“Vamos lutar lançando candidaturas. É possível que o PCdoB lance candidatura própria em salvador e meu nome é um dos cogitados”.
Deputada federal Alice Portugal (PCdoB), ao admitir que, caso o fim das coligações proporcionais seja aprovado, o seu partido deve lançar candidaturas próprias nas capitais em 2012. Em Vitória da Conquista, será inevitável a candidatura do deputado jean fabrício, principalmente porque para a Cãmara de Vereadores o PC do B, já tem 50 nomes e terá que sacrificar 4.
Uma das principais estratégias de sobrevivência e crescimento dos partidos pequenos, como o PCdoB, tem sido fechar coligações nas eleições proporcionais com legendas de maior peso, como o PT, principalmente. Com isso, esses partidos embarcavam no coeficiente eleitoral da coligação — bem maior do que se disputassem as eleições isoladamente — e conseguiam eleger alguns parlamentares a mais. Mas agora a expectativa no Congresso é de que o fim das coligações nas eleições proporcionais seja uma das poucas medidas a serem aprovadas pela reforma política. Isso vai forçar as legendas de menor porte a lançarem candidatos próprios nas eleições majoritárias. A nova estratégia é confirmada pela deputada Alice Portugal (PCdoB), que anuncia: ela própria deve sair candidata a prefeita de Salvador. (Poder Online/ iG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário