Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

quinta-feira, 18 de março de 2010

Edson Pimenta e o Luz para Todos transformam sonho em realidade.


“Eu achava que a energia elétrica não era coisa da vida real, para mim, ela nunca chegaria”. Essas são as palavras do agricultor familiar Ildebrando Caires Santos, morador da Fazenda Prata, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Uma pessoa que teve um grande sonho realizado há três meses, quando foram concluídas as obras do Programa Luz para Todos em sua comunidade, onde as pessoas passaram a viver com muito mais facilidade.

Com uma alegria contagiante, o agricultor conta que teve o seu cotidiano transformado, já que leva muito menos tempo para fazer as atividades do dia-a-dia. “Agora tomo banho no chuveiro quente, preservo o alimento na geladeira e a água da barragem chega pela bomba elétrica”, conta.

O deputado estadual Edson Pimenta teve uma grande colaboração nessa ação, assim como em mais 33 povoados do município. “Nós conseguimos levar luz para a maioria das comunidades de Barra da Estiva, beneficiando 2,9 mil pessoas, através de um investimento de R$ 3,5 milhões de reais”, afirma Pimenta.


A mudança não ficou apenas dentro das casas das famílias, todo o município também sentiu efeitos econômicos e culturais. Para o vereador municipal, conhecido como Bô, “o comércio de eletrodomésticos está muito mais aquecido e, hoje, não existe mais aquela diferença entre as pessoas da zona rural e da zona urbana. Todo mundo usa as mesmas roupas, fala a mesma linguagem e tem acesso as mesmas informações”.

Edson Pimenta acredita que essa seja uma das principais ações do programa. “A eletricidade diminui as diferenças entre o homem do campo e da cidade, elevando a sua auto-estima”, afirma o deputado.

Das 34 comunidades beneficiadas pelo Luz para Todos, através da indicação de Edson Pimenta, apenas três ainda não tiveram as obras concluídas: Saco da Lage, Ipiranga e São Domingos de Baixo.

Nenhum comentário: