Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Enem 2010

Bahia é o terceiro em inscritos para o Enem

Neste fim de semana (6 e 7/11), 428 mil baianos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. O estado é o terceiro em número de inscrição, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Em todo país, aproximadamente 4,6 milhões irão se submeter ao teste, de acordo com dados do Ministério da Educação – MEC.

“Além de se constituir num mecanismo democratizado de analise sobre o rendimento do aluno e da escola, o Enem abre as chances históricas de um aluno oriundo da rede pública ter acesso a uma vaga na universidade, através de programas como o Prouni”, destaca a deputada federal reeleita, Alice Portugal. O Programa Universidade para Todos, implantando em 2005, é um sistema de benefício a estudantes de baixa renda através de bolsas de estudo – integral e parcial de 50% e 25% - em faculdades, centros universitários e universidades. Somente em 2010, foram oferecidas 85.155 bolsas.

Além do Prouni, o Enem também é utilizado como forma de avaliação por 59 universidades federais de todo o país, que o adotam como processo seletivo para os cursos de bacharelado interdisciplinar. Na Universidade Federal da Bahia – UFBA, o Enem serve como fase única para o bacharelado - Artes, Ciências e Tecnologia, Humanidades e Saúde – e para os cursos superiores de Tecnologia - CSTs. No Brasil, mais de 600 Instituições de Ensino Superior utilizam os resultados do Exame como complementação a seus processos seletivos ou mesmo em substituição ao vestibular.

Fonte: www.vermelho.com.br

IBGE revisa PIB de 2008 e eleva crescimento para 5,2%


O IBGE divulgou nesta sexta-feira a revisão final dos dados do PIB (Produto Interno Bruto) de 2008 e constatou que o crescimento da economia naquele ano foi de 5,2%.

Pelos dados preliminares, calculados com base nas informações trimestrais do PIB, a expansão havia sido de 5,1%.

Sob a ótica da produção, a principal diferença foi constatada na indústria, cujo crescimento foi revisado de 4,4% para 4,1%. Em serviços, a taxa passou dos 4,8% preliminares para 4,9%. Já na agropecuária, o dado original de 5,7% foi elevado para 6,1%.

Do ponto de vista da demanda, a maior variação ocorreu no consumo das famílias, que passou de uma taxa de crescimento de 7,0% para 5,7%.

A Formação Bruta de Capital Fixo, que mede os investimentos, teve pequena oscilação, subindo de 13,4% para 13,6%.

Com a revisão, o PIB em valores correntes alcançou um resultado de R$ 3,032 trilhões.

O dado ainda preliminar de 2009, que teve o desempenho afetado pela crise econômica mundial, apontou a primeira retração na atividade econômica desde 1992, com queda de 0,2% no confronto com 2008.

Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta semana, o mercado elevou a previsão para o crescimento do PIB neste ano de 7,55% para 7,60% e manteve a estimativa para 2011 em 4,50%.

Fonte:www.uol.com.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DILMA DIZ QUE REAJUSTARÁ O BOLSA FAMÍLIA


A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) afirmou em entrevista à TV Brasil, na segunda-feira (1), que pretende reajustar o valor do Bolsa Família. Ela disse que ainda não decidiu se o reajuste do benefício fará com que o governo revise o Orçamento da União aprovado para o próximo ano. “Eu pretendo ver isso com mais detalhe. Agora, eu pretendo reajustar os benefícios do Bolsa Família”, afirmou. “O Orçamento é uma peça que está sempre num quadro com o qual você opera. É possível conseguir que haja mais recursos para aquilo, dependendo de suas prioridades. Agora, eu tenho o objetivo de reajustar e garantir os recursos do Bolsa Família para que eles não tenham perdas inflacionárias e que tenham ganho real”, disse Dilma. De acordo com Dilma, a erradicação da pobreza será a meta central de seu governo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eleições 2010

DILMA GANHARIA SEM VOTOS DO NORTE E NORDESTE.


A vitória de Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais, com larga vantagem especialmente nas regiões Norte e Nordeste, gerou, após a apuração deste domingo (31), reações de pessoas descontentes com a vitória da petista, que atribuíram aos eleitores nordestinos o peso decisivo no resultado do segundo turno, na disputa com o “sulista” José Serra (PSDB). Entretanto, o que a apuração do TSE mostra é que Dilma venceria, mesmo sem os votos do Norte e Nordeste. Considerando apenas Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, a candidata do presidente Lula somou 1.873.507 votos a mais do que o tucano. Serra perde até mesmo no Sudeste, onde, segundo cogitam os críticos de nordestinos e nortistas, o PSDB domina. Lá, a petista teve 1.630.614 eleitores a mais do que seu adversário. Esta quantidade supera em 839.695 votos a soma das vantagens que Serra teve no Sul, 656.485, e no Centro-Oeste, 134.434. O resultado da eleição, com a expressiva vantagem de Dilma no Nordeste, gerou uma onda de declarações preconceituosas e fascistas contra nordestinos, especialmente no Twitter.


Fonte:bahianoticias.com.br

Dilma Mulher



Após a divulgação do resultado oficial da votação no segundo turno das eleições presidenciais deste ano, o presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia receberam a recém-eleita presidenta Dilma Roussef no Palácio da Alvorada. “Presidenta!”, cumprimentou Lula, dando em seguida um forte abraço.

Fonte:http://blog.planalto.gov.br/

Eleições 2010


Presidenta vai erradicar a miséria e fortalecer a economia

31.10.2010

A presidenta Dilma Rousseff, eleita com mais de 55,7 milhões de votos, afirmou após sua vitória que fará um governo com foco na erradicação da pobreza, no fortalecimento da economia nacional e fará esforços por uma reforma política que eleve os valores republicanos. A primeira mulher a assumir o comando do Brasil abriu seu discurso assumindo o compromisso de “honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural”, disse.

“Reforço aqui meu compromisso fundamental: a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Ressalto, entretanto, que esta ambiciosa meta não será realizada pela vontade do governo. Ela é um chamado à nação, aos empresários, às igrejas, às entidades civis, às universidades, à imprensa, aos governadores, aos prefeitos e a todas as pessoas de bem. Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte. A erradicação da miséria nos próximos anos é, assim, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida”, afirmou.

A presidenta também alertou a nação que o reforço da economia brasileira terá que se dar pelo mercado interno, já que as nações desenvolvidas estão em dificuldades e continuarão assim por mais alguns anos e seguirão adotando medidas protecionistas. “No curto prazo, não contaremos com a pujança das economias desenvolvidas para impulsionar nosso crescimento. Por isso, se tornam ainda mais importantes nossas próprias políticas, nosso próprio mercado, nossa própria poupança e nossas próprias decisões econômicas”, salientou.

Pré-sal

Dilma frisou que a riqueza do petróleo do pré-sal será direcionada principalmente para o desenvolvimento da nação e não será usado com projetos “efêmeros”. “O Fundo Social é mecanismo de poupança de longo prazo, para apoiar as atuais e futuras gerações. Ele é o mais importante fruto do novo modelo que propusemos para a exploração do pré-sal, que reserva à Nação e ao povo a parcela mais importante dessas riquezas. Definitivamente, não alienaremos nossas riquezas para deixar ao povo só migalhas”, disse.

Ela reafirmou que se empenhará para melhorar a conduta política do Brasil e pediu apoio dos partidos políticos para aprovar uma reforma política. “Nosso país precisa ainda melhorar a conduta e a qualidade da política. Quero empenhar-me, junto com todos os partidos, numa reforma política que eleve os valores republicanos, avançando em nossa jovem democracia”, discursou.

A petista também reforçou seu compromisso com a liberdade de imprensa, de expressão e de credo. “Quem, como eu, lutou pela democracia e pelo direito de livre opinião arriscando a vida; quem, como eu e tantos outros que não estão mais entre nós, dedicamos toda nossa juventude ao direito de expressão, nós somos naturalmente amantes da liberdade. Por isso, não carregarei nenhum ressentimento. Disse e repito que prefiro o barulho da imprensa livre ao silencio das ditaduras”, frisou.

Lula

Emocionada, Dilma falou sobre sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou o que aprendeu com o maior líder que o país já teve.

“Ter a honra de seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria, são coisas que se guarda para a vida toda. Conviver durante todos estes anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu pais e por sua gente. A alegria que sinto pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida. Sei que um líder como Lula nunca estará longe de seu povo e de cada um de nós. Baterei muito a sua porta e, tenho certeza, que a encontrarei sempre aberta”, concluiu.





Fonte:dilma13.com.br

Dilma no mundo!

Os jornais argentinos "Clarín" e "La Nación", "Dilma se converte na presidenta" e "Rousseff se impõe",

O jornal espanhol "El País", "Primeira mulher alcança a Presidência",

O francês "Le Monde", "Rousseff é dada como vencedora".

E o jornal americano "Wall Street Journal" (abaixo), "Dilma Rousseff vence eleição no Brasil".

Mas a cobertura on-line o jornal ja vinha dando desqtaque para vitória da Dilma desde a madrugada. Foi até manchete no "WSJ", "Rousseff lidera voto"

. Na home do "NYT", "Prestes a liderar Brasil".

E assim também, antes e depois, pelos canais CNN e BBC e pelas agências, da AP à Bloomberg.

Coroação

A "Economist", que embarcou na vitória de Dilma no primeiro turno e depois deu editorial contra ela, noticiou sob o título "Nenhuma surpresa desta vez". À tarde, já havia postado a provável vitória, sob o título "Dia da coroação".
O papa perdeu "Guardian" e outros produziram longas reportagens sobre a "revolução evangélica" que mudou a campanha no Brasil.

Depois, os blogs de José Roberto de Toledo e Blue Bus sublinharam que até o papa "cabo eleitoral" perdeu.

O "Financial Times" nem esperou acabar a eleição para arriscar que Palocci "parece certo" para Casa Civil ou Fazenda, assim como Luciano Coutinho.

o "New York Times" deu manchete "Sucessora escolhida pelo líder do Brasil é eleita".

Mais uma hora e, no "China Daily", "Brasil elege primeira mulher presidente".

Enquanto isso, aqui no Brasil....

"Dilma não bate record de votos de Lula" manchete da Folha de São Paulo.

Mas antes....

Às 20h07, na Globo, William Bonner anunciou em plantão que "Pela primeira vez na história o Poder Executivo será comandado por uma mulher

Início da noite, Bonner perguntou a Alexandre Garcia sobre Minas, que criticou, "Aécio prometeu eleger Serra, não está". Após pausa, Bonner contrapôs, "Dilma é mineira, não se pode botar tudo nas costas do senador Aécio".

Àquela altura, Xico Graziano, um dos coordenadores de Serra, já havia tuitado, com eco por todo lado, "Perdemos feio em Minas, por que será?". E em seu discurso, depois, Serra evitou citar Aécio Neves. Nelson de Sá.

Fonte:http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

É muito bom a gente lembrar a entrevista concedida pelo dono do Ibope, Sr. Carlos Augusto Montenegro, nas páginas amarelas da revista Veja.

Ele afirmou taxativamente: "Lula não fará seu sucessor".


Veja - Ao contrário do que muita gente acredita, o senhor aposta que Lula, mesmo com toda a popularidade, não conseguirá eleger o sucessor.

Montenegro - Uma coisa é ele participar diretamente de uma eleição. Outra, bem diferente, é tentar transferir popularidade a alguém. Sem o surgimento de novas lideranças no PT e com a derrocada de seus principais quadros, o presidente se empenhou em criar um candidato, que é a Dilma Rousseff. Mas isso ocorreu de maneira muito artificial. Ela nunca disputou uma eleição, não tem carisma, jogo de cintura nem simpatia. Aliás, carisma não se ensina. É intransferível. "Mãe do PAC", convenhamos, não é sequer uma boa sacada. As pessoas não entendem o que isso significa. Era melhor ter chamado a Dilma de "filha do Lula".

Fonte:http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

domingo, 31 de outubro de 2010


Dilma: “Ninguém vai me separar do Lula”. Mas, o Serra vai tentar

É nesse alvo que o pessoal do Serra vai começar a atirar

O Estadão já percebeu a nova fonte de intriga e difamação.

Deu manchete na página H14:

“Não há ninguém neste país que vai me separar do presidente Lula”, disse Dilma, em frente à Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.



(Ali fica, também, a obra prima de Niemeyer e Portinari, a Igreja de São Francisco de Assis – já que o Brasil, segundo José Serra, é a Nação Mais Fervorosamente Católica do Sistema Solar, onde mulher nenhuma faz aborto – só no Chile.)

A partir de amanhã, com a provável vitória da Dilma, jorrará sangue todo Santo Dia, prometeu o maior dos aliados de José Serra, o notável Thomas Jefferson.

O sangue começará a jorrar com a tentativa de intrigar a Dilma com o Lula.


Fonte:www.coversafiada.com.br


Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil

Com 92,53% dos votos apurados, ela não pode ser alcançada por Serra.Engajamento do presidente Lula impulsionou campanha da candidata.

Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57% - confira os números da votação. Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT.


Eleições 2010


Lula vota e diz que Dilma fará ‘grande governo’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou na manhã deste domingo (31) no colégio João Firmino, em São Bernardo do Campo, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia. Em entrevista coletiva, ele defendeu um “governo republicano” que não discrimine governadores e prefeitos de partidos de oposição.

“Quando vou tratar com governador, não quero saber de que partido é o governador, de que partido é o prefeito, eu quero saber é que aquela pessoa representa uma comunidade e tenho que tratar com o mesmo respeito com quem pertence ao meu partido ou a algum partido aliado”. Em seguida, afirmou que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, seguirá essa mesma linha. “A Dilma sabe disso, aprendeu isso. Eu não tenho dúvida nenhuma de que ela vai fazer um grande governo para este país”, disse.

Eleições 2010

ELEIÇÃO: DILMA JÁ VOTOU EM PORTO ALEGRE


Foto: Globonews/Reprodução

Dilma posa para fotos após votar

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, votou às 9h11 deste domingo (31) no colégio Santos Dumont, em Porto Alegre. Acompanhada pelo governador eleito Tarso Genro (PT), Dilma votou rapidamente, fez sinal da vitória com os dedos e ganhou um beijo do mesário, que mostrava a carteira de identidade que a candidata usou para votar. Em seguida, foi a vez de Tarso Genro votar. Na saída do colégio, Dilma foi cercada por eleitores e jornalistas. A petista foi para a casa da filha, que fica a cerca de 500 metros do local em que votou. A candidata não falou com a imprensa após votar. Informações do G1.