Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lula assina o Estatuto da Igualdade Racial

O Dia da Consciência Negra será marcado por uma série de atividades. Na data, o presidente Lula assina o Estatuto da Igualdade Racial, na praça Castro Alves.
A programação acontece durante todo o mês de novembro. Estão previstos, ciclos de debates em escolas públicas, passeatas em diversos bairros da capital baiana, ato público em defesa dos direitos humanos, seminários e palestras.

A capital baiana é a cidade brasileira com maior concentração de negros fora do continente africano. A tradição e cultura do povo negro são vistas em todos os lugares de Salvador, seja na religião, música, nas artes, culinária ou na própria língua.

Apesar disto, a Região Metropolitana (RMS) apresenta maior incidência de desigualdade racial do país. Dados do IBGE indicam que 30,7% dos brancos, com idade entre 15 e 24 anos, freqüentam o nível superior contra apenas 7,8% de pretos.

O mesmo acontece com relação a remuneração. Os brancos recebem cerca de sete salários mínimos, enquanto que os negros não conseguem receber nem três.

História

O Dia da Consciência Negra foi escolhido para lembrar o assassinato de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, que aconteceu em 20 de novembro de 1695. A data é resultado de uma série de mobilizações do movimento negro para ressaltar as contribuições culturais para o país e fazer uma reflexão sobre a importância que a população negra tem para a história do Brasil.


Nenhum comentário: