Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Energia Eólica

A indústria dinamarquesa Vestas - maior fabricante no mundo de componentes para a geração de energia eólica - recebeu convite do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, para se instalar na Bahia, durante visita da missão do governo à fábrica mundial da Vestas, em Madri (Espanha). Em reunião, nesta quarta-feira (25), com os altos executivos da companhia, Correia apresentou o potencial da Bahia para o setor, mostrando que grandes concorrentes como Alstom, Gamesa e G&E estão se instalando ou em vias de se instalar no Estado.

“O objetivo dessa missão é fortalecer a implantação e a consolidação do polo de fabricação de equipamentos para o setor eólico. O Governo da Bahia vem apostando na diversificação da nossa matriz energética e no desenvolvimento da energia limpa”, disse Correia. Ele visitará ainda mais sete indústrias de componentes e equipamentos para a geração de energia por meio dos ventos, incluindo-se um fabricante europeu de torres para os aerogeradores e uma empresa de logística especializada neste mercado.

Consolidação

O polo industrial de eólica na Bahia começa a se consolidar com as inaugurações da fábrica da espanhola Gamesa, em junho, e da francesa Alstom, em meados do próximo semestre, ambas implantadas no Pólo Industrial de Camaçari. Para as empresas do polo industrial de energia eólica que estão se instalando em Camaçari, o Governo da Bahia oferece a desoneração do ICMS na aquisição de bens destinados ao ativo fixo, além de infraestrutura e suporte para as plantas industriais. Também dá suporte ao desenvolvimento dos projetos de usinas eólicas, apoiando as empresas durante o financiamento e licenciamento ambiental.

Governo da Bahia

Governador sanciona lei que amplia licença maternidade para 180 dias

Política Livre

O governador Jaques Wagner (PT) sanciona amanhã a lei que garante a ampliação da licença maternidade das servidoras públicas estaduais, de 120 para 180 dias. A sanção acontece no gabinete do Governador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 14h30. Parlamentares baianas e servidoras públicas estarão presentes ao evento.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Programa Luz Para Todos

O governo federal vai lançar uma nova etapa do Programa Luz para Todos, para estender o acesso à energia elétrica a 495 mil famílias, a maioria nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o diretor nacional do programa, Aurélio Pavão de Farias, a meta já está prevista na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Encontro sobre Questões de Partido será neste fim de semana

Presidentes e secretários de Organização de comitês municipais do PCdoB de toda a Bahia participam no próximo final de semana, em Salvador, do 1º Encontro Estadual sobre Questões de Partido. O evento acontece no sábado e domingo (28 e 29/5), no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, e debaterá a importância da organização e estruturação partidária para os novos desafios do PCdoB, diante do momento político no Brasil e na Bahia.

“Este encontro tem um significado especial nesta fase que o partido está se organizando. Ele traz o debate do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido para a Bahia. Nós queremos reunir a maioria dos diretórios municipais, mas todos estão convidados a participar dele”, declara o presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida.( leia mais aqui).
Câmara aprova Código Florestal relatado por Aldo Rebelo (PCdoB)
A Câmara dos Deputados aprovou por 410 votos a favor, 63 contrários e 1 abstenção o novo Código Florestal. A ampla maioria favorável ao texto-base, ressalvadas as emendas, consagrou o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Apenas os líderes do Psol, PV e PSDB recomendaram voto contrário à matéria.

A vitória do relatório do deputado comunista Aldo Rebelo consolida a visão do apoio à produção agrícola nacional combinada com a preservação do meio ambiente.

Aldo reafirmou seu compromisso com a agricultura familiar, os pequenos e médios produtores e ao mesmo tempo fez profissão de fé pelo desenvolvimento sustentável dLinka agricultura do país, sem agredir o meio ambiente. O deputado do PCdoB pediu justiça para milhões de agricultores brasileiros, tangidos para a ilegalidade por um marco legal superado.(Leia mais aqui).

Guanambi sedia audiência sobre a Ferrovia Oeste-Leste


Blog do Anderson
A Comissão Especial do Complexo Intermodal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e do Porto Sul realiza na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Guanambi, a primeira audiência pública sobre o projeto de construção da ferrovia. O objetivo é levar ao conhecimento da população todas as informações necessárias sobre o projeto e debater temas específicos, como os desdobramentos ambientais e os benefícios resultantes da construção. O diretor de engenheiro da Valec, Luis Carlos de Oliveira Machado, e o assessor da Presidência da empresa, Josias Gonzaga, serão os responsáveis pela exposição do tema “A Ferrovia Oeste- Leste e o Desenvolvimento Regional com Foco no Sudoeste da Bahia”.

Audiência será na próxima sexta-fera (27).

Código Florestal

Plenário rejeita retirada de pauta do projeto do novo Código Florestal

O Plenário rejeitou simbolicamente o requerimento do Psol que pedia a retirada de pauta do projeto de lei do novo Código Florestal (PL 1876/99). Como o partido não tem número de deputados suficiente em sua bancada para pedir a votação nominal, o Plenário deverá entrar na fase de votação da matéria.

Deve ser votada a última versão do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para a matéria, apresentada no último dia 11. Um acordo entre líderes de vários partidos (da base aliada e da oposição) sem aval do governo prevê a votação da emenda 164, dos deputados Paulo Piau (PMDB-MG), Homero Pereira (PR-MT), Valdir Colatto (PMDB-SC) e Darcísio Perondi (PMDB-RS). As duas votações serão nominais.