Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sábado, 11 de dezembro de 2010

Lula na Bahia

Lula na Bahia: Clima de despedida em ato político em Ilhéus

Nesta que, talvez, seja a última visita de Lula à Bahia enquanto Presidente da República, o atual mandatário da nação desembarcou em Ilhéus, no sul do estado, na tarde de sexta-feira (10/12), para assinar a ordem de serviço para construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. São quatro lotes até Caetité, totalizando 536 quilômetros - aproximadamente um terço da extensão total de mais de 1,5 mil km. O investimento é de R$ 7,3 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento.

“Muita gente não acreditava que essa Ferrovia fosse sair do papel. Estamos acordando e transformando um sonho, que começou em 1790, a se tornar realidade em dezembro de 2010”, afirmou Lula. O projeto idealizado pelo engenheiro Vasco Neto, falecido em outubro passado aos 94 anos, é uma das prioridades do PAC e irá inserir a Bahia na rota central de escoamento da produção de grãos e minérios. O trajeto final irá cortar 32 cidades e ligar o estado até Figueirópolis, no Tocantins.

A Ferrovia integra o Complexo Logístico Intermodal Porto Sul, que inclui a construção do Porto e do Aeroporto Internacional de Ilhéus. “Se tudo der certo, a companheira Dilma estará aqui, quem sabe em março ou abril, anunciando o começo da construção do Porto”, vislumbrou Lula. O local que irá abrigar o porto de águas profundas e com capacidade para atracar navios de grande porte já está disponibilizado.

O evento reuniu autoridades locais, os senadores eleitos Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de estado, vereadores e os empresários dos consórcios vencedores da licitação; além do governador Jaques Wagner (PT) e do ministro dos Transportes, o baiano Paulo Sérgio Passos, que inclusive colocou o Ministério à disposição para dar todo subsídio e aporte necessários até a conclusão das obras. “Uma ferrovia tem a capacidade de elevar o padrão econômico e social de uma região. Esta, em especial, vai servir ao Oeste da Bahia para o escoamento da sua produção de grãos, à região produtora de minérios, mas também como grande corredor que se abre para o Centro-Oeste brasileiro. Portanto, não é só um projeto de desenvolvimento da Bahia, mas de todo Brasil”, pontuou.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner assinam nesta sexta-feira (10) em Ilhéus, a ordem de serviço para o início das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), no primeiro trecho, entre Ilhéus e Caetité. A solenidade acontece no Centro de Convenções de Ilhéus. A Ferrovia Oeste-Leste vai ligar o litoral Sul da Bahia ao Oeste do Estado, trazendo o minério e a produção agropecuária de uma área que se estende de Caetité a Barreiras, para serem embarcados via Ilhéus; além de interligar o Estado às regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil

A ferrovia também estabelece um canal de ligação com a Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás e o Oceano Pacífico (via Peru). Os investimentos para a construção da ferrovia, incluídos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), chegam a R$ 6 bilhões até 2012.
O governador Jaques Wagner considera que “a construção da ferrovia é um momento de glória e a concretização de um projeto que estava nas gavetas havia mais de cinquenta anos. Trata-se de uma obra importante, porque vai trazer muito desenvolvimento para o oeste e por todo o percurso até Ilhéus”.

Durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira (09) no Hotel Jardim Atlântico em Ilhéus, o presidente da Valec, José Francisco das Neves destacou o compromisso do Governo Federal em implantar um novo modelo de descentralização de logística para o Brasil com a Ferrovia Norte-Sul. O encontro contou ainda com a presença do coordenador executivo da Casa Civil do Governo do Estado, Eraci Lafuente.

Para Neves “Ilhéus representa um novo caminho para o soerguimento econômico da região”. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste ligará Ilhéus a Caetité e está dividida em quatro lotes, que totalizam 537 km. Ainda segundo o presidente da Valec a previsão é que sejam gerados mais de 17 mil empregos diretos e 50 mil indiretos até o fim das obras, que devem ser concluídas no fim de 2012. No próximo dia 22, o presidente Lula inaugura na cidade de Ouro Verde (GO) um trecho da ferrovia que vai se estender até Estrela do Oeste (SP), num total de 679 km.
Geração de empregos
A utilização de mão-de-obra local, investimentos na área de pesca e em estudos que diminuam o impacto da obra sobre o meio-ambiente, a exemplo do Plano de Manejo da Lagoa Encantada, foram alguns dos pontos levantados por Eraci Lafuente. “Todos os recursos que serão investidos na obra serão reproduzidos em serviços para a população local”, ressaltou.

A expectativa, segundo Lafuente, é que sejam utilizados menos de 800 hectares dos 1700 hectares desapropriados para o Porto Sul, complexo intermodal que será construído na rodovia Ilhéus/Itacaré, próximo à localidade de Ponta da Tulha e que vai abrigar ainda Zona de Processamento de Exportação (ZPE), porto off shore, aeroporto internacional, entre outros equipamentos.

“Esse novo conceito de logística sustentável está permitindo que o Complexo e a Ferrovia sejam pensadas levando em consideração todos os fatores que garantam uma efetiva melhoria na qualidade de vida da população. Por isso, para 2011 o Governo Federal deve voltar a contemplar Ilhéus com mais unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, assim como vem garantindo que outras ações em cidade do entorno da obra”, destacou Eraci Lafuente.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010





Foto: Google
No que será uma das últimas visitas oficiais do presidente Luiz Inácio da Silva, o líder nacional visitará a cidade de Ilhéus, no sul do Bahia, nesta sexta-feira (10). Ele assinará ordens de serviços para o início das obras de quatro trechos da Ferrovia Leste-Oeste, que ligará a importante região produtora de grãos ao Porto Sul. O primeiro lote da estrada de ferro, situado entre os municípios de Caetité e Ilhéus, já se encontra com sua licença de instalação. No entanto, a visita que deverá ser a última à região de Lula como presidente, não será apenas de festividades. Um movimento intitulado Comitê de Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região prepara uma série de reinvidicações que serão entregues na visita oficial. Em uma delas, o grupo promete cobrar a execução das obras de duplicação da BR-415, que liga Vitória da Conquista à Costa do Cacau.

Projeto Pedra de Ferro





Hoje (7), em Caetité, aconteceu a 2ª reunião ordinária da Comissão de Acompanhamento do Projeto Pedra de Ferro com a seguinte programação: Informes gerais; Distribuição do Kit Institucional (Regimento Interno e Ata de Instalação da Comissão); Apresentação do Projeto Pedra de Ferro com uma palestra do Dr. Fernando Rizatto, Engenheiro de Minas, que fez uma abordagem sobre a importância do Projeto da Bahia Mineração e os aspectos técnicos das operações unitárias da mina e usina desenvolvidas para a produção de concentrado do minério de ferro e o cronograma de implantação do projeto da BAMIN; Política de Segurança da empresa e os conceitos básicos do minério; e a avaliação dos projetos sociais da empresa - TRANSFORMAR E CIRCUITO DO LIXO, que atendem as comunidades de Caetité e Pindaí.

O evento contou com as presenças da Secretaria do Meio Ambiente de Caetité, Bioconsultoria Ambiental Ltda., INGÁ, ONG PRISMA, APAG - Associação dos Produtores de Alho de Guirapá, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pindaí, Câmara Municipal de Caetité, Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo, entre outras entidades. A reunião foi coordenada pelo Presidente da Comissão, João Antônio Portela Lopes, e o Secretário Executivo, Moiséis Rocha Brito.