Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sábado, 28 de janeiro de 2012

Confira as dicas para combater a Dengue na sua casa

Proteja sua família e vizinhança com ações simples.

A prevenção é a única arma. A principal é evitar a água parada. E os cuidados devem ser redobrados nos períodos chuvosos. Confira se você está em dia neste combate:
- mantenha sua caixa d’água, tonéis, tanques e tambores sempre muito bem tampados;
- guarde garrafas de vidro ou pet, baldes, vasos de plantas vazios e com boca para baixo;
- entregue pneus velhos para a empresa de limpeza pública. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto;
- escorra a água dos vasos de planta. Coloque areia até a borda do pratinho;
- mantenha a lixeira sempre tampada e feche bem os sacos plásticos;
- coloque areia também nos cacos de vidro nos muros que possam acumular água;
- retire a água acumulada da laje;
- lave com bucha e sabão em água corrente os vasilhames para água de animais domésticos, pelo menos uma vez por semana;
- lave com bucha e sabão as paredes internas dos depósitos de água. Remova folha ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água;
- deixe a tampa dos vasos sanitários sempre fechada;
- tome cuidado especial com tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, embalagem plástica e de vidro, copo descartável ou qualquer outro objeto que possa acumular água. Coloque tudo em um saco plástico, feche bem e jogue no lixo.
- Muita atenção também com o acumulo de água parada em lixos depositados nos quintais e em terrenos baldios. Proprietário de terreno vago deve mantê-lo limpo e isento de qualquer tipo de depósito de água parada.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

40 Associações Comunitárias de Caetité participam de capacitação em formação de lideranças comunitárias

Projeto visa fortalecer as associações comunitárias do município

Com o objetivo de fortalecer as associações comunitárias de Caetité, através do desenvolvimento dos aspectos humanos, gerenciais e políticos, a Bahia Mineração – BAMIN, em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Projeto Associação Viva, promove capacitação em liderança comunitária.
40 associações comunitárias do município participam da capacitação, que teve início em outubro de 2011 e terá duração até março de 2012. O curso é ministrado pelo Instituto Aliança, apresenta carga horária de 40 horas, e é dividido em módulos que tratam de assuntos relevantes à gestão, como: democracia e participação cidadã, gestão de associações (aspectos políticos, jurídicos, financeiros), formalizaçãolegalização das associações, planejamento estratégico participativo, captação de recursos financeiros, formas de parcerias, dentre outros assuntos que visam contribuir para uma participação social mais coletiva das associações, na articulação de políticas e viabilização de parcerias que proporcionem mais qualidade de vida às comunidades.
Para a Gerente de Desenvolvimento Social e coordenadora do Projeto Associação Viva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cátia Virgínia, essa ação é de extrema importância para o desenvolvimento do município nas suas especificidades. “O líder comunitário sabe exatamente quais as necessidades e potencialidades da sua localidade e, a partir disso, se torna um elo pelo progresso. A qualificação vem para orientar melhor as ações das lideranças”, avalia Cátia.
Após a conclusão do curso, serão realizadas visitas técnicas às Associações para o acompanhamento da implantação do Planejamento Estratégico, com oferecimento de possíveis apoios complementares.

Mais parcerias em capacitações: A Renova Energia, em parceria com a Prefeitura de Caetité, ofereceu cursos de Pedreiro, Armador de Ferragens e de Carpinteiro com a qualidade SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. 120 pessoas foram beneficiadas gratuitamente com os cursos, realizados nos meses de julho, agosto e setembro de 2011, com carga horária entre 60 e 80 horas.

Associação Viva: Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que fornece apoio às Associações Comunitárias. Dentre as ações desenvolvidas, estão as constantes capacitações; incentivo a produção de agricultura de subsistência como forma de melhorar a renda da família; assistência à saúde, com atendimentos médicos, odontológicos e psico-sociais; agendamento para o mutirão de emissão dos documentos gratuitos, em parceria com o Sinebahia, dentre outras ações pelo resgate da cidadania e da qualidade de vida da população. Hoje, existem 86 Associações Comunitárias da zona urbana e rural cadastradas no Projeto Associação Viva.


ASCOM
Curso Gratuito de Informática terá início em Fevereiro

A inclusão digital também traz desenvolvimento social

O Centro Digital de Cidadania de Caetité – CDC/TELECENTRO oferece o curso gratuito de inclusão digital de informática básica. As inscrições acontecerão entre os dias 06 e 17 de fevereiro, no Centro de Capacitação Professora Marlene Montenegro C. de Oliveira, na Avenida Nilo Peçanha, nº 146, Buenos Aires.
Para se inscrever, é preciso ter mais de 15 anos e estar munido de RG, CPF e foto 3X4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. As vagas são limitadas. Para maiores informações, ligue no 3454-2613.
Além de cursos, o CDC oferece diversos serviços gratuitos, como acesso a internet, digitação e impressão de trabalhos escolares, segunda via de contas e certidões fornecidos através de sites do governo. Visite o CDC para se cadastrar e usufruir deste espaço que é todo seu!

Centro Digital de Cidadania e Telecentro Comunitário
Prefeitura de Caetité
Secretaria Municipal de Assistência Social
Governo da Bahia

ASCOM