Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Educação
| ||
11/11/2010 | ||
A fim de colaborar na consolidação das políticas de fortalecimento do Ensino Médio, o Ministério da Educação propõe o Programa Ensino Médio Inovador como um apoio para promover inovações pedagógicas nas escolas públicas de modo a fomentar mudanças necessárias na organização curricular desta etapa educacional e o reconhecimento da singularidade dos sujeitos que atende. Trata-se, portanto, de direcionar políticas públicas por meio de um programa específico viabilizando inovações para o currículo do Ensino Médio. |
Gabarito do Enem será divulgado ainda nesta sexta, diz MEC
Exame e divulgação do gabarito haviam sido suspensos pela Justiça.Espaço para reclamações também estará disponível nesta sexta.
O gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a página para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados pelo erro na folha de respostas devem ser lançados ainda nesta sexta-feira (12), de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).
A prova e todos os procedimentos referentes ao Enem haviam sido suspensos, em todo o país, no início desta semana, depois de uma liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar e liberou o Enem.
Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana. Logo depois da primeira prova, no sábado, alguns inscritos reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.
Fonte:http://g1.globo.com/
Um dos andares seria destinado à história e toda a trajetória política do petista, desde os tempos de sindicalismo no ABC paulista. Outro andar seria reservado aos presentes e comendas recebidos pelo presidente ao longo dos oito anos de mandato. Lula também terá um gabinete, de onde deve despachar e receber visitas. O Instituto Lula seguirá o modelo usado por outros ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton.
Segundo a fonte, Lula e Marisa já visitaram o local. Em princípio, o Presidente avaliou que o prédio seria “muito grande”. Já Marisa – que deverá dar a palavra final – gostou do espaço. Além disso, alguns dos apoiadores do instituto argumentam que o presidente tem muita coisa a ser mostrada e preservada, o que justificaria o espaço escolhido. Por isso, a expectativa é de que o petista aprove o projeto. O instituto deverá ser inaugurado no início do próximo ano.
Petistas e algumas lideranças revelaram que a primeira “missão” do instituto será coordenar as discussões sobre a reforma política, que Lula já anunciou que irá comandar assim que deixar a Presidência. Para engrossar o coro pela reforma, inclusive, Lula já tem pedido o apoio de alguns aliados. Um dos “convocados” é o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT).
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Desigualdades.
A vigência do fundo se esgota no fim de 2010. Sua prorrogação só é possível enquanto ele estiver válido.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem (09), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 507/10, que prorroga por tempo indeterminado o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza.
O fundo é responsável pela manutenção de programas da Seguridade Social. Ele recebia recursos da extinta CPMF e, agora, se candidata aos recursos do futuro pré-sal.
Para o deputado Daniel, líder do Bloco de Esquerda da Câmara, a prorrogação do Fundo é de extrema importância, pois atende as necessidades dos brasileiros mais carentes, que estão abaixo da linha da pobreza.
Tramitação
Copa 2014
A terceira maior cidade brasileira, de acordo com o Senso IBGE 2010, Salvador amarga o triste título de líder no ranking de turismo sexual entre as 12 cidades-sedes.
A capital baiana ocupa a primeira posição em número de denúncias de exploração sexual de jovens e adolescentes – de janeiro até a última quarta-feira (03), foram registradas 393 denúncias segundo informações do Disque-Denúncia 100.
Os períodos de alta estação, quando o fluxo turístico é maior, são os de maior incidência. A Copa do Mundo, portanto, se enquadra exatamente nesse perfil, já que são esperados em torno de 600 mil visitantes. "Vamos nos engajar na defesa desse tema e exigir que todos os planos de qualificação para a Copa absorvam essa temática em seus programas", garantiu o secretário extraordinário para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello.
O secretário adianta que pretende lançar gibis e cartilhas com manuais de proteção da criança e do adolescente, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, para distribuição gratuita durante o Mundial de Futebol. A Secopa também irá adotar o selo com a estampa do mundo e uma criança grafada, símbolo do combate à violência e exploração de menores, em todos os materiais de divulgação e de trabalho da secretaria.
"Que existe um problema relacionado ao turismo com exploração sexual de menores no Brasil, é uma realidade que precisa ser observada e combatida pelo Estado brasileiro; não em função da Copa, mas em defesa da criança e adolescente", ressalvou Campello. Ele defende que seja feito um cruzamento das informações do Disque-Denúncia com os casos constatados de violência e abuso sexual a partir de dados da Polícia, da Delegacia de Proteção ao Menor, dos Conselhos Tutelares e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fonte:http://www.daniel.org.br/
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Instituto do Meio Ambiente (IMA) da Bahia emitiu, na quinta-feira, 4/10, a licença de implantação da mina da Bahia Mineração (BAMIN) em Caetité, no sudoeste do Estado. A aprovação é um dos momentos mais importantes para o Projeto Pedra de Ferro, que vai extrair minério de ferro naquela região e escoar o produto pela Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), até Ilhéus, no sul da Bahia, de onde o minério será exportado para o exterior.
A notícia da emissão da licença foi comemorada pelo vice-presidente da BAMIN, Clovis Torres, que vê a decisão do IMA como mais um reconhecimento de que a empresa desenvolveu um projeto afinado com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “A BAMIN tem como princípio conciliar sua atuação com a busca do desenvolvimento das comunidades onde terá influência e respeitar o meio ambiente, por isso as várias etapas para a implantação do projeto estão sendo vencidas”, afirma Torres.
O projeto Pedra de Ferro iniciará sua produção no ano de 2013 e a previsão é de que a BAMIN irá exportar 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O empreendimento torna a Bahia o terceiro estado brasileiro com a maior produção do minério, cujo crescimento da demanda vem acompanhando o avanço da indústria siderúrgica.
Obtida a licença da mina, a expectativa agora é de que em breve seja emitida, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a licença prévia do Terminal Portuário de Uso Privativo da BAMIN em Ilhéus. Com base no posicionamento favorável do Conselho Gestor da APA Lagoa Encantada / Rio Almada, a construção do terminal já recebeu a anuência da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia.