Abaixo Assinado para que a UFSG seja em Caetité. Clique aqui e Participe!

Secretaria de Direitos Humanos

Secretaria de Direitos Humanos
Faça Bonito

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Água da região de Caetité passará por nova análise


Após serem detectados índices de radioatividade alfa e beta acima do permitido pelo Ministério da Saúde na região de Caetité/Lagoa Real, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) vai realizar coleta de amostras de água para análise em todos os pontos utilizados, tanto pela população, quanto pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no prazo máximo de oito dias úteis. O objetivo é mapear todas as possibilidades da emissão da radioatividade nas águas que estão sendo utilizadas pela população e identificar sua origem.


A nova coleta, que foi determinada nesta terça-feira (1º), de acordo com o art. 19 da lei nº 11.612/09, que faz valer a nova Política Estadual de Recursos Hídricos, vai ser realizada em todos os poços autorizados ou não-utilizados pela indústria e também no entorno do incidente do vazamento de solvente no pátio da INB, ocorrido no dia 18 de outubro. Além disso, será feita a análise de todos os pontos utilizados pelas comunidades da zona rural de Caetité e Lagoa Real.


“O objetivo da coleta é de avaliar de forma precisa a qualidade das águas que estão na unidade e no entorno da INB, o que irá servir de base para a análise do pedido de renovação de outorga”, afirmou o diretor-geral do Ingá, Júlio Rocha.


Leia mais....


http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2009/12/03/inga-determina-nova-coleta-de-agua-na-regiao-de-caetite-para-analise

Nenhum comentário: