As ações estaduais em prol do controle e do combate ao mosquito da dengue seguem de maneira intensa por toda a Bahia. Nesta segunda-feira (11), prefeitos de 98 municípios assinaram termo de compromisso com o governo para a realização de seleção pública, a cargo do Estado, visando a contratação de 2.500 agentes de combate a endemias.
Uma vez selecionados, eles vão se somar aos 4.230 em atividade atualmente, perfazendo um total de 6.730 agentes voltados unicamente para o combate à dengue. Esse número corresponde a 96,6% da equipe necessária para o controle ideal do Aedes aegypti no estado, segundo pesquisa realizada pela Secretaria da Saúde (Sesab). Além disso, a seleção pública vai contribuir para o processo de desprecarização dos vínculos de trabalho dos agentes, empreendido pelo governo da Bahia desde 2007.
“Os agentes comunitários de saúde são a porta de entrada do SUS. Por isso estamos avançando na desprecarização, regularizando os vínculos empregatícios e realizando treinamentos. Sendo mais reconhecidos e qualificados, eles poderão contribuir de maneira mais eficaz no combate à dengue e a outras endemias, daí essa parceria entre o governo estadual e os municípios”, afirmou o governador Jaques Wagner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário