Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Luz para Todos pode ser prorrogado

Fim do programa está previsto para ano que vem
DO BAHIA TODO DIA | 09/11/2013 | 19h44

Previsto para terminar em 2014, o programa federal Luz para Todos pode ser prorrogado, segundo o Ministério de Minas e Energia, após reconhecer que haverá casas sem luz ao final do projeto.  

Para continuar levando energia elétrica a milhões de casas no pais, será necessário um novo decreto presidencial para garantir que o dinheiro dos fundos federais abastecidos por parte da conta de luz dos consumidores continue sendo aplicado em projetos de universalização do serviço.

O secretário de Energia Elétrica do ministério, Ildo Grüdtner, disse que o fim do Luz para Todos no próximo ano terá impacto tarifário. "Quando [a universalização do serviço] ficar apenas sob responsabilidade das distribuidoras, pode ser necessária uma reavaliação do programa", disse.

Ainda segundo Grüdtner, as áreas isoladas dificultam o acesso e a universalização, mas o governo mantém a expectativa de bater a meta de mais 295 mil ligações até dezembro de 2014.

"A região Norte é uma das mais difíceis, por questões como a floresta, clima e população esparsa. É uma região muito complexa. Realmente há dificuldade, mas trabalhamos para vencer todas", declarou.

Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca é intensificado em Caetité

À partir de novembro, município passa a contar com 13 caminhões pipas abastecendo 114 comunidades, com mais de 900 pipas mensal

Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2013 às 17h13Cliques: 51
O trabalho conjunto da Operação Pipa e da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos garante mais de 1200 pipas mensalmente que abastecem as comunidades rurais de Caetité.
O Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca - OPERAÇÃO PIPA, comandado pelo Ministério da Defesa Exército Brasileiro, passa a contar, a partir de novembro, em Caetité, com 13 caminhões pipas abastecendo 114 comunidades, que representa 2.633 famílias, totalizando 13.162 pessoas abastecidas com água apropriadas para consumo humano.
O Programa Operação Pipa comemora a intensificação do combate à seca ao longo deste ano no município, iniciando com 7 caminhões, que abastecia 40 comunidades. Hoje, além dos 13 pipas da operação, a Secretaria de Recursos Hídricos conta com mais 5 caminhões pipas em seu quadro (sendo o último adquirido recentemente pelo município através do Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento /PAC – 2). O trabalho conjunto da Operação Pipa e da Secretaria Municipal garante mais de 1200 pipas mensalmente.
Para o Gerente de Recursos Hídricos, Sr. Sidney Dias, que também é o Presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC, esta ação muito gratificante resulta de um grande empenho da Secretaria Municipal. “Buscamos todas as formas para apoiar os moradores da zona rural do nosso município que sofrem pela escassez de água, talvez a maior dos últimos tempos.” Salientou o gerente.
 
CONFIRA AS COMUNIDADES CADASTRADAS QUE PASSAM A CONTAR COM A OPERAÇÃO PIPA EM NOVEMBRO:
 
 
MANANCIAL
DISTRITO
COMUNIDADES
HABITANTES
01Sede
Caetité
Cabeça da Onça128
02Sede
Caetité
Lagoa do Meio 58       
03Sede
Caetité
Lage 33      
04Sede
Caetité
Curicaca 68        
05Sede
Caetité
Curral Velho237       
06Quebra-Braço
Caetité
Cajazeira 76       
07Sede
Caetité
Paulo112       
08Sede
Caetité
Lagoa da Vargem134        
09Escadinha
Caetité
Lagoa do Jacaré 73        
10Escadinha
Caetité
Jacu 56       
11Escadinha
Caetité
Limeira 85        
12Escadinha
Caetité
Caraíbas de Sta. Luzia 48       
13Escadinha
Caetité
Lagoa Azul212       
14Escadinha
Caetité
Serragem279       
 
 
Secretaria Municipal de Recursos Hídricos - João da Silva Chave