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sábado, 11 de dezembro de 2010

Lula na Bahia

Lula na Bahia: Clima de despedida em ato político em Ilhéus

Nesta que, talvez, seja a última visita de Lula à Bahia enquanto Presidente da República, o atual mandatário da nação desembarcou em Ilhéus, no sul do estado, na tarde de sexta-feira (10/12), para assinar a ordem de serviço para construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. São quatro lotes até Caetité, totalizando 536 quilômetros - aproximadamente um terço da extensão total de mais de 1,5 mil km. O investimento é de R$ 7,3 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento.

“Muita gente não acreditava que essa Ferrovia fosse sair do papel. Estamos acordando e transformando um sonho, que começou em 1790, a se tornar realidade em dezembro de 2010”, afirmou Lula. O projeto idealizado pelo engenheiro Vasco Neto, falecido em outubro passado aos 94 anos, é uma das prioridades do PAC e irá inserir a Bahia na rota central de escoamento da produção de grãos e minérios. O trajeto final irá cortar 32 cidades e ligar o estado até Figueirópolis, no Tocantins.

A Ferrovia integra o Complexo Logístico Intermodal Porto Sul, que inclui a construção do Porto e do Aeroporto Internacional de Ilhéus. “Se tudo der certo, a companheira Dilma estará aqui, quem sabe em março ou abril, anunciando o começo da construção do Porto”, vislumbrou Lula. O local que irá abrigar o porto de águas profundas e com capacidade para atracar navios de grande porte já está disponibilizado.

O evento reuniu autoridades locais, os senadores eleitos Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de estado, vereadores e os empresários dos consórcios vencedores da licitação; além do governador Jaques Wagner (PT) e do ministro dos Transportes, o baiano Paulo Sérgio Passos, que inclusive colocou o Ministério à disposição para dar todo subsídio e aporte necessários até a conclusão das obras. “Uma ferrovia tem a capacidade de elevar o padrão econômico e social de uma região. Esta, em especial, vai servir ao Oeste da Bahia para o escoamento da sua produção de grãos, à região produtora de minérios, mas também como grande corredor que se abre para o Centro-Oeste brasileiro. Portanto, não é só um projeto de desenvolvimento da Bahia, mas de todo Brasil”, pontuou.

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