Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Barras na Bahia

Foto fonte:http://terramagazine.terra.com.br




Diáro de Pernambuco: Barra (BA) - No município de Barra, no sertão da Bahia, onde o presidente Lula foi visitar as obras de revitalização do Rio São Francisco, muitas pessoas ainda desconhecem o que quer dizer revitalização e também não sabem se as obras vão trazer benefícios para o município e a população. "Acho que tem a ver com a divisão das águas. Acho que se mexer com esse rio pode faltar água aqui pra gente", disse a dona de casa Valdina Pereira Torres, afirmando que estava ali para ver o presidente. Assim como ela, o desempregado Gilmario de Souza desconhecia o trabalho que está sendo feito no Rio São Francisco. Questionado sobre o que era revitalização, disse nunca ter ouvido a palavra, mas afirmou que o rio está precisando de ajuda.
A moradora de Barra Ana Machado Paixão acreditava que o evento se tratava do anúncio de construção de novas casas. Já a dona de casa Maíres de Brito Vieira confundiu revitalização com transposição. A revitalização é o trabalho feito para recuperar o Rio São Francisco com ações como o reflorestamento da mata ciliar e a dragagem de pontos onde o rio perdeu profundidade. Já a transposição é o conjunto de obras destinado a levar a água do Rio São Francisco a regiões cujo abastecimento de água é precário devido à seca. Apenas o funcionário público Clovis Lopes Guimarães soube detalhar o projeto. "A revitalização é para melhorar a condição de vida do rio, não soubemos proteger e está ocorrendo muito assoreamento", afirmou.
Fonte:blogdesabafopais.blogspot.com

Lula no Sertão































Obra no São Francisco só será reconhecida quando pronta, diz Lula
No último dia da viagem para vistoria às obras de integração e revitalização do Rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as pessoas irão reconhecer a importância da obra apenas quando ela estiver pronta e a população sentir o efeito da mudança. "Não estamos tirando água de ninguém, não era justo a gente deixar essa quantidade imensa de água ir para o mar e não tirar um pouquinho dela para levar ao semiárido para 12 milhões de nordestinos que vivem em uma situação extremamente difícil", disse ao defender hoje o projeto, no município de Cabrobó, Pernambuco. Durante o discurso, o presidente voltou a criticar a oposição. "É como jogador que está no banco de reserva, diz que é amigo do que está jogando, mas fica doidinho para o que está jogando tomar cartão vermelho ou se machucar para entrar no lugar dele. O papel da oposição é ver defeito." Lula lembrou que evitou fazer promessas sobre a integração do Rio São Francisco antes de se eleger. Ele reafirmou que candidatos "duas caras" diziam ser contra ou a favor das obras de acordo com a posição dos governos dos estados por onde o rio passa. Pela manhã, o presidente participou de encontro com trabalhadores do eixo norte, um dos dois canais que estão sendo construídos para integrar o rio às bacias do Nordeste Setentrional. Esse eixo vai atender aos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte e já teve 13,7% da obra executados, de acordo com informação do Ministério da Integração Nacional. (Agência Brasil)


Fonte:blogdesabafopais.blogspot.com

Lula cita golpe de Honduras para defender a reforma da ONU


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exemplificou com o golpe de Honduras para defender uma reforma que fortaleça os organismos multilaterais. “Em Honduras, o que a OEA (Organização dos Estados Americanos) fez? Fez as reuniões, tomou as decisões, e simplesmente o golpista não atendeu a nada", argumentou Lula, ao comentar para a imprensa a escolha do Brasil para o Conselho de Segurança da ONU.





Lula em Floresta: reforma do conselho pode sair este ano


"Se tivesse maior representatividade política, a ONU decidiria e os países cumpririam”, disse o presidente. Lula falou aos jornalistas durante visita às obras de transposição do Rio São Francisco, em Floresta, no sertão de Pernambuco, a 440 km do Recife.

Lula lembrou que "há 15 anos o Brasil tem reivindicado uma reforma no no Conselho de Segurança da ONU". E declarou-se "muito otimista de que este ano nós iremos conseguir fazer uma reforma no Conselho de Segurança da ONU, nos seus membros permanentes". A escolha do Brasil hoje, por 182 votos em 183, foi para um mandato de dois anos.

“Se a ONU quiser voltar a ter representatividade, tomar as decisões e essas decisões serem executadas, ela tem que reformar o conselho e colocar outros países (como membros permanentes)”, disse Lula.

Fonte:vermelho

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Adutora do Rio São Francisco






Fonte: EMBASA

Revitalização do Rio São Francisco









Revitalização do Rio São Francisco

O ministério da Integração Nacional e a Codevasf estão comprometidos com a execução de importamte obras no âmbito do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do Govervo Federal.

Até 2010 serão aplicados mais de R$ 1,5 bilhão em obras de contenção de processos erosivos das margens dos rios, revegetação das bacias hidográficas, proteção de encostas, recomposição das matas ciliares, implantação de sistemas de esgotamento sanitário, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos, construção de vilas para os ribeirnhos, entre outras ações.
Fonte:Codevasf
Blogdolatinha.blogspot.com

Caetité: Conferência Territorial de Cultura do Sertão Produtivo debate construção de teatros e cinemas

Uma série de manifestações culturais, na tarde desta quinta-feira (15), marca o início da Conferência Territorial do Sertão Produtivo, que será realizada até sexta-feira (16) no município de Caetité, a 750 km de Salvador. O ponto alto será a apresentação do Terno de Reis da comunidade Boa Sorte, a única da região que possui uma mulher no comando da zabumba - grande tambor, também conhecido como bumbo, usado em uma das principais danças do folclore popular brasileiro, o Bumba-meu-boi.

O evento está sendo realizado até às 22h de hoje, no Centro Territorial de Educação Profissional, no centro da cidade. No segundo dia, as atividades vão ser realizadas das 8 às 17h.

Após a realização das manifestações culturais, que começaram às 15h e contam com a participação do coral Anjinho de Deus e de encenações teatrais, o município se mobiliza para debater e apresentar propostas para o segmento de cultura no território. São esperadas cerca de 400 pessoas no encontro entre gestores cuturais, artistas, comunidade local e representantes do governo e dos 19 municípios do Sertão Produtivo.

Uma das principais dificuldades do Sertão Produtivo, como sinaliza a gerente de cultura de Caetité, Sônia Silveira, é a ausência de um conselho e de uma secretaria de cultura. “A cultura já melhorou significativamente na Bahia nos últimos anos, mas precisamos de conselhos e secretarias que permitam a gestão cultural do Território de Identidade”.

Na avaliação do representante de cultura do Sertão Produtivo, Hygor da Silva Almeida, além da criação de conselhos e secretarias, a conferência territorial será o momento de se discutir a criação de um museu no território, além de teatros e salas de cinema. “São 17 municípios e cinco teatros, três dos quais em Caetité. Das três salas de cinema existentes, duas também ficam neste município. A grande expectativa é que todos os municípios possuam seus próprios equipamentos culturais”, diz.

Dia do Professor

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan -
28 de Setembro
Argentina
- 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril

Fontes: Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Projeto de abastecimento de água da região terá investimento de cerca de R$ 170 milhões

gerente do Pólo Regional da Embasa em Caetité, Paulo Ledo, anunciou que um grande projeto de abastecimento de água na região já começou.

De acordo com o gerente Paulo o projeto unificará os sistemas integrados de abastecimento de água de Guanambi com o da Torta em Igaporã e o do Rio do Antonio. Segundo Paulo Ledo esta é uma das maiores obras da região nos últimos tempos. São cerca de R$ 170 milhões de investimento. Inicialmente sairá uma linha principal do rio São Francisco que vai até o sistema integrado de Guanambi e está estimado em R$ 140 milhões. É uma verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal que será aplicado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e será assessorada pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). A adutora sairá do rio São Francisco com uma vazão de 500 litros de água por segundo (0,5m3/s).

Uma estação grande será construída no Julião, nas proximidades do rio São Francisco, onde a água será tratada e servida a 18 localidades da região ente municípios e distritos, alem de pequenos locais rurais por onde passará a adutora.

O projeto básico do sistema integrado de Guanambi está pronto e o projeto executivo deve ficar pronto até dezembro. A Codevasf quer licitar a obra em janeiro ou fevereiro do próximo ano. O projeto que inicialmente atenderia apenas a região de Guanambi agora contemplará a cidade de Caetité e a zona rural estendendo até Ibitira no município Rio do Antonio.

Como parte do processo haverá Audiências Públicas nesta semana: em Guanambi nesta quarta-feira (14) às 14 horas na Câmara de Vereadores, em Malhada nesta quinta-feira (15) às 14 horas e em Pindaí na próxima sexta-feira (16) às 9 horas.

Silvano Silva

DRT-BA: 4393

Fonte:http://www.educadorasantana.com.br

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Filme LuLa , O Filho do Brasil

Não adianta chorar

O filme Lula, o Filho do Brasil, a ser lançado no inicio do ano eleitoral de 2010 vai dar o que falar. Nem tanto pela história da vida do Lula que chegou a Presidência da Republica. É que a Petrobras deverá levar o filme em seu ônibus-cinema para as cidades mais longínquas do País. A oposição não terá o que protestar: Lula não é candidato a nada. A revista IstoÉ, publicou hoje uma matéria sobre o filme. Veja

Fonte: Blog Amigos do Presidente Lula

Daniel Almeida assume presidência do PCdoB na Bahia


O deputado federal Daniel Almeida, líder do PCdoB na Câmara, foi eleito presidente estadual do partido na tarde de domingo, ao final da Conferência estadual, no Bahia Othon Palace. “É uma honra para qualquer militante ser eleito presidente de um partido democrático e de massa como é o PCdoB. O nosso desafio agora é manter a onda vermelha e dar um salto político na mesma dimensão das eleições municipais de 2008, quando fizemos 18 prefeituras”, destacou.

Daniel, que já ocupou o cargo em 2001 e 2002, substitui Péricles de Souza, responsável pela indicação do deputado. “A renovação é natural, sinal da unidade entre os quadros do PCdoB, e o que prevalece é uma continuidade; são novos atores de uma mesma peça, que vai se adaptando e progredindo conforme o cenário político”, afirmou Souza, que dirigiu o partido nos últimos seis anos.