Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

quinta-feira, 10 de maio de 2012

COOPERCICLI DE CAETITÉ DÁ EXEMPLO DE COMO SE FAZ COLETA SELETIVA LIXO


 Em Caetité, o lixo que antes ia parar no lixão do município, poluindo o meio ambiente, hoje tem um destino nobre e se reverte em renda para 25 famílias. Em fevereiro de 2009, a Prefeitura Municipal de Caetité, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, implantou a Cooperativa Coopercicli com o objetivo de realizar a Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. O processo contribui com a preservação da natureza, com a geração de emprego e renda e com a inclusão social na cidade.

   Além da Coleta Seletiva, a Coopercicli realiza também a compostagem, o que diferencia a Cooperativa de Caetité das outras da região do Sudoeste da Bahia. A compostagem é um processo de transformação do lixo orgânico em adubo orgânico. Após a transformação, o adubo é empacotado e, assim como os materiais reciclados, é vendido. Estima-se que a compostagem proporcione um aumento de 15% na renda dos cooperados.

   A Coopercicli vem conquistando melhorias nas condições de trabalho e na quantidade de materiais coletados. No início, eram 14 cooperados, que arrecadavam, em média, 8 toneladas de materiais recicláveis ao mês, o que revertia em uma renda de, em média, R$80,00 para cada cooperado. Hoje, os 25 cooperados arrecadam, em média, 30 toneladas ao mês, e ganham cerca de R$350,00.

   Outra grande conquista da Coopercicli, que vem contribuindo expressivamente no processo da Coleta Seletiva em Caetité, é a parceria entre a Bahia Mineração e a Prefeitura Municipal, firmada em 2010, com a implantação do Projeto Circuito do Lixo, executado através da Bainema - empresa de Salvador especializada em gestão de resíduos.

   O Projeto Circuito do Lixo atua junto à sociedade intensificando a conscientização ambiental e apoiando a Coopercicli com assessoria técnica especializada e em investimentos importantes ao seu funcionamento. A cooperativa já comemora melhorias em sua infraestrutura, com a aquisição de equipamentos destinados à coleta (prensa de grande porte, balança eletrônica, 10 carrinhos e um caminhão que fica a disposição da coleta dos materiais recicláveis no município) e a instalação de seis Ecopontos (Pontos de Entrega Voluntária) em locais estratégicos da cidade para facilitar a entrega dos materiais pela população.

Hoje, o maior desafio da Coopercicli é atingir o índice de coleta indicado ao município de Caetité que, segundo estudos especializados, é de 70 toneladas ao mês. Mas para isso é preciso conquistar um maior apoio da população. Se todos adotarem esta ideia, ganha a cidade, ganha a natureza, ganha a Coopercicli.


 Atenciosamente,

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité
Jornalista Responsável: Giselle Ribeiro Quintão
Registro Profissional: MG 10106 JP

(77) 3454-8050 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A campanha de vacinação contra a gripe continua. Proteger é cuidar

As pessoas que estiverem imunizadas estarão prevenidas contra o vírus da influenza e suas complicações. A imunização contribui para a redução de internações hospitalares, óbitos e em gastos com medicamentos para tratamento de infecções. Estudos comprovam que a imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Para prevenir a doença, também é essencial adotar certas medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e proteger a boca ao tossir ou espirrar.

A Campanha contra a Gripe 2012 garante a vacinação gratuita para todas as pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a 2 anos, gestantes e  profissionais da área da saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa, das 8 às 17 horas.
A vacinação nas comunidades rurais tem data específica. A população deve ficar atenta quanto ao dia e ao local. Consulte o seu agente comunitário de saúde ou se informe na Secretaria de Saúde, no 3455-8055 ou 3455-8056.

Durante a Campanha, crianças de zero a cinco anos receberão as doses das outras vacinas que estiverem atrasadas. Quem tiver o cartão de vacinação, deverá levá-lo para conferência.
Compartilhe

Conselheiros Tutelares de Caetité são empossados



Os Conselheiros foram escolhidos através de seleção, que incluiu eleição direta da comunidade

No dia 04 de maio, aconteceu, na Câmara de Vereadores de Caetité, cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente do município. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Caetité, agora está composto pelos seguintes membros: Luciana Alves Pereira, Daniana Pereira Cotrim, Edna Trindade da Silva Borges, Ronildo da Cruz / Ana Ernestina Chaves e Marinalda Souza Pereira, que tem mandatos de 03 (três) anos, do período de 2012 a 2015.
O processo de seleção dos conselheiros foi composto inscrição, prova escrita e eleição, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério Público.
No ato da posse, os novos membros do CMDCA se comprometeram a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município, agindo como porta-vozes das suas comunidades, atuando junto aos órgãos e entidades para assegurar uma vida digna às crianças e adolescentes de Caetité.

Para o Vereador Zacarias único vereador presente na cerimônia de posse dos conselheiros tutelares, “Os conselheiros são de suma importância para atender crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade e do estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; ou em razão de sua conduta”. (Vereador Zacarias)



Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité







Caetité: Ciclo de inauguração continua. Praça Pompeu Fernandes é entregue a população.

Um antigo sonho dos moradores do Bairro Pernambuco foi realizado ontem (05/05). A Praça Pompeu Fernandes antiga reivindicação, foi entregue pelo prefeito José Barreira e sua equipe em clima de festa. A obra foi construída em parceria com a Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Caetité. O projeto aprovado na gestão do ex-Secretário de Infraestrutura Paulo Assis foi executado por firma contratada através de licitação pública.

A associação do Bairro Pernambuco agradeceu ao prefeito pela iniciativa e homenageou o mesmo mostrando a gratidão dos moradores com a entrega da praça e da Capela de Santo Antônio.

Cleia Montenegro, Secretária de Assistência Social,  relembrou o tempo em que morada na região e agradeceu os moradores pela paciência e afirmou que as pessoas só devem prometer se forem capazes de cumprir.

“...Só prometo se puder cumprir, e foi o que eu fiz, a praça está ai para quem quiser ver...” Afirmou Cleia.

Esteve presente ao ato inauguração o Deputado Federal José Rocha, autor da emenda parlamentar que viabilizou os recursos para construção da obra.  José Rocha demonstrou em sua fala a alegria de poder está presente neste grande momento e reafirmou seu compromisso com Caetité, terra que tem bastantes amigos e companheiros de luta. Colocou-se ainda a disposição do Prefeito para trazer mais recursos e obras para a cidade.

O prefeito José Barreira agradeceu ao Deputado pelo empenho e toda a equipe da Secretaria de Infraestrutura. Citou ainda a presteza do engenheiro Paulo Assis quando esteve à frente da cadeira da secretaria.

“... Todas essas obras que estamos inaugurando, teve o dedo do Engenheiro Paulo Assis, sei de seu empenho quando esteve à frente dos projetos...” Falou José Barreira.

O prefeito lembrou-se da reforma do mercado que foi entregue a população esta semana, mostrando a importância da obra e da padronização das barracas que trarão maior comodidade aos usuários da feira livre. Afirmou ainda que nos próximos vinte dias estará entregando o melhor mercado de comercialização de carnes do sudoeste baiano.

Após a oficialização da inauguração da Praça, ouve show musical que animou o público presente. Mais uma obra de relevância entregue a população.