Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Centro Antigo de Salvador ganha Plano de Reabilitação Participativo


LULA NA BAHIA


Lula e o governador Jaques Wagner desembarcam em Salvador
e seguem para o Centro Histórico


O Centro Antigo de Salvador vai receber investimentos que permitirão o desenvolvimento sustentável de toda a região compreendida entre a Calçada e o Campo Grande. A ação integra o Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, lançado na tarde desta quinta-feira (10), na Praça Municipal da capital baiana, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador da Bahia, Jaques Wagner.

O estudo na região contemplada pelo Plano foi realizado durante dois anos em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) e a colaboração de 600 pessoas da sociedade civil. O documento apresenta 14 propostas de integração social e econômica, de habitação, cultura, turismo, meio ambiente, segurança e patrimônio para o Centro Antigo da cidade.

Palácio

Ainda na Praça Municipal, o presidente reinaugurou, ao lado do governador Jaques Wagner, o Palácio Rio Branco, que teve a infraestrutura e o acervo artístico cultural totalmente restaurados, com investimentos de R$ 7,7 milhões.

Foram realizados serviços de restauração total da cobertura, com inserção de calhas e sobre forro, em fibra de vidro, para proteger o telhado das intempéries climáticas, recuperação estrutural de vigas, lajes e pilares que apresentavam oxidação de ferragens, e da estrutura metálica de sustentação da cúpula que estava ameaçada de desmoronamento.

PAC

Durante a visita do presidente Lula a Salvador, foi lançado também o PAC Cidades Históricas, com investimento de R$ 692 milhões aplicados em 315 ações. O objetivo é o restauro e a recuperação do patrimônio cultural de 16 municípios baianos localizados do sertão ao Litoral Sul, da Chapada Diamantina ao Recôncavo.

O presidente e o governador participaram também da cerimônia de entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a 500 jovens e assinaram autorização para a construção de 4.165 unidades habitacionais, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, totalizando mais de 41 mil imóveis na Bahia. As residências ficarão em Salvador, Simões Filho, Brumado, Lauro de Freitas, Ilhéus e Dias D Ávila.

Nenhum comentário: