Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

terça-feira, 22 de junho de 2010

Trabalho aprova regulamentação de catador e reciclador



A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou ontem o Projeto de Lei 6822/10, do Senado, que regulamenta a profissão de catador de materiais recicláveis e de reciclador de papel.




O texto define o catador como o profissional autônomo ou associado de cooperativa que cata, seleciona e transporta material reciclável nas vias públicas e nos estabelecimentos públicos ou privados para venda ou uso próprio. Já o reciclador é aquele que recicla papel para venda ou uso próprio. Ele pode atuar de forma autônoma ou integrar-se a cooperativa e trabalhar em casa ou em outro local adequado à atividade.

Segundo o projeto, para atuar como catador ou reciclador, o profissional deverá registrar-se na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de sua cidade. Esse registro será feito por meio da apresentação do documento de identidade, do título de eleitor com os comprovantes de votação e do certificado de reservista militar.

O relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), recomendou a aprovação da proposta, por considerar relevante o papel de catadores e recicladores na sociedade. Daniel Almeida destacou ainda a articulação entre esses profissionais e os setores público e privado.

"As cooperativas e associações de profissionais têm obtido acesso direto aos materiais recicláveis em grandes empresas e também nas administrações públicas. É o caso da própria Câmara dos Deputados, que cede seu material reciclável às cooperativas cadastradas na Casa. É necessário, portanto, demonstrar na lei que a profissão é útil para a sociedade e que a comunidade não tolera mais que esses trabalhadores sejam estigmatizados como meros catadores de lixo", disse o relator.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Por: Brizza Cavalcante -
Fonte: Agência Câmara

PCdoB oficializa chapa de candidatos e o apoio a Wagner

A Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB que irá oficializar o apoio do partido à reeleição de Jaques Wagner (PT) e decidirá seus candidatos e candidatas a deputado federal e estadual será realizada neste domingo (27/6), a partir das 8h, no Salão Oxalá 1 do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

No encontro, será apresentada e votada a lista com as 40 candidaturas à Assembléia Legislativa já aprovadas pelo Comitê Estadual, além das três candidaturas à Câmara dos Deputados: Alice Portugal, Daniel Almeida e Edson Pimenta.

O objetivo do PCdoB é eleger os três federais – Alice e Daniel, que tentam a reeleição, e Pimenta, em sua primeira incursão à Câmara - e ampliar a sua bancada na Assembléia Legislativa.

Ato político

Um ato político conjunto com os demais partidos da base aliada de Jaques Wagner – além do PT e PCdoB, o PSB, PDT, PP, PRB e PSL - às 11h, no Centro de Convenções. “O partido faz um apelo para que todos os candidatos e candidatas, os prefeitos, vices, vereadores e lideranças do movimento social estejam presentes à Convenção, considerando que se trata do principal ato político que antecede o início da campanha, em 5 de julho”, convocou o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida. A Convenção começará, impreterivelmente, às 8 horas, de forma a se cumprir, também, o horário do ato conjunto.

“É importante o partido demonstrar força, prestígio e a sua disposição de entrar com firmeza e com uma militância aguerrida nessa disputa eleitoral pelo significado que tem a eleição de Dilma, a reeleição de Wagner e o nosso projeto específico de eleger os três federais e ampliar a bancada de estadual. Então, nós contamos, principalmente, com a participação ativa da militância para atingir esses objetivos”, enfatizou Almeida.

Confira a lista de 40 candidaturas a deputado estadual aprovada na última reunião do Comitê Estadual e que será apresentada na Convenção Eleitoral de domingo.

1. Ailton de Aquino - Santa Luz, professor

2. Aladilce Souza - Salvador, vereadora, segundo mandato, já foi candidata a deputada estadual
3. Alfredo Boa Sorte - Salvador, médico, dirigente sindical, superintendente da SESAB;

4. Álvaro Gomes - Salvador, deputado estadual, segundo mandato

5. Antônio Marcondes - município de Santana

6. Berguinho (José Bergson) - Ribeira do Pombal, empresário, vereador com 1.477 votos

7. Cotrin Gomes - Camaçari, ouvidor municipal

8. David Wylkerson - João Dourado, Secretário Geral da CONTAG

9. Denise Ribeiro dos Santos - sindicalista em Paulo Afonso

10. Deusdete Pires - Ibicuí, ex-candidato a prefeito

11. Dra. Elizabeth - Valença, médica, foi candidata à deputada estadual e atua no Baixo Sul

12. Fabrício Falcão - Vitória da Conquista, vereador eleito com 4.641 votos

13. Félix Passos - milita em Iguaí;

14. Gilberto Souza - Teixeira de Freitas, vereador com 1.855 votos, líder sindical, foi candidato a deputado estadual

15. Gilson de Jesus - Itapetinga, vereador, já foi candidato a deputado estadual

16. Gilvan Macedo - Salvador, major bombeiro, já trabalhou na polícia militar em vários municípios do estado

17. Gustavo Miranda - Senhor do Bonfim ,vereador com 1.476 votos;

18. Hector Ornellas, Salvador, estudante de direito

19. Henrique Balthazar - Salvador, líder mototaxista

20. Javier Alfaya - Salvador, ex-vereador, deputado estadual por dois mandatos

21. Jeferson Paranhos - pequeno empresário, foi candidato a vereador

22. Jenner Barbosa - Salvador, estudante de direito

23. João Gabriel - Santo Antônio de Jesus, advogado, família atuante na política

24. Jonas Martins - Salvador, topógrafo

25. José Nivalto - Salvador, presidente da Federação Estadual da Construção Civil

26. Josivaldo Gonçalves (Zebrinha) - Itabuna, liderança estadual dos agentes comunitários

27. Kellly Magalhães - Barreiras, vereadora, já foi candidata a deputada estadual, preside a Câmara Municipal

28. Marcelo Barreto - Porto Seguro, eletricitário, atua no programa Luz para Todos

29. Olívia Santana - Salvador, vereadora em segundo mandato, ex-secretária de educação em Salvador, foi candidata a deputada federal e estadual

30. Pedro Marcelino - Alagoinhas, secretário em S. Sebastião do Passé

31. Reginaldo Oliveira - comerciário, ex-vereador em Salvador

32. Roberto Nonato - Maragogipe, comerciário

33. Rubens Filho - Candeias, pequeno empresário

34. Rubens Santiago - Salvador, dirigente do Sindicato dos Servidores da Fazenda

35. Rui Oliveira - Salvador, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, foi candidato a vereador

36. Sérgio Coelho - militante em Salvador, empresário

37. Soilton Baqueiro - Salvador, liderança no setor da Educação

38. Valdeilson dos Santos - Salvador, líder taxista, foi candidato a vereador

39. Valter Moacir - Madre de Deus, petroleiro, atua na RLAM

40. Wenceslau Júnior - Itabuna, vereador com 2.058 votos, segundo mandato, atua na região Sul

De Salvador,
Camila Jasmin

Fonte:http://www.vermelho.org.br/ba

Encontro reúne prefeitos do PCdoB na Bahia nesta sexta-feira

Prefeitos e vices-prefeitos eleitos pelo PCdoB se reúnem na próxima sexta-feira (14/5), em Salvador, para debater conjuntura política estadual e nacional, além da tática eleitoral do partido em 2010. O encontro acontece no Hotel Fiesta, no Itaigara, a partir das 8h e contará também com a participação de outras lideranças políticas do partido, como presidente estadual, deputado federal Daniel Almeida e o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.

O encontro será também um espaço para a troca de experiência entre os gestores. “Abriremos espaço para que todos possam falar da situação de sua cidade, dos problemas enfrentados e do andamento de seu governo. Acreditamos que esta é uma forma de garantir a circulação de informações e contribuir com o amadurecimento da experiência em gestão, que é uma realidade recente para o partido”, explica o subsecretário de Relações Institucionais do PCdoB na Bahia, Elias Dourado.

Todos os 18 prefeitos e 19 vices-prefeitos das cidades governadas pelo PCdoB foram convidados para o evento. Nas eleições de 2008, o partido elegeu os prefeitos de Juazeiro, São Sebastião do Passé, Gandu, Urandi, Tanhaçu, Ubatã, Rodelas, Ituaçu, Correntina, Matina, Ibicoara, Serra do Ramalho, Itacaré, Prado, Capela do Alto Alegre, Heliópolis, Correntina e Brejões.

Os comunistas foram eleitos vices-prefeitos em Boquira, Caitité, Ibicoara, Igaporã, Ituaçu, Jussari, Lajedo do Tabocal, Morpará., Nova ibiá, Palmas do Monte Alto, Planaltino, Rio dos Pires, Santanópolis, Santo Amaro, São Miguel das Matas, Seabra, Várzea da Roça e Una.

De Salvador,
Eliane Costa

Fonte:http://www.vermelho.org.br/ba/