Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bahia Mineração recebe licença ambiental para exploração de mina em Caetité (BA)

Instituto do Meio Ambiente (IMA) da Bahia emitiu, na quinta-feira, 4/10, a licença de implantação da mina da Bahia Mineração (BAMIN) em Caetité, no sudoeste do Estado. A aprovação é um dos momentos mais importantes para o Projeto Pedra de Ferro, que vai extrair minério de ferro naquela região e escoar o produto pela Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), até Ilhéus, no sul da Bahia, de onde o minério será exportado para o exterior.

A notícia da emissão da licença foi comemorada pelo vice-presidente da BAMIN, Clovis Torres, que vê a decisão do IMA como mais um reconhecimento de que a empresa desenvolveu um projeto afinado com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “A BAMIN tem como princípio conciliar sua atuação com a busca do desenvolvimento das comunidades onde terá influência e respeitar o meio ambiente, por isso as várias etapas para a implantação do projeto estão sendo vencidas”, afirma Torres.
O projeto Pedra de Ferro iniciará sua produção no ano de 2013 e a previsão é de que a BAMIN irá exportar 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O empreendimento torna a Bahia o terceiro estado brasileiro com a maior produção do minério, cujo crescimento da demanda vem acompanhando o avanço da indústria siderúrgica.
Obtida a licença da mina, a expectativa agora é de que em breve seja emitida, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a licença prévia do Terminal Portuário de Uso Privativo da BAMIN em Ilhéus. Com base no posicionamento favorável do Conselho Gestor da APA Lagoa Encantada / Rio Almada, a construção do terminal já recebeu a anuência da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia.
Francisco Ribeiro

Nenhum comentário: