Câmara de Vereadores de Caetité que convidou a sociedade em geral a participar. Diante de uma plateia que lotou o local, o que se viu foi vereadores, prefeito e a população aguardarem ansiosos as repostas da Embasa sobre o racionamento da água e a solução para o problema.

domingo, 25 de março de 2012

Caetité: Prefeitura entrega mais uma obra a comunidade.






















Na noite de sábado (24/03) na comunidade de Juazeiro, o Governo Trabalho e Desenvolvimento entregou com muita festa, mais uma obra.

Trata-se de uma quadra poliesportiva totalmente equipada para a prática de futsal, vôlei, basquete e randebol. A construção foi feita com recursos da Prefeitura Municipal e da Caixa Econômica Federal , fiscalizada pela Secretaria de Infraestrutura. O espaço vai trazer mais lazer e esporte para os jovens e amantes da prática.

O Deputado Estadual Paulo Câmara também prestigio o grande momento para a comunidade de Juazeiro.

O prefeito de Caetité José Barreira se mostrou emocionado com a multidão, agradecendo a todos pela confiança depositada e por acreditaram em dias melhores para Caetité.
“...Agradeço a todas as pessoas que acreditaram em dias melhores para nossa Caetité. Aí está a quadra poliesportiva tão sonhada, sonho realizado!!! É uma satisfação está entregando esta obra no meio de tanta gente, Obrigado por todos que estão aqui...” Afirmou o prefeito em sua fala.

Caetité: Audiência pública debate problema de abastecimento de água de cidade.

Será realizada nesta segunda (26/03), a partir das 19:30 h no Cine Teatro Pax a audiência solicitada pela Câmara de Vereadores de Caetité, que discutirá o grave problema de abastecimento de água da cidade.

A audiência contará com a presença de diversas autoridades, dentre elas, representantes da Embasa, maior envolvida e questionada sobre a questão.

Caetité vive hoje, um colapso no abastecimento de água. Apesar de estamos apenas no mês de março a população já enfrenta o questionado racionamento. A situação se agrava a cada dia, já que as chuvas que caem não estão sendo capazes de restabelecer os mananciais que abastecem a cidade.

A audiência propôs o esclarecimento das dúvidas sobre o problema e o que estar sendo feito para amenizar e restabelecer a normalidade do sistema.

A população de Caetité estar convidada a participar deste ato democrático e tão importante para nossa sociedade. Compareçam.

Fonte: Caetité Notícias (redação)