Foi um encontro de amigos. O Presidente Lula elogiou a atuação da UNE (União Nacional dos Estudantes) – ao reivindicar, propor e criticar – na construção das políticas públicas de melhoria do ensino superior. A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, em um longo discurso, agradeceu ao Presidente Lula – o primeiro Presidente da República a participar de um congresso da entidade em seus 72 anos de história – por vir “ouvir das nossas vozes e receber das nossas mãos as reivindicações por um País mais justo com a democratização da universidade.”
Respostas de Lula
O presidente Lula prometeu falar pouco, mas fez um grande discurso, elogiando a atuação da UNE e destacando a importância da construção coletiva do governo e os movimentos organizados. “Essa relação é a grande conquista nossa, uma relação sincera que contribui para a construção civilizatória das instituições”, afirmou o Presidente.
Em respostas às reivindicações da UNE, ele disse que determinou a criação de uma comissão, com a participação dos familiares dos mortos e desaparecidos, para ajudar nas buscas. Disse ainda que este ano está sendo formada a primeira turma dos beneficiados do Prouni e que o período é propício para uma aferição e implementação das melhorias para o próximo ano. Também anunciou o projeto de um novo marco regulatório para o pré-sal com a formação de um fundo, cujo recursos serão destinados a educação, combate à pobreza e investimentos em ciência e tecnologia para que o Brasil possa dar um “salto de qualidade”.De Brasília
Márcia Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário