Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Energia Eólica é tema de Mesa Redonda em Caetité.


Os empreendimentos de Energia Eólica que estão sendo instalados na região foram motivos para tema de uma Mesa Redonda em Caetité nesta semana.

A Mesa Redonda foi organizada pelo vereador do PCdoB de Caetité, Zacarias F. Nogueira, nas comemorações dos 89 anos do PCdoB no Brasil.

O tema: "Energia Eólica trazendo o Desenvolvimento para o Semiárido" teve como palestrantes Antonio Marques da empresa Polimix Energia e Ney Maron da Renova Energia.

A Polimix Energia já comprou 4.640 hectares de terra no município de Caetité para a implantação de parque eólico que produzirá 450 megawatts (MW) de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com cerca 1,5 milhão de habitantes, a exemplo de Recife, capital de Pernambuco, ou Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

A Renova Energia já lançou a pedra fundamental para 14 parques que serão instalados nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã. Os parques vão formar o maior complexo eólico do Brasil.

A Mesa Redonda comemorativa aos 89 anos do PCdoB, com palestra sobre energia Eólica, foi realizada nesta quarta-feira (23-03), no Auditório da Casa Anísio Teixeira, às 19 horas.

Os trabalhos da mesa foram coordenados pelo Advogado Mario Rebouças, o evento contou com a participação do Prefeito Zé Barreira, da Vice-Prefeita e presidente do diretório municipal do PCdoB Drª. Fátima, do Secretário de meio ambiente do município João Portela, do presidente do diretório municipal do PT Andersom P. de Azevedo do Pe. Osvaldino e de outras autoridades.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O Prefeito Zé Barreira participou da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da Adutora do Algodão.

O Prefeito Zé Barreira esteve na manhã desta terça-feira (29.03) na cidade de Guanambi, onde participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início da construção da Adutora do Algodão, pelo Governador Jaques Wagner e pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.


A Adutora do Algodão, com previsão para ser concluída no fim de 2012, terá 235 quilômetros de tubulação e vai levar água do Rio São Francisco para mais de 250 mil pessoas que moram na região de Guanambi, no Sudoeste do estado. Serão investidos R$ 76 milhões na obra que é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional.

A estrutura resolverá um problema de racionamento que é antigo na região. Sempre que chega o período de estiagem os moradores sofrem com a falta de água. “Espero que a obra possa trazer tranquilidade para a população. Os reservatórios que atendem a região não têm capacidade suficiente e essa adutora é uma solução definitiva”, disse Wagner.

Além de Guanambi, a adutora vai beneficiar os municípios de Matina, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Malhada, Igaporã, Rio do Antônio e o distrito de Pajeú do Vento (Caetité). Segundo o ministro da Integração, já estão sendo realizados estudos para que a adutora seja estendida e chegue até a cidade de Caetité, assim como aos distritos de Maniaçu e Brejinho das Ametistas. “Esse é o desejo do Governo do Estado e nós do Ministério já estamos trabalhando neste sentido”.

Sessão Especial na Câmara de Vereadores discute situação da cadeia pública de Caetité.

Nesta segunda-feira (28.03) foi realizada na Câmara de Vereadores de Caetité uma Sessão Especial requerida pelo Vereador Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira, após solicitação do Juiz de Direito da Vara Crime, Dr. Ronaldo Alves Neves Filho, para discutir a situação da cadeia pública local.

Estiveram presentes, o Presidente da Câmara, Vereador Eudes José dos Santos, os Vereadores Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira, Júlio César Teixeira Ladeia, Zacarias Nogueira, Júlio César de Carvalho Ladeia, João da Silva Chaves, Cláudio Borges, José Lopes e Manoel da Palma, o Prefeito José Barreira de Alencar Filho, a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Sra. Cléia Montenegro, o juiz de Direito da Vara Crime, Dr. Ronaldo Alves, o Promotor de Justiça, Dr. Anderson Cerqueira, o Coordenador da 22ª COORPIN e Representante da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Dr. Fabiano Aurich, o Delegado de Polícia de Caetité, Dr. Arilano Kleber, o Capitão Pedro Paulo Fiúza de Araújo, representando o Coronel Jaime do 17º Batalhão PM, Frederico Souza, representando o Dr. Clóvis Torres, Vice-Presidente da BAMIN, Marcelo Bernardes, representando Dr. Ney Maron, Presidente da Renova Energia, o Padre Osvaldino Alves Barbosa, representando a Pastoral Carcerária, além de representantes da sociedade civil e membros da comunidade.

Reunião dos Moradores da Feira Velha com o Prefeito Zé Barreira e o Vereador Zacarias


No último dia 22/03 aconteceu na sede da embasa uma reunião com os moradores da Praça Rodrigues Lima popular Feira-Velha solicitada pelos moradores juntamente com o Vereador Zacarias, onde foram feitas algumas reivindicações ao Sr.Prefeito com a reforma da Praça um guarda noturno,construção de banheiro público e o calçamento da Rua Deolino, entre outras reivindicações.Estiveram presentes da reunião o Prefeito Zé Barreira, a vice-prefeita Drª.Fátima, o secretário de administração Aldo Gondim os vereadores Zacarias F.Nogueira e João do Povo , lideres e a comunidade em geral.

Reportagem e Fotos de Ana Patrícia