Uma série de manifestações culturais, na tarde desta quinta-feira (15), marca o início da Conferência Territorial do Sertão Produtivo, que será realizada até sexta-feira (16) no município de Caetité, a 750 km de Salvador. O ponto alto será a apresentação do Terno de Reis da comunidade Boa Sorte, a única da região que possui uma mulher no comando da zabumba - grande tambor, também conhecido como bumbo, usado em uma das principais danças do folclore popular brasileiro, o Bumba-meu-boi.
O evento está sendo realizado até às 22h de hoje, no Centro Territorial de Educação Profissional, no centro da cidade. No segundo dia, as atividades vão ser realizadas das 8 às 17h.
Após a realização das manifestações culturais, que começaram às 15h e contam com a participação do coral Anjinho de Deus e de encenações teatrais, o município se mobiliza para debater e apresentar propostas para o segmento de cultura no território. São esperadas cerca de 400 pessoas no encontro entre gestores cuturais, artistas, comunidade local e representantes do governo e dos 19 municípios do Sertão Produtivo.
Uma das principais dificuldades do Sertão Produtivo, como sinaliza a gerente de cultura de Caetité, Sônia Silveira, é a ausência de um conselho e de uma secretaria de cultura. “A cultura já melhorou significativamente na Bahia nos últimos anos, mas precisamos de conselhos e secretarias que permitam a gestão cultural do Território de Identidade”.
Na avaliação do representante de cultura do Sertão Produtivo, Hygor da Silva Almeida, além da criação de conselhos e secretarias, a conferência territorial será o momento de se discutir a criação de um museu no território, além de teatros e salas de cinema. “São 17 municípios e cinco teatros, três dos quais em Caetité. Das três salas de cinema existentes, duas também ficam neste município. A grande expectativa é que todos os municípios possuam seus próprios equipamentos culturais”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário