Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Caetité foi notícia no site oficial da Confederação Brasileira de Atletismo.

Curso de MiniAtletismo reúne 61 professores de 29 instituições na Bahia.

São Paulo - O Curso de MiniAtletismo ministrado na cidade de Caetité na Bahia foi um grande sucesso. Nada menos do que 61 professores, representando 29 instituições da cidade, participaram do evento, divulgado por banners, emissoras de rádio e faixas informativas.
Autoridades municipais, como prefeito, vice-prefeita e representantes da Secretaria de Educação prestigiaram o curso. "A cidade deu uma lição de organização e o aproveitamento por parte dos alunos foi excelente", comentou o professor Jallysson Jader de Araújo, ministrante convidado de Recife.
A IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), que idealizou o projeto "Kids Athletics", destaca o Brasil pela iniciativa da CBAt, que adaptou o projeto original às peculiaridades locais, com o nome de MiniAtletismo, além do fato de o projeto ter apoio oficial do Governo Federal.
Um dos pontos principais do programa é divulgar o Atletismo e tornar este esporte - o mais importante dos Jogos Olímpicos - também no mais praticado por escolares de todo o mundo. O programa tem como foco meninos e meninas de 7 a 12 anos e procura tornar a prática atlética "atraente, acessível e instrutiva".


fonte: http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4927

Vice-prefeita credita a aliança com o PT como grande referencial para o crescimento do partido. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

A vice-prefeita de Caetité, Fátima Silveira, comemora o crescimento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na Bahia e no Brasil. Em entrevista ao Brumado Notícias, ela assegurou que, com a reeleição do governador Jaques Wagner (PT), o partido vem crescendo no Estado. “Com a reeleição de Wagner, o PCdoB tem ocupado espaços importantes, em seu governo e diversas secretarias importantes, na qual destaco a Secretaria do Trabalho, pois o caetiteense, Elias Dourado, vem realizando um bom trabalho e a Bahiagás, vem sendo um excelente parceiro”. Segundo a vice-prefeita, “o PCdoB tem capacidade e contribui com o governo, para o desenvolvimento da Bahia, que vem chegando até o nosso município de Caetité”. Ao fim da entrevista, a vice-prefeita agradeceu os investimentos que o Estado vem realizando na cidade. “Agente tem visto o quanto Wagner tem investido em Caetité e descentralizado os recursos para o município, haja vista o grande projeto da Mineração Bahia, que se instalou em Caetité e está na fase de licenciamento, além de tantos outros investimentos. Não podemos nos esquecer da Ferrovia de Integração de Oeste Leste (Fiol), que passará aqui e isso nos traz um grande desafio, para colocarmos Caetité a altura desses investimentos, fazendo com que a cidade cresça com sustentabilidade”.
BAHIA TERá MAIS 18 PARQUES EóLICOS


A Bahia ficou em segundo lugar no ranking do leilão de energia eólica (A-3) encerrado nesta quinta-feira (18) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do governo federal. O ouro da eletricidade sustentável ficou com o Rio Grande do Sul, que conquistou 21 projetos entre os 78 empreendimentos leiloados. A Bahia conseguiu 18 deles, o que corresponde a 414,4MW de potência energética. O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, comentou o leilão.“Com os resultados de hoje, a Bahia consolida sua vocação para a energia renovável, chegando a 52 projetos eólicos em instalação ou previstos no estado. Quando estiverem funcionando, vão acrescentar cerca de 1.414,4 mil MW à rede elétrica. Além da garantia do suprimento de energia através de uma fonte limpa, a Bahia ganha investimentos importantes no interior, onde justamente o Governo quer investir mais em industrialização e gerar novos empregos”, afirmou Correia. As empresas vencedoras no leilão para o estado baiano foram a Renova Energia, que terá nove parques, a Enel Green Power (EGP) com dois empreendimentos e a alemã MAN B&W Energia, com sete projetos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Adutora de Maniaçu.

Prefeitura de Caetité e INB celebraram convênio para construção da Adutora de Maniaçu.

A Prefeitura de Caetité e as Indústrias Nucleares do Brasil – INB celebraram nesta quarta-feira (17.08) o convênio que tem por objetivo a adução de água bruta proveniente de poço tubular profundo, em terreno de propriedade da INB e já disponibilizado para uso da comunidade, assim como a ampliação da distribuição de recurso hídrico à localidade de Maniaçu, através da adutora cuja construção será executada pela Prefeitura de Caetité. A água será também utilizada pela Unidade Industrial INB que compartilhará o recurso hídrico via adutora própria.

A operação da adutora será de responsabilidade da Prefeitura, assim como a distribuição e as providências sobre a manutenção da qualidade da água. Caberá a INB o repasso dos valores relativos à aquisição de materiais e do uso de equipamentos necessários à construção, além da fiscalização sobre a execução do Projeto.

A cerimônia de assinatura do convênio aconteceu no Mercado Municipal em Maniaçu.

Estiveram presentes, o Prefeito Zé Barreira, a Vice-Prefeita Dra. Fátima, o Presidente da INB, Dr. Alfredo Tranjan Filho, o Diretor de Recursos Minerais da INB, Dr. Otto Bittencourt, o Gerente da Unidade de Operação da INB em Caetité, Hilton Mantovanni, o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Caetité, Nilo Azevedo, a Diretora do Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia, Profa Dilma Pessoa, Os Vereadores Álvaro Montenegro, Cláudio Borges, João da Silva Chaves e Zacarias Nogueira, os ex-prefeitos Dácio Oliveira e Olimar Oliveira, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Cléia Montenegro, o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Aldo Gondim, a Secretária Municipal de Educação, Profa. Rosemária Joazeiro, a Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Lopes, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Portella, a Gerente de Apoio e Assistência ao Educando – GAAE, Auta Rosa, o ex-Vereador Zé Fernandes, Valmir Malheiros (Nenga), o Gerente de Desenvolvimento da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos, Sidney Dias, o Superintendente de Recursos Minerais da INB – Adriano Maciel, a Assessora de Comunicação da INB, Helena Beltrão, a Coordenadora de Ação Comunitária da INB, Lígia Brutt, o Coordenador de Lavra da INB em Caetité, Rui Capitulino, a Diretora das Escolas Zelinda Carvalho / Nunila Ivo Frota, Maria José Gonçalves, a Diretora da Escola Maurício Gumes, Profa. Maria da Paz, representantes da Imprensa, servidores municipais, funcionários da INB e a comunidade.

Falaram representando a comunidade de Maniaçu, a Diretora do Colégio Pedro Atanásio Garcia, Profa. Dilma Pessoa e as jovens Girlene Santana e Eliana Batista. Todas elas aproveitaram para agradecer tanto ao Prefeito Zé Barreira como também ao Dr. Alfredo Tranjan por estarem realizando o grande sonho da população de Maniaçu.

A Vice-Prefeita Dra. Fátima foi bastante enfática em reafirmar o sério compromisso da administração municipal, trabalhando em parceria com as empresas que aqui se instalaram, e, naquele momento destacando o empenho da INB em oficializar juntamente com a Prefeitura a solução de um problema que vem se arrastando há anos.

O Presidente da INB, Dr. Alfredo Tranjan disse estar alegre por contribuir com o desenvolvimento de Maniaçu, mas ressaltando que a empresa não estava fazendo nenhum favor àquela população e sim arcando com a sua responsabilidade social, prática que tem sido adotada desde a sua implantação.

O Prefeito Zé Barreira falou do sofrimento da população com a falta d’água, sendo abastecida por carro-pipa, serviço esse que não atende a contento os anseios da população. Todavia, disse estar muito feliz naquele momento histórico para Maniaçu, pois a partir da construção da Adutora o distrito de Maniaçu terá água de qualidade e em abundância todos os dias do ano.

Foto: Manoelino Araújo

Por: Assessoria de Comunicação - ASCOM - Prefeitura de Caetité.

FIOL

OBRAS DA FIOL SãO RETOMADAS


As obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) foram retomadas após acordo firmado entre a Valec, estatal responsável estatal pelo sistema ferroviário, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). O tema foi o carro-chefe de reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (17), na auditoria da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). “O Ibama fez uma série de exigências no termo de compromisso e estamos montando uma estrutura que nos permita cumpri-las”, afirmou Neville Barbosa da Silva, superintendente de construções da Fiol/Valec. O Ibama havia suspendido a licença da instalação da obra em julho, após constatar o descumprimento de exigências ambientais. Nos próximos 60 dias, o instituto fará duas inspeções nas obras para verificar se as requisições estão sendo cumpridas.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vermelho

MEC assegura expansão universitária federal na Bahia


Em reunião com a bancada federal da Bahia ocorrida nesta quarta-feira (10/8), o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, anunciou a ampliação de unidades federais de ensino superior em todo o estado da Bahia. O secretário comunicou aos parlamentares a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, com campus em Barreira, Luiz Eduardo Magalhães e Barra; e da Universidade Federal do Sul da Bahia, com campus em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.


Na oportunidade, o secretário Luiz Cláudio disse que a opinião dominante no MEC era a de fixar a sede da UFSB em Porto Seguro. A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) apresentou ao secretário o histórico das reuniões acadêmicas e políticas que concluíram que a cidade de Itabuna seria a mais preparada para sediar a nova universidade federal e reivindicou a criação de um campus na cidade de Eunápolis.

O secretário Luiz Cláudio Costa afirmou que levará em consideração os argumentos e reivindicações apresentados pela deputada e demais parlamentares. Na reunião foi ainda apresentada pelo titular da Secretaria de Educação Superior a decisão de criar um campus da UFBA em Camaçari e um campus da UFRB em Vitória da Conquista.

A deputada Alice Portugal fez um histórico do vazio educacional federal nas regiões do Sudoeste baiano e Serra Geral (Vitória da Conquista, Guanambi, Jequié, Caetité e outras) e reivindicou de instalação de novas universidades para contemplar estas importantes cidades, destacando que o Campus Anísio Teixeira está pronto para ser emancipado como universidade, incluindo o curso de Medicina em Jequié.

Alice também chamou a atenção para a carência de cursos superiores federais e estaduais na Chapada Diamantina, incluindo Irecê e Jacobina, e na região do litoral norte da Bahia. O secretário Luiz Cláudio Costa disse aos parlamentares que considera que o MEC ainda não saldou seu débito com a Bahia, mas que era preciso considerar que estava havendo avanços importantes neste sentido.

Ao lado do deputado Antônio Brito a deputada Alice Portugal defendeu ainda a instalação de um curso de medicina em Jequié e, secundada pelo deputado Luiz Alberto, defendeu a criação de campus da UFRB em Valença, Santo Amaro da Purificação, entre outras cidades.

O deputado Daniel Almeida defendeu a criação de mais cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco no estado da Bahia e Luiz Alberto pediu pressa para a instalação da Universidade da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB em São Francisco do Conde. Ao término da reunião, a deputada Alice Portugal parabenizou o MEC por sua política de novas universidades federais e novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Fonte: Ascom/gabinete da deputada Alice Portugal

INDICAÇÃO Nº 27/2011

INDICAÇÃO Nº 27/2011

Zacarias Fernandes Nogueira, vereador com assento nesta Casa, Indica ao Prefeito Municipal, para que sejam usados de todos os meios e recursos necessários, para normatizar dentro do Município de Caetité a Lei regula o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido assegurado às Microempresas (ME), às Empresas de Pequeno Porte (EPP) e ao Microempreendedor Individual (MEI).

Justificativa

A “Lei regula o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido assegurado às Microempresas (ME), às Empresas de Pequeno Porte (EPP) e ao Microempreendedor Individual (MEI)”, dispõem sobre o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido aplicável ao segmento, por meio da regulamentação dos comandos dos artigos 146, III, d, 170, IX e 179 da Constituição Federal, objetivando viabilizar a competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte, que é de fundamental importância para Município de Caetité, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade, incentivo à inovação, fortalecimento da economia Local, com benefícios diretos para toda a sociedade.

Sala das sessões,12 de agosto de 2011.

Zacarías Fernandes Nogueira

Vereador

CONVITE:

CONVITE: Assinatura de Convênio para Construção da Adutora de Maniaçu.
CONVITE: Assinatura de Convênio para Construção da Adutora de Maniaçu.

A Prefeitura de Caetité e as Indústrias Nucleares do Brasil - INB convidam a todos para participarem do ato solene de assinatura do convênio para construção, em parceria, da adutora de Maniaçu que levará água de excelente qualidade do poço do Pinga a todos os moradores de Maniaçu, durante todos os dias do ano.
O ato acontecerá no dia 17 de agosto (quarta-feira), às 17 h no Mercado Municipal em Maniaçu.

Compareça, participe e prestigie!


Assessoria de Comunicação - ASCOM - Prefeitura de Caetité

Governo “Trabalho e Desenvolvimento




















O Governo “Trabalho e Desenvolvimento” inaugurou mais uma obra.







No final da tarde deste sábado (13.08) o Governo “Trabalho e Desenvolvimento” inaugurou a Praça Coração de Maria, localizada no Bairro Pedro Cruz, dotada de um amplo espaço e com uma estrutura que possibilita a diversão e recreação da comunidade, especialmente das crianças, tanto do Bairro Pedro Cruz, como de Bairros adjacentes.

Uma multidão se fez presente para receber a obra que deu um aspecto novo de urbanização ao Bairro que tem características de cidade, levando-se em consideração a sua extensão territorial e o quantitativo populacional.

A criançada fez a festa brincando nos equipamentos instalados e participando de um festival de picolés promovido pela Prefeitura.

mais informações. click aqui

CONVITE:

CONVITE: III Conferência Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, e, o Conselho Municipal de Saúde convidam a comunidade e profissionais da área para participarem da III Conferência Municipal de Saúde, nos dias 15 e 16 de agosto de 2011, no auditório da UNEB, com o tema: TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL – POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO.

A abertura será às 19 h de segunda-feira, dia 15.

Participe você também das discussões em busca de melhorias para a saúde da população do nosso município.

mais informações: click aqui