Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fórum sai em defesa do Porto Sul

Após uma mega manifestação de grupos ambientalistas contrários a instalação do Porto Sul, na Ponta da Tulha, em Ilhéus, o Fórum Empresarial da Bahia lançou uma moção de apoio a instalação do novo Porto. Segundo dados do governo do estado, o Porto Sul será construído numa área de 1.771 hectares, no sentido Ilhéus-Itacaré. O empreendimento envolve recursos de R$ 4 bilhões e nasce com a intenção de reforçar a dinâmica local de produtividade e eficiência, agilizando o escoamento de produtos como minério, grãos e cargas conteinerizadas.

O manifesto do Fórum também faz menção aos mais de 3 milhões de toneladas anuais que são produzidas pela Bahia e escoados por portos de outros estados em virtude das limitações que passam os portos baianos.

Segundo o presidente da Associação Comercial da Bahia e presidente do Fórum Empresarial, Eduardo Morais de Castro, a obra do Porto Sul é vital para a Bahia. “Achamos que seja imperioso a preservação do meio ambiente, entretanto não podemos barrar o desenvolvimento que traz emprego e renda para a população. O Fórum apoia a construção do Porto Sul por considerá-lo fundamental ao desenvolvimento do Estado bem como a revitalização do Complexo Portuário Baia de Todos os Santos.

Sem portos adequados não adianta produzirmos riquezas. Somos positivos a que se cumpram as formalidades e a preservação do meio ambiente, mas o Porto Sul representa mais um passo para a evolução sócio econômica da Bahia. Ele irá beneficiar a região com geração de empregos e renda. A celulose da Bahia, que hoje é exportada pelo Espírito Santo, poderia passar a ser exportada pelo Porto Sul. O empreendimento agrega valor. Tem ainda a vinda de um aeroporto internacional para Ilhéus.

É preciso pensar no futuro da Bahia e o Porto Sul está integrado ao desenvolvimento de nosso estado”, declara.

Manifesto coloca posição

O documento traz colocações pertinentes sobre o fato. “A escolha da Ponta da Tulha para localização do Porto Sul foi resultante de criterioso estudo técnico de localização, onde foram abordados aspectos econômicos, sociais, geográficos e relativos à conservação do meio ambiente.

O Fórum Empresarial da Bahia vem se colocando a favor das iniciativas do governo e dos empresários capazes de, com o aumento da produção de bens e serviços, promover o aumento da riqueza e da renda bem distribuída, elementos imprescindíveis para a promoção do desenvolvimento social e econômico”, diz.

O manifesto ainda faz ressalvas as perdas financeiras que a região foi vitima em função do enfraquecimento da lavoura cacaueira e os ganhos que viriam a partir da instalação do novo porto.

Segundo especialistas, o Complexo Porto Sul abre um novo eixo de desenvolvimento no país integrando o sul da Bahia e o Brasil a uma nova rota de desenvolvimento sustentável, estimulando o turismo, gerando empregos, negócios e ativos ambientais para toda região. O complexo vai garantir principalmente o desenvolvimento local com a geração de emprego e renda, que nesta primeira fase de implantação está estimada na abertura de 10 mil empregos

Fonte:http://www.tribunadabahia.com.br/

Nenhum comentário: